Nome do Projeto
Avaliação genética de ovinos no estado do Rio grande do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/04/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
No Rio Grande do Sul o baixo nível de escrituração zootécnica é uma realidade, consequentemente limitando a precisão das estimativas dos parâmetros genéticos. Segundo Lôbo et al. (2009) a falta de registros sistemáticos significa que houve poucos estudos sobre os parâmetros genéticos relacionados às características produtivas, reprodutivas e maternas. Esta falta de informação dificulta muito o desenvolvimento adequado da indústria ovina. Nesse estado, quando escriturada, a principal característica é o peso ao nascer, especialmente por estar relacionada com a sobrevivência dos neonatos, uma vez que, segundo Banchero et al. (2012), cordeiros que nascem mais pesados apresentam maiores chances de sobrevivência quando comparados a cordeiros leves. Sawalha et al. (2007) descrevem que existe uma relação não linear bem estabelecida entre a sobrevivência do cordeiro e o peso ao nascer, ou seja, tanto cordeiros muito leves, como muito pesados estão em risco de morrer antes do desmame; enquanto que cordeiros com um peso intermediário terão uma melhor chance de sobrevivência. Cordeiros pequenos são propensos a sucumbir à hipotermia e inanição, enquanto cordeiros pesados estão em maior risco de morrer por causa de distocia.

Objetivo Geral

Realizar análises utilizando a metodologia de inferência bayesiana, dentro da base de informações genéticas obtidas dentro de um pré-programa de melhoramento genético, aplicável às raças ovinas criadas no Rio Grande do Sul

Justificativa

Falta de informações sobre parâmetros genéticos em ovinos no estado do Rio Grande do Sul

Metodologia

Serão utilizados dados referentes ao peso ao nascimento de animais oriundos de duas propriedades rurais, uma de ovinos da raça Texel e outra agropecuária com sistema de criação com base genética o cruzamento das raças Finnish Landrace x Frisona Milchschaf. O presente projeto se propõe a analisar pesos corporais ao nascer de ovinos criados no Rio Grande do Sul dentro de uma base de dados que se almeja constituir um projeto de melhoramento genético. A metodologia utilizada será a inferência bayesiana utilizando um modelo animal que inclui os efeitos aleatórios diretos genéticos, de ambiente permanente e comum e efeitos residuais, além dos efeitos fixos de idade da mãe, grupos contemporâneos, sexo e tipo de parto. Serão utilizadas 50000 iterações com período de aquecimento de 20000. Serão obtidas as variâncias aditivas, residuais e fenotípicas e finalmente as herdabilidades e tendências genéticas para o período estudado.

Indicadores, Metas e Resultados

São esperados obter-se parâmetros genéticos que possibilitem conhecer-se o uso da característica estudada no processo de seleção. Igualmente através do conhecimento do valor genético anula estabelecer-se o grau de ganho genético anual.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA ALVARIZ LOPES
NELSON JOSE LAURINO DIONELLO6
VINICCIUS MOURA DALBEM

Página gerada em 20/04/2024 02:50:47 (consulta levou 0.247201s)