Nome do Projeto
Assessoramento técnico em estatística aplicada
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Desde que se tornou componente essencial do método científico, a Estatística deixou de ser vista apenas como uma ferramenta, adquirindo uma importância muito maior na pesquisa científica. A Estatística tem papel fundamental nas diversas etapas de uma pesquisa e contribui particularmente: (1) na formulação das hipóteses estatísticas e fixação das regras de decisão; (2) no fornecimento de técnicas para um eficiente delineamento de pesquisa; (3) na coleta, na tabulação e análise dos dados empíricos; e (4) no provimento de testes de hipóteses que assegurem que as inferências indutivas sejam realizadas com um nível de incerteza pré-fixado. Por estar em permanente desenvolvimento, o domínio da metodologia estatística pelos pesquisadores é cada vez mais precário, tornando indispensável a participação de especialistas em Estatística nas atividades de pesquisa. Neste contexto, a consultoria, orientação e suporte aos pesquisadores e estudantes envolvidos com trabalhos de pesquisa é uma atividade primordial dos especialistas em Estatística em uma instituição de pesquisa, ensino e extensão, como a Universidade. Este projeto tem como objetivo geral prover orientação e apoio a pesquisadores e estudantes na utilização de métodos estatísticos na pesquisa científica. As atividades de consultoria, suporte e difusão relativas a aplicações da Estatística na pesquisa científica, particularmente se referem a: uso da metodologia científica; planejamento de experimentos, de levantamentos por amostragem e de estudos observacionais; condução de pesquisa e registro de dados; edição de arquivos de dados de pesquisa; análise estatística de dados de pesquisa; suporte em processamento de análises estatísticas com recurso de computadores e "pacotes" de análise estatística; e interpretação de resultados de análises estatísticas. Essas atividades são desenvolvidas por meio de entrevistas de docentes da área de Estatísticas com pesquisadores e estudantes que demandem consultoria, orientação ou apoio na utilização de metodologia estatística. Quando necessário, esses docentes se deslocam para visitas aos locais de pesquisa, com o propósito de melhor aproximação de problemas de pesquisa e conhecimento de condições de laboratórios, campos experimentais e outros locais de condução de pesquisas. Este projeto vem sendo desenvolvido na UFPEL há mais de 25 anos e atua nas mais diversas áreas do conhecimento. O número crescente de interessados neste serviço atesta a sua importância tanto para a comunidade universitária, quanto para a comunidade externa a Universidade.

Objetivo Geral

Prover orientação e apoio a pesquisadores e estudantes referente à metodologia científica, particularmente na utilização de métodos estatísticos na pesquisa científica.

Justificativa

A Estatística é componente essencial do método científico. Sua importância transcende a de simples instrumento da pesquisa científica, pois seu desenvolvimento tem contribuído, de forma decisiva, para o próprio avanço da pesquisa científica e, por consequência, da ciência e da tecnologia. A Estatística está em permanente desenvolvimento. Um novo método ou técnica estatística surge a cada resposta encontrada pelo estatístico a um novo problema suscitado pela pesquisa científica. Assim, o domínio da metodologia estatística pelos pesquisadores torna-se cada vez mais precário. A participação de especialistas em Estatística nas atividades de pesquisa é, portanto, imprescindível, principalmente nas fases de planejamento e de análise de dados. Em decorrência, a consultoria, orientação e suporte aos pesquisadores e estudantes envolvidos com trabalhos de pesquisa é uma atividade primordial dos especialistas em Estatística em uma instituição de pesquisa, ensino e extensão, como a Universidade.

Metodologia

As atividades são desenvolvidas por meio de entrevistas de docentes da área de Estatística com pesquisadores e estudantes que demandem consultoria, orientação ou apoio na utilização de metodologia estatística em trabalhos de pesquisa.
Na medida da conveniência e necessidade, esses docentes se deslocam para visitas aos locais de pesquisa com o propósito de melhor aproximação de problemas de pesquisa e conhecimento de condições de laboratórios, campos experimentais e outros locais de condução de pesquisas.
Essas atividades podem tem a participação e colaboração de estudantes de graduação e de pós-graduação e são organizadas, relatadas com documentação apropriada, de modo a garantir que os profissionais da área de Estatística acompanhem as pesquisas até sua conclusão e também facilitar a elaboração de relatórios.
Consultoria e suporte relativos a aplicações da Estatística na pesquisa científica, se referem particularmente a:
a) uso da metodologia científica;
b) planejamento de experimentos, de levantamentos por amostragem e de estudos observacionais;
c) condução de pesquisa e registro de dados;
d) edição de arquivos de dados de pesquisa;
e) análise estatística de dados de pesquisa;
f) suporte em processamento de análises estatísticas com recurso de computadores e “pacotes” de análise estatística;
g) interpretação de resultados de análises estatísticas.

Indicadores, Metas e Resultados

Com base nos resultados alcançados em anos anteriores, espera-se prestar de 10 a 15 assessorias por ano, atingindo diretamente pelo menos 20 (vinte) pesquisadores e estudantes oriundos de diferentes de áreas e instituições de pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI3
CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANA4
JOAO GILBERTO CORREA DA SILVA
PLÍNIO FINKENAUER JÚNIOR
RODRIGO DE LAFORET PADILHA RAUPP

Página gerada em 24/04/2024 19:57:45 (consulta levou 0.158425s)