Nome do Projeto
GEPE- GRUPO DE ESTUDOS EM ÉTICA, POLÍTICA E ECONOMIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/05/2020 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto tem por objetivo promover discussões e debates interdisciplinares sobre as relações entre ética, política e economia a partir de diferentes perspectivas teórico-filosóficas.

Objetivo Geral

Tendo em vista a necessidade de mantermos o isolamento social diante da Pandemia, e, além disso, a importância da universidade estabelecer o vínculo com a sociedade de modo geral, o GEPE propõe a articulação entre ações de ensino (grupo de estudos), pesquisa (trabalho de análise textual filosófica) e de extensão (debates interdisciplinares em plataformas virtuais sobre temas da conjuntura atual) abertas aos cursos de filosofia presenciais e Ead, bem como também disponíveis à sociedade civil em geral (aberta a comunidade) com base em textos acadêmicos escolhidos coletivamente pelo grupo de participantes.

Justificativa

Tendo em vista a necessidade da apropriação da discussão sobre temas fulcrais não só por acadêmicos e
pesquisadores, mas também pela comunidade em geral, o GEPE pretende, através da discussão em grupo, analisar diferentes perspectivas da economia contemporânea afim de contribuir para a formação plural, humana e consciente dos participantes na medida em que a economia está indissoluvelmente atrelada à valores éticos e políticos. Além da interpretação e discussão dos textos como o Desenvolvimento como liberdade de Amartya Sen, O Capital no século XXI de Pikkety, O ecologismo dos pobres de Martínez Alier, entre outros, o GEPE pretende promover também debates e rodas de conversas interdisciplinares sobre diferentes perspectivas teóricas, bem como diversas realidades. É, mais do que nunca, fundamental a universidade e seus atores (re)pensarem junto com a comunidade em geral a sua função enquanto instituição que visa a formação humana e acadêmica, bem como o florescimento da comunidade e do mundo.

Metodologia

A metodologia parte da cooperação conjunta e horizontal que perpassam as relações e escolhas do coletivo, desde a indicação dos textos até a seleção de temas para os debates, bem como a proposição de pesquisadores, ativistas e demais membros da comunidade para a contribuição e troca nas experiências de rodas de conversas e de debates.

Serão dois encontros semanais, de uma hora e meia cada, divididos por temas: nas segundas serão dedicadas aos textos de economia e as segundas para os textos de ética e filosofia política. Os encontros serão realizados em plataformas virtuais. Os textos serão definidos ao longo do ano, mas alguns serão indicados na primeira semana de encontros. Ademais, os textos serão enviados para o grupo via drive, whatsapp, email.

Indicadores, Metas e Resultados

Articular ações de ensino, pesquisa e extensão, interdisciplinares e entre diferentes redes e instituições de ensino, além de promover a integração e trocas entre acadêmicos de graduação, pós-graduação e comunidade em geral, estabelecendo a troca necessária entre saber acadêmico e "senso comum", e sensibilizando a ambas comunidades (acadêmicos e não-acadêmicos) da importância indissociável entre elas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE LORILEI DOS SANTOS ALVES
AMANDA FRAGA
ANDRÉ LUÍS RIBEIRO RAUGUST
ANSELMO COSTA BATISTA
ANTONIO CARLOS MARTINS DA CRUZ6
ATTILA MAGNO E SILVA BARBOSA
Andrei Thomaz Oss-Emer
CARLOS OLIVEIRA JACQUES NETO
DAIANE LONDERO
DELAMAR JOSE VOLPATO DUTRA
FABÍOLA FERREIRA
FELIPE DE CARVALHO PEDROSO
FELIPE FERREIRA COUGO
FLAVIA CARVALHO CHAGAS6
GISSELA IONE SCHEIN
Gabriela Angela Moroni
INGRID MATHILDE MEURER
JULIANO MARTINS SOARES
KARINE DE SOUZA MEDINA
KETLIN ROMANSIN
MAUREL GIACUMUZZI
MAURO DE ARAUJO MENINE JÚNIOR
MAURO SEVERO DE FREITAS
MONIQUE TAÍSA WILBORN
PATRICIA PEREIRA
PATRÍCIA RIBEIRO BRASIL
SALETE RODRIGUES
SILVIA DUARTE DIAS
VINÍCIUS BRITTO MORAES
ÂNGELA CRISTINA BUGS GONÇALVES
ÂNGELO BORBA DA SILVA

Página gerada em 26/04/2024 23:50:05 (consulta levou 0.168873s)