Nome do Projeto
O Projeto Teatro do Oprimido e suas repercussões na comunidade
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/05/2020 - 30/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Projeto propõe-se a sistematizar, organizar e analisar as produções do Projeto de Extensão
Teatro do Oprimido na Comunidade ao longo dos últimos 10 anos, para diagnosticar suas repercussões nas comunidades onde se desenvolveu e compreender o significado deste para a formação dos estudantes de Teatro ministrantes dos projetos nas comunidades.
Objetivo Geral
Organizar as produções visuais e áudio-visuais e bibliográficas disponíveis do Projeto de Extensão Teatro do Oprimido na Comunidade a fim de registrar e diagnosticar as repercussões deste nas comunidades onde desenvolveu suas atividades ao longo de 10 anos.
Avaliar e sistematizar os impactos do Projeto de Extensão Teatro do Oprimido na Comunidade na formação acadêmica dos educandos envolvidos como ministrantes do Projeto.
Avaliar e sistematizar os impactos do Projeto de Extensão Teatro do Oprimido na Comunidade na formação acadêmica dos educandos envolvidos como ministrantes do Projeto.
Justificativa
A proposta do Projeto de Extensão surgiu durante o desenvolvimento da disciplina de Teatro na Educação III, do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel. O principal objetivo da disciplina é promover a reflexão sobre como desenvolve- se o teatro em comunidades, principais grupos existentes no Brasil e América Latina. Paulo Freire alertava em seus estudos que narrando passagens da vida se revelam os acontecimentos da condição humana, vivente e vivida. Surgem á consciência os condicionamentos e as circunstâncias que também nos colocam à frente os momentos em que pudemos optar, fazer escolhas de inserção no mundo e não apenas de adaptação. O Projeto de Teatro do Oprimido desenvolve técnicas teatrais que mobiliza as pessoas a a narrarem sua existência a apartir das opressões que sofrem, justamente para
procurarem superar tais opressões. O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é de quem nada tem haver com ele (...) não é a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se insere (FREIRE, 1987, p.60). A autoria da práxis-teatral para Augusto Boal, sistematizador da proposta de Teatro do Oprimido, que é experienciada pelos espect-atores constitui-se para fundamentar o caráter dialógico desta práxis. Boal entendia o teatro como instrumento de emancipação política e de transformação da sociedade – ao identificar-se com
situações de opressão apresentadas, o “espect-ator” poderia repensar sua própria postura diante destas opressões. O Teatro do Oprimido é um método estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro. Cumpre ressaltar que todas as técnicas pressupõem a criação de grupos. As experiências de cada integrante do grupo são matéria-prima do trabalho. O TO parte do princípio de que a linguagem teatral é a linguagem humana que é usada por todas as pessoas no cotidiano. Sendo assim, todos podem desenvolvê-la e fazer teatro. Desta forma, o TO cria condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão. Além de estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.
Conversão do espectador em ator. Conhecimento do próprio corpo
• Tornar o corpo expressivo
• Teatro como linguagem
• Teatro como discurso
• A práxis teatral como leitura de mundo e diálogo
procurarem superar tais opressões. O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é de quem nada tem haver com ele (...) não é a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se insere (FREIRE, 1987, p.60). A autoria da práxis-teatral para Augusto Boal, sistematizador da proposta de Teatro do Oprimido, que é experienciada pelos espect-atores constitui-se para fundamentar o caráter dialógico desta práxis. Boal entendia o teatro como instrumento de emancipação política e de transformação da sociedade – ao identificar-se com
situações de opressão apresentadas, o “espect-ator” poderia repensar sua própria postura diante destas opressões. O Teatro do Oprimido é um método estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro. Cumpre ressaltar que todas as técnicas pressupõem a criação de grupos. As experiências de cada integrante do grupo são matéria-prima do trabalho. O TO parte do princípio de que a linguagem teatral é a linguagem humana que é usada por todas as pessoas no cotidiano. Sendo assim, todos podem desenvolvê-la e fazer teatro. Desta forma, o TO cria condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão. Além de estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.
Conversão do espectador em ator. Conhecimento do próprio corpo
• Tornar o corpo expressivo
• Teatro como linguagem
• Teatro como discurso
• A práxis teatral como leitura de mundo e diálogo
Metodologia
Qualitativa com análise de conteúdo a partir das entrevistas realisadas com os
participantes do Projeto de Extensão e das imagens e relatórios apresentados pelos ministrantes dos projetos nas comunidades.
participantes do Projeto de Extensão e das imagens e relatórios apresentados pelos ministrantes dos projetos nas comunidades.
Indicadores, Metas e Resultados
Elaboração de registro digitalizado e/ou escrito sobre a produção do Projeto de Extensão e suas repercussões nas comunidades nos últimos anos. Divulgação em eventos da área em encontros científicos e ou acadêmicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALISSON LUIZ CARDOSO SAMBORAY GODOI | |||
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA | 8 | ||
ISMÁILER RODRIGUEZ BORGES | |||
LAWRIEN OLIVEIRA DE FREITAS | |||
MÉLANIE WREGE | |||
Vera Saldanha Fernandes |