Nome do Projeto
Desenvolvimento de sistemas robóticos inteligentes para aplicação em processos agrícolas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/06/2020 - 08/06/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Este projeto unificado de pesquisa tem como principal foco o desenvolvimento de novas tecnologias que possam auxiliar nas diferentes etapas de execução de ações nos processos agrícolas. Assim, propõe-se a idealização, desenvolvimento, construção e aplicação de sistemas inteligentes e plataformas robóticas que sejam aptas para executar ações em diferentes etapas dos processos de produção agrícola. A construção destes sistemas, têm como objetivo trazer melhorias na eficiência dos processos de produção agrícola, aumentando a produtividade e ajudando na diminuição dos riscos humanos e ecológicos que podem-se apresentar em algumas etapas de produção.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto de pesquisa é a aplicação de tecnologias baseadas em sistemas inteligentes, mecatrônica e plataformas robóticas para aplicação de ações e execução de tarefas nos processos agrícolas. A finalidade de este projeto unificado é, através da inclusão de novas tecnologias, melhorar a eficiência dos processos agrícolas, para assim, aumentar a produção de alimentos e ajudar na redução de riscos humanos e ecológicos decorrentes de más práticas agrícolas, nos sistemas e etapas de produção de alimentos.

Justificativa

Um dos grandes desafios no futuro próximo da humanidade é garantir a segurança alimentar. Portanto, atingir margens de produção acordes ao crescimento populacional, de forma sustentável e responsável com o médio ambiente, precisa de uma base técnica e tecnológica avançada que levem à otimização de sistemas de produção agrícola, e por conseguinte, melhoria na qualidade e eficiência da produção em pequena, meia e grande escala. Com base nisso, a inclusão de sistemas inteligentes, mecanismos robóticos e veículos autônomos ou remotamente dirigidos traz vantagens no momento da tomada de decisão e da execução de ações corretivas, assim como na automação de processos repetitivos. Adicionalmente, ter maquinaria desenvolvida com base em inteligência que permita a execução de tarefas complexas pode eliminar o risco humano e ambiental ao realiza-las.

Metodologia

Os métodos propostos para este projeto unificado com ênfases em pesquisa começam com o levantamento de informação bibliográfica de trabalhos de pesquisa e desenvolvimentos indústrias de diferentes plataformas robóticas e sistemas inteligentes aplicados em diversos processos agrícolas. A finalidade de esta primeira ação de pesquisa, é a de gerar uma base de conhecimento sobre os sistemas existentes e as principais características de construção como são: tipos de plataformas, cinemáticas, mecanismos, sensores, atuadores, unidades de controle e outras características que possam separar ou diferenciar os sistemas robóticos e inteligentes aplicados à agricultura.

Tendo como base as informações coletadas, escolher plataformas inteligentes que melhor se adaptem às culturas e ambientes de trabalho da nossa região. Utilizando plataformas de simulação matemática e física, criar ambientes de simulação para testes da dinâmica e cinemática das diferentes configurações de plataformas para obter informações relevantes na construção de sistemas robóticos.

Finalmente, desenhar, construir e testar um protótipo inicial de plataforma robótica inteligente com potencial de aplicação nos processos agrícolas. Esta última ação deve ser feita com base em alvos de aplicação específicos e sobre a base da eficiência, qualidade e baixo custo de construção.

Indicadores, Metas e Resultados

O principal resultado esperado é uma plataforma robótica inteligente com potencial de aplicabilidade em diversos processos agrícolas que tenha como principal característica a de suportar diferentes dispositivos e ferramentas utilizadas para aplicação de ações nas etapas de produção agrícola.

Espera-se divulgar os resultados da pesquisa através de artigos científicos em revistas e/ou congressos da área. Assim como, a construção de um texto de revisão sobre este tipo de plataformas e sistemas inteligentes aplicadas nos processos agrícolas do ponto de vista técnico da engenharia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Ana Caroline de Oliveira Bastos
DANIEL WILSON DA SILVA BATISTA
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA3
ESTHER DA COSTA LESSA
GUILHERME SCHONS
GUSTAVO HENRIQUE DOS SANTOS KRUGER
JOHN BRENO SANTOS FREITAS
JOSE PEDRO DE ALMEIDA SCHULTE
LEONARDO TEIXEIRA DA SILVEIRA
LUCIANO ANACKER LESTON1
LUÃ DA PORCIUNCULA ESTRELA
MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY9
MATHEUS ROBERTO ALBARRACIN CASELATTO
PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD8
RODRIGO TORRES MARQUES
RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR
SERGIO LEMKE
SIGMAR DE LIMA1
TAILON ANDRÉ PODEWILS
YAN COSTA ALEGRE

Página gerada em 19/04/2024 16:44:07 (consulta levou 0.188134s)