Nome do Projeto
Meteorologia Sinótica da América do Sul: Sistemas atuantes e variabilidade climática
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
09/05/2020 - 02/08/2031
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O presente projeto tem como objetivo abranger diversos temas relacionados às diferentes configurações atmosféricas de grande escala encontradas no continente sulamericano. Tais temas serão discutidos em conjunto com alunos e gerarão trabalhos de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso de graduação, dissertações e teses. Esse projeto é uma continuação do projeto "Estudos climáticos e sinóticos de eventos extremos atuantes no sul do Brasil", somado ao projeto "Análises sinóticas de ciclogêneses subtropicais na costa sul-sudeste do Brasil" e com maior ênfase ao regime hídrico das bacias hidrográficas do sul do Rio Grande do Sul.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é contribuir com a literatura meteorológica fornecendo resultados que apresentem novos aspectos dos sistemas meteorológicos de grande escala que influenciam diretamente a vida da sociedade. Dentre os principais objetivos específicos, destacam-se:
- Análise de eventos extremos e suas configurações sinóticas associadas
- Variabilidade climática dos sistemas atuantes no continente
- Caracterização do comportamento de sistemas de baixa pressão
- Influência do escoamento de grande escala no regime hídrico do sul do Rio Grande do Sul
- Ambiente sinótico associado à eventos climáticos

Justificativa

O entendimento cada vez mais completo dos sistemas sinóticos e suas respectivas variabilidades são de grande importância dada a forma como influenciam na sociedade, seja por meio de uma tempestade, evento extremo de precipitação, uma estação atípica com relação à umidade, chuva ou temperatura. O aprimoramento da compreensão dos sistemas que caracterizam o ambiente atmosférico certamente leva à melhor previsão dos sistemas e, assim, minimização das consequências prejudiciais e melhor planejamento público.

Metodologia

O projeto compreenderá diversos trabalhos, cada um com um tema específico e , portanto, com metodologia específica. Contudo, os dados a serem usados para a obtenção dos campos meteorológicos de grande escala serão de reanálise, preferencialmente reanálises de alta resolução (em princípio, as reanálises do ERA5, quinta geração do modelo do ECMWF). A visualização destes dados em modo de campos meteorológicos será feita com software de visualização, seja em linguagem GRADS ou Python. Quando aplicável, a validação dos dados e identificação de eventos extremos usarão dados observados de estações meteorológicas vinculadas a algum órgão público. O embasamento teórico será obtido mediante criteriosa revisão bibliográfica de relevância internacional.

Indicadores, Metas e Resultados

As metas principais é consolidar, ainda mais, a pesquisa científica meteorológica da Faculdade de Meteorologia da UFPel, bem como de seu programa de pós-graduação. Aspectos meteorológicos incrementarão cada vez mais os trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel. O aprimoramento técnico dos integrantes do projeto, especialmente os alunos, será de fundamental importância para seus futuros profissionais. Quanto à graduação, é notável que os alunos inseridos em atividades de iniciação científica (IC) se entusiasmam mais com o curso, sendo portanto a IC uma ferramenta para o combate à evasão. Quanto aos resultados técnicos, todos serão publicados em revistas e congressos científicos, além de TCCs, dissertações e teses.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE BECKER NUNES17
Angela Maria de Arruda
BIANCA COENTRO COUTINHO
DIULIO PATRICK PEREIRA MACHADO
EMILY CLAUDIA PEREIRA RAMOS
GUILHERME STURBELLE DA SILVA
IULLI PITONE CARDOSO
JENNIFER MORELES GARCIA
Júlia Verônica Soares
LARISSA CORRÊA SANTOS
LEANDRA MARTINS BRESSAN
LUANA DA SILVA PORTUGAL
LUANA NUNES CENTENO
LUCAS ALBERTO FUMAGALLI COELHO
LUCAS D'AVILA MARTEN
LUCIANA BARROS PINTO2
MAICON MORAES SANTIAGO
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA2
NATHÁLIA HELENA TEIXEIRA COSTA
Renata Knorr Ungaretti Fernandes
TAIS PEGORARO SCAGLIONI

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 695,00Coordenador

Página gerada em 25/04/2024 16:16:30 (consulta levou 0.156770s)