Nome do Projeto
DESIGN ESTRATÉGICO: GESTÃO, MARKETING, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO COMO ALIADOS ÀS PESQUISAS E AOS PROJETOS EM DESIGN
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/05/2020 - 13/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este Projeto de Pesquisa foi criado em 2017 junto aos cursos de Design e em 2020 vai se tornar um projeto Unificado. Tem por característica desenvolver investigações na área do Design associadas aos campos do Design Estratégico; do Marketing; da Gestão do Design; do Empreendedorismo e da Inovação. A união dessas áreas em um único projeto tem por objetivo proporcionar que um designer atue como pesquisador e/ou no mercado de trabalho tendo o conhecimento sobre as referidas áreas, além de ser capaz de empreender por meio da pesquisa científica. Isso porque se espera que um universitário seja capaz de inovar nos produtos e nos serviços que porventura virá a desenvolver. Além disso, compreende-se que que o campo do Design é propício para esse estímulo aos acadêmicos. Por isso, a pergunta que norteará os estudos advindos desses esforços, prevendo uma socialização das produções organizadas, será: Como realizar pesquisas que unam os diferentes campos do Design, do Marketing, da Gestão e do Empreendedorismo e da Inovação resultando em um Design Estratégico? Esse questionamento parte da percepção de que para investigar o campo do Design outros saberes são necessários – não só os específicos da área, por isso, pretende-se estimular essas associações para que os acadêmicos sejam capazes de apreender esses conceitos aproximando-os das soluções dos problemas reais que enfrentarão em seus projetos e na vida profissional.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Produzir conhecimento e inovação nos campos do Design Gráfico e do Design Digital utilizando preceitos de campos de conhecimento que podem ser complementares a eles, tais como: o Marketing, a Gestão do Design, o Empreendedorismo e a Inovação.

Justificativa

Este projeto de pesquisa nasceu em 2017 (e agora está migrando para o módulo Projeto Unificado) ao observar os tipos de pesquisa que eu venho orientando - não somente as atreladas aos meus projetos de pesquisa, mas também os trabalhos de conclusão de curso (que abordam conhecimentos que ministro em sala de aula, quais sejam: o Marketing, a Gestão, o Empreendedorismo e a Inovação). Essas são áreas extremamente próximas e complementares ao Design e que devem ser estimuladas para que os discentes dos cursos de Design gerem conhecimento e inovação. E, quando usadas associadas aos preceitos do Design, acabam por tornar os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos muito mais estratégicos. Sendo assim, este projeto de pesquisa, terá o intuito de reunir esses acadêmicos em torno de discussões comuns; para estimulá-los pelo fazer científico e também para produzir conhecimento em áreas que só acrescentam saberes necessários ao Design. Criar este projeto de pesquisa preenche uma lacuna existente nos cursos de Design – uma vez que pretende ampliar as discussões de sala de aula transportando-as para pesquisas reais de mercado. A minha intenção, portanto, é aproximar os conceitos de sala de aula a objetos de pesquisa reais – que serão investigados pelos acadêmicos sob a minha orientação.

Metodologia

A definição da metodologia de trabalho, bem como a supervisão de atividades por parte dos acadêmicos envolvidos na produção de conhecimento se dará em reuniões semanais com duração de 1 hora, além da leitura prévia dos artigos e trabalhos de conclusão realizados pela professora coordenadora do projeto. Com relação aos procedimentos metodológicos adotados para investigar estudos que se concentrem em temáticas do Design Estratégico – tendo em vista a grande quantidade de temas e objetos de estudo a serem pesquisados – até este momento tem se realizado pesquisas com o foco qualitativo. Contudo, não se exclui a possibilidade de investigações quantitativas (GIL, 2008). Por se tratarem de temas diversos e específicos não é possível definir ainda as metodologias de projeto que serão utilizadas pelos acadêmicos, contudo, será estimulado que eles utilizem os preceitos do Design Thinking.
Após a elaboração dos estudos, com o devido acompanhamento, supervisão e orientação, essas pesquisas serão submetidas em eventos. Sendo aprovadas, o grupo vai realizar um treino das apresentações orais. Nestas ocasiões eu orientarei os tópicos a serem privilegiados em uma apresentação oral, bem como a postura necessária ao pesquisador e o cumprimento das exigências do evento. Todos os alunos deverão participar (mesmo os que não tenham enviado trabalho para determinado congresso) isso porque almejo que exista uma aprendizagem colaborativa – que, posteriormente, seja utilizada quando os acadêmicos necessitarem. Por fim, tendo em vista a amplitude do objetivo geral do projeto de pesquisa – investigar objetos de estudo relacionados com o Design Estratégico – as opções teórico-metodológicas que se pretende adotar estarão intimamente ligadas aos interesses e aos objetos de pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

O principal resultado esperado por este projeto de pesquisa é fazer com que o campo do Design Estratégico (aliado aos conhecimentos do Marketing, da Gestão do Design do Empreendedorismo e da Inovação) avance. Além disso, espera-se que esse projeto consiga estimular os acadêmicos dos cursos de Design Gráfico e Digital para que esses produzam pesquisas científicas – dando a eles experiências significativas de investigação.
As ações previstas no projeto também têm a intenção de reunir esses acadêmicos para que juntos realizem o estado da arte de determinados temas; colaborem com os projetos dos colegas e aprendam a avaliar pesquisas científicas. Portanto, têm por finalidade democratizar e valorizar o âmbito da pesquisa científica em Design, permitindo que acadêmicos iniciantes no curso também possam desenvolver investigações – e não apenas os que estão se formando. Sendo assim, pretende-se que diferentes acadêmicos dos cursos de Design da UFPel possam ter a experiência da pesquisa científica; aprendendo a trabalhar em equipe, além de desenvolver habilidades para o raciocínio crítico e a metodologia da escrita científica. Esses acadêmicos, por sua vez, vão expor em eventos os resultados obtidos com as suas pesquisas, socializando, portanto, o conhecimento. Com relação a esta intenção será estimulado que as investigações não sejam apenas teóricas, mas que resultem em projetos práticos que tenham cunho social, buscando resolver problemas reais da sociedade como um todo.
Espera-se, por fim, que os resultados obtidos por meio das investigações contribuam com a produção de conhecimento e de projetos práticos aplicáveis em soluções reais de mercado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA SARAIVA PIRES
HELENA DE ARAUJO NEVES5
JULIA LIMA DA SILVA
PATRICIA LOPES DAMASCENO1

Página gerada em 20/05/2024 09:28:47 (consulta levou 0.391528s)