Nome do Projeto
Graça Divina e Liberdade Humana: de Agostinho a Anselmo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Agostinho, sobretudo no bojo das discussões em torno do pelagianismo, salientará o papel insubstituível da graça. O medievo acolherá esta ideia, mas não deixará de discutir seu impacto na questão das ações humanas. Terá o homem algum mérito, se tudo é graça? Nâo dissociado deste problema está a ideia de predestinação. Se dependemos da graça divina para sermos felizes, devemos entender que tal felicidade é acessível apenas aos que para ela foram predestinados? A pesquisa quer discutir de que modo, a partir da concepção agostiniana de graça divina, os autores medievais dos séculos seguintes, até o século XI, entenderam as implicações entre graça, predestinação e liberdade. O projeto em questão é, na verdade, a continuação de um projeto já em andamento, cadastrado no módulo antigo do Cobalto.

Objetivo Geral

Estudar a noção de "graça divina" e suas implicações na concepção de liberdade no período tardo-antigo e medieval.

Justificativa

A noção de "graça" é, evidentemente, de cunho teológico; no entanto, implicará diretamente na construção das propostas éticas construídas no período a ser estudado. Daí, precisamente, deriva sua relevância filosófica.

Metodologia

O projeto em questão diz respeito a uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, por tal razão, o trabalho a ser realizado, vai se dar a partir da análise de textos. Após a coleta e seleção do material bibliográfico, os pesquisadores buscarão analisar detidamente as fontes primárias (obras de Agostinho, Boécio, Eriugena, Godescalco e Anselmo) Este será um momento absolutamente fundamental para o bom andamento dos trabalhos. Tão logo esteja concluída esta primeira etapa de análise das obras fundamentais dos autores referentes ao tema em questão, terá lugar o estudo dos comentários críticos
especializados. Após o trabalho de leituras e fichamentos chegaremos à etapa final que é a elaboração de artigos conclusivos em torno do tema estudado. As sessões de estudos serão realizadas pelo orientador e seu grupo de estudos numa periodicidade semanal, onde a metodologia empregada deverá ser sempre a leitura dos textos e a discussão rigorosa dos mesmos. Parte dos trabalhos já está em curso.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto pretende realizar uma especie de mapeamento do problema entre os autores dos séculos V e XI. Os resultados serão apresentados da seguinte forma:
a) relato da pesquisa no grupo de estudos sobre Filosofia Medieval
b) apresentação parcial dos resultados no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) previsto para acontecer no mês de outubro de 2020 em Goiânia - GO
c) disciplina optativa sobre o tema, ministrada pelo coordenador
d) elaboração de, ao menos, dois artigos e/ou publicação de um livro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOUGLAS CHAVES DE SOUZA
EMANUEL ENRIQUE SANTANA BUENO
MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOS10
MAURÍCIO MEDEIROS VIEIRA

Página gerada em 25/04/2024 16:26:21 (consulta levou 0.245050s)