Nome do Projeto
Aulas De Apoio em Oftalmologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/06/2020 - 11/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A pandemia do coronavírus e a suspensão temporária das aulas na UFPel, isolou muitos acadêmicos do curso de medicina, os quais aguardam por uma nova perspectiva. O confinamento além de atrapalhar a formação destes alunos pode gerar consequências psicossociais significativas difíceis de mensurar e de resolver posteriormente. Assim, com o intuito de manter o foco no estudo médico continuado, promover a aquisição de novos conhecimentos e motivar o aprendizado na área de oftalmologia, surgiu o projeto de ensino “Aulas de Apoio em Oftalmologia”. Trata-se de um canal de comunicação virtual com os alunos interessados do curso de medicina que desejam aprender um pouco mais sobre a área de oftalmologia. Através dele resolveremos dúvidas, discutiremos casos, faremos aulas e encontros online, avaliaremos estudos científicos, faremos testes de conhecimento e trocaremos conhecimento. A ideia é trabalhar com assuntos que agreguem os temas que serão estudados no programa de oftalmologia. O Projeto é um modelo diferente de ensino-aprendizagem, menos formal, mais flexível e mais inserido no contexto das necessidades sociais atuais, onde o conhecimento tem propósitos de transformação e a tecnologia, cada vez mais presente no dia a dia da população, é utilizada para formação de redes de colaboração e de transmissão do saber, e tempos onde as atividades presenciais estão comprometidas.

Objetivo Geral

Melhorar o embasamento dos acadêmicos em oftalmologia, bem como dar apoio emocional para os estudantes nesses tempos de dificuldades.

Justificativa

As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento oftalmológico dos envolvidos e proporcionará maior engajamento docente/discente, o que enriquecerá o currículo do graduando e ajudará na luta contra a pressão do isolamento social.

Metodologia

Alunos do oitavo semestre da Faculdade de Medicina da UFPel que neste semestre estariam cursando a cadeira de oftalmologia (temporariamente suspensa devido ao isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19) podem candidatar-se para participar do projeto. A participação nas atividades atividades é voluntária e não faz parte do programa curricular.
A escolha das ferramentas baseou-se no domínio e no acesso a tecnologia pré-existentes dos acadêmicos. Buscou-se ferramentas de conhecimento de todos a fim de facilitar a educação a distância.
Para agilização da interação entre alunos e professor, montou-se um grupo fechado no aplicativo WhatsApp com os alunos interessados.
Através da plataforma GoToMeeting organizou-se encontros para aulas virtuais, ministradas semanalmente.
Para os testes e exercícios, a plataforma escolhida foi o Kahoot.

A metodologia principal baseia-se na aplicação de uma comunicação empática, com roteiros fluídos, integração entre informações e atividades interativas através de plataformas virtuais.
O planejamento da dinâmica do trabalho é continuo e adaptado as necessidades do momento.
O conteúdo ofertado acrescenta e apoia o programa oficial da cadeira de oftalmologia.
Foram selecionados casos, artigos, aulas e imagens para discussão entre os participantes do grupo, as quais serão gradativamente ofertadas aos participantes.
O espaço está aberto para qualquer demanda trazida pelos alunos, como histórias, vivências, casos, dúvidas e questionamentos.
Debates serão incitados para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema. Dessa forma, se estimulará a busca ativa de conhecimentos e a adaptação das formas de comunicação com os colegas.
No final do projeto será aplicado uma enquete avaliativa entre os acadêmicos, buscando sugestões e uma análise crítica do real impacto do projeto de aulas de apoio em oftalmologia na formação médica e pessoal

Indicadores, Metas e Resultados

O indicador básico de sucesso do projeto foi o grande número de alunos interessados em participar.
Além da avaliação do final do projeto, teremos a oportunidade de constatar a aquisição de conhecimento dos acadêmicos na disciplina de oftalmologia que será ministrada na retomada das aulas curriculares.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico e a habilidade de criar estratégias para que o contexto social não imobilize o processo de aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISSON LEANDRO GLITZ
AMANDA WÖLFLE RIBEIRO
AUGUSTO CANCIAN
CHRISTIAN MACHADO MARTINS
CHRISTIANO MONTANO CORRÊA
CLAUDIO HENRIQUE GUIMARÃES SILVA
FELIPE DE LIMA ATHAYDE
FELIPE SFOLIA
FRANCESCA MISSIAGGIA ECCKER
GEÓRGIA GOMES LIMA MARTINS
IARA GONCALVES BRAGA MARTINS
JÉSSICA OLIVEIRA QUADROS
JÉSSICA SOUZA DA SILVA
LARISSA DA ROSA FLORES
LEONARDO CHRISTIAN DA SILVA MAIA
LETÍCIA DOS SANTOS PFITSCHER
LUANA ZINI HOFMANN
Luana Renata Santos
MANUELITO KUZNIER DA COSTA
MARIANO OTTO SCHMITZ SIMI
MARLON DELEON DIAS DE OLIVEIRA
MARLON DOS SANTOS PRADO
MATHEUS CARRETT KRAUSE
MATHEUS LINHARES NUNES SILVA
ORION CAMPELLO TELLES
PAOLA GONÇALVES
PAOLA NEUTZLING PIRES
RAFAEL FAUSTINI LOEFF
RODRIGO SOUZA DE MENEZES
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA2
TALITA VERONEZE PRATTI
TATIANA KAUFFMANN PAPALEO3
THALES SCHWARZBACH
THIAGO ANTONIO LIMA DE OLIVEIRA
TICIANA GOMES IIZUKA
TUANI DE ALMEIDA TEBALDI
WANDERSON SOUZA MACIEL
YARA RAFAELA MAIA
ZÉLIA DOMENICA FERREIRA ZÊGO

Página gerada em 21/12/2024 23:47:08 (consulta levou 0.196683s)