Nome do Projeto
Aulas De Apoio em Oftalmologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/06/2020 - 11/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A pandemia do coronavírus e a suspensão temporária das aulas na UFPel, isolou muitos acadêmicos do curso de medicina, os quais aguardam por uma nova perspectiva. O confinamento além de atrapalhar a formação destes alunos pode gerar consequências psicossociais significativas difíceis de mensurar e de resolver posteriormente.
Assim, com o intuito de manter o foco no estudo médico continuado, promover a aquisição de novos conhecimentos e motivar o aprendizado na área de oftalmologia, surgiu o projeto de ensino “Aulas de Apoio em Oftalmologia”.
Trata-se de um canal de comunicação virtual com os alunos interessados do curso de medicina que desejam aprender um pouco mais sobre a área de oftalmologia. Através dele resolveremos dúvidas, discutiremos casos, faremos aulas e encontros online, avaliaremos estudos científicos, faremos testes de conhecimento e trocaremos conhecimento. A ideia é trabalhar com assuntos que agreguem os temas que serão estudados no programa de oftalmologia.
O Projeto é um modelo diferente de ensino-aprendizagem, menos formal, mais flexível e mais inserido no contexto das necessidades sociais atuais, onde o conhecimento tem propósitos de transformação e a tecnologia, cada vez mais presente no dia a dia da população, é utilizada para formação de redes de colaboração e de transmissão do saber, e tempos onde as atividades presenciais estão comprometidas.
Objetivo Geral
Melhorar o embasamento dos acadêmicos em oftalmologia, bem como dar apoio emocional para os estudantes nesses tempos de dificuldades.
Justificativa
As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento oftalmológico dos envolvidos e proporcionará maior engajamento docente/discente, o que enriquecerá o currículo do graduando e ajudará na luta contra a pressão do isolamento social.
Metodologia
Alunos do oitavo semestre da Faculdade de Medicina da UFPel que neste semestre estariam cursando a cadeira de oftalmologia (temporariamente suspensa devido ao isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19) podem candidatar-se para participar do projeto. A participação nas atividades atividades é voluntária e não faz parte do programa curricular.
A escolha das ferramentas baseou-se no domínio e no acesso a tecnologia pré-existentes dos acadêmicos. Buscou-se ferramentas de conhecimento de todos a fim de facilitar a educação a distância.
Para agilização da interação entre alunos e professor, montou-se um grupo fechado no aplicativo WhatsApp com os alunos interessados.
Através da plataforma GoToMeeting organizou-se encontros para aulas virtuais, ministradas semanalmente.
Para os testes e exercícios, a plataforma escolhida foi o Kahoot.
A metodologia principal baseia-se na aplicação de uma comunicação empática, com roteiros fluídos, integração entre informações e atividades interativas através de plataformas virtuais.
O planejamento da dinâmica do trabalho é continuo e adaptado as necessidades do momento.
O conteúdo ofertado acrescenta e apoia o programa oficial da cadeira de oftalmologia.
Foram selecionados casos, artigos, aulas e imagens para discussão entre os participantes do grupo, as quais serão gradativamente ofertadas aos participantes.
O espaço está aberto para qualquer demanda trazida pelos alunos, como histórias, vivências, casos, dúvidas e questionamentos.
Debates serão incitados para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema. Dessa forma, se estimulará a busca ativa de conhecimentos e a adaptação das formas de comunicação com os colegas.
No final do projeto será aplicado uma enquete avaliativa entre os acadêmicos, buscando sugestões e uma análise crítica do real impacto do projeto de aulas de apoio em oftalmologia na formação médica e pessoal
A escolha das ferramentas baseou-se no domínio e no acesso a tecnologia pré-existentes dos acadêmicos. Buscou-se ferramentas de conhecimento de todos a fim de facilitar a educação a distância.
Para agilização da interação entre alunos e professor, montou-se um grupo fechado no aplicativo WhatsApp com os alunos interessados.
Através da plataforma GoToMeeting organizou-se encontros para aulas virtuais, ministradas semanalmente.
Para os testes e exercícios, a plataforma escolhida foi o Kahoot.
A metodologia principal baseia-se na aplicação de uma comunicação empática, com roteiros fluídos, integração entre informações e atividades interativas através de plataformas virtuais.
O planejamento da dinâmica do trabalho é continuo e adaptado as necessidades do momento.
O conteúdo ofertado acrescenta e apoia o programa oficial da cadeira de oftalmologia.
Foram selecionados casos, artigos, aulas e imagens para discussão entre os participantes do grupo, as quais serão gradativamente ofertadas aos participantes.
O espaço está aberto para qualquer demanda trazida pelos alunos, como histórias, vivências, casos, dúvidas e questionamentos.
Debates serão incitados para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema. Dessa forma, se estimulará a busca ativa de conhecimentos e a adaptação das formas de comunicação com os colegas.
No final do projeto será aplicado uma enquete avaliativa entre os acadêmicos, buscando sugestões e uma análise crítica do real impacto do projeto de aulas de apoio em oftalmologia na formação médica e pessoal
Indicadores, Metas e Resultados
O indicador básico de sucesso do projeto foi o grande número de alunos interessados em participar.
Além da avaliação do final do projeto, teremos a oportunidade de constatar a aquisição de conhecimento dos acadêmicos na disciplina de oftalmologia que será ministrada na retomada das aulas curriculares.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico e a habilidade de criar estratégias para que o contexto social não imobilize o processo de aprendizagem.
Além da avaliação do final do projeto, teremos a oportunidade de constatar a aquisição de conhecimento dos acadêmicos na disciplina de oftalmologia que será ministrada na retomada das aulas curriculares.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico e a habilidade de criar estratégias para que o contexto social não imobilize o processo de aprendizagem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALISSON LEANDRO GLITZ | |||
AMANDA WÖLFLE RIBEIRO | |||
AUGUSTO CANCIAN | |||
CHRISTIAN MACHADO MARTINS | |||
CHRISTIANO MONTANO CORRÊA | |||
CLAUDIO HENRIQUE GUIMARÃES SILVA | |||
FELIPE DE LIMA ATHAYDE | |||
FELIPE SFOLIA | |||
FRANCESCA MISSIAGGIA ECCKER | |||
GEÓRGIA GOMES LIMA MARTINS | |||
IARA GONCALVES BRAGA MARTINS | |||
JÉSSICA OLIVEIRA QUADROS | |||
JÉSSICA SOUZA DA SILVA | |||
LARISSA DA ROSA FLORES | |||
LEONARDO CHRISTIAN DA SILVA MAIA | |||
LETÍCIA DOS SANTOS PFITSCHER | |||
LUANA ZINI HOFMANN | |||
Luana Renata Santos | |||
MANUELITO KUZNIER DA COSTA | |||
MARIANO OTTO SCHMITZ SIMI | |||
MARLON DELEON DIAS DE OLIVEIRA | |||
MARLON DOS SANTOS PRADO | |||
MATHEUS CARRETT KRAUSE | |||
MATHEUS LINHARES NUNES SILVA | |||
ORION CAMPELLO TELLES | |||
PAOLA GONÇALVES | |||
PAOLA NEUTZLING PIRES | |||
RAFAEL FAUSTINI LOEFF | |||
RODRIGO SOUZA DE MENEZES | |||
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA | 2 | ||
TALITA VERONEZE PRATTI | |||
TATIANA KAUFFMANN PAPALEO | 3 | ||
THALES SCHWARZBACH | |||
THIAGO ANTONIO LIMA DE OLIVEIRA | |||
TICIANA GOMES IIZUKA | |||
TUANI DE ALMEIDA TEBALDI | |||
WANDERSON SOUZA MACIEL | |||
YARA RAFAELA MAIA | |||
ZÉLIA DOMENICA FERREIRA ZÊGO |