Nome do Projeto
Arquitetura escolar em Pelotas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O objetivo desse estudo é identificar os edifícios escolares públicos e privados construídos em Pelotas na Era Vargas (1930-1945) e suas tipologias, para compreender sua relação com a formação social da educação brasileira. A partir do diálogo com pesquisas antecedentes, a discussão teórica contempla a história da educação, a cultura material escolar, a urbanização e a arquitetura escolar no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Pelotas. A estratégia teórico-metodológica fundamenta-se nas perspectivas da nova história cultural e da cultura material escolar e, através da pesquisa documental, explora dados oriundos de fontes como arquivos e acervos históricos, almanaques, jornais, revistas, periódicos e desenhos arquitetônicos.O objeto empírico envolve edifícios escolares cujos prédios foram construídos especialmente para fins educacionais, no meio urbano da cidade de Pelotas na Era Vargas (1930-1945).

Objetivo Geral

O objetivo desse estudo é identificar os edifícios escolares públicos e privados construídos em Pelotas na Era Vargas 1930-1945 e suas tipologias, para compreender sua relação com a formação social da educação brasileira.

Justificativa

Apesar de ser vasto, o campo da pesquisa da história da educação e das instituições escolares em Pelotas nesse período (Era Vargas) apresenta estudos com objetivos diferentes dos que buscamos nesta investigação, em que se privilegia o olhar sobre a espacialidade dos edifícios escolares em diálogo com seu contexto.

Metodologia

A estratégia teórico-metodológica fundamenta-se nas perspectivas da nova história cultural e da cultura material escolar e, através da pesquisa documental, explora dados oriundos de fontes como arquivos e acervos históricos, almanaques, jornais, revistas, periódicos e desenhos arquitetônicos. O objeto empírico envolve edifícios escolares cujos prédios foram construídos especialmente para fins educacionais, no meio urbano da cidade de Pelotas na Era Vargas (1930-1945).

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados da pesquisa devem apontar como eram os edifícios construídos para fins educacionais (arquitetura escolar) entre 1930 e 1945, no município de Pelotas, incluindo instituições de ensino públicas e privadas, o ensino primário secundário e técnico, tanto no centro urbano quanto fora dele e nos bairros populosos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA ELISA SOUZA DA SILVA
ANDERSON PIRES AIRES
ESTELA MARIS REINHARDT PIEDRAS40
KEROLAINE MACEDO DA ROSA
RAQUEL AZAMBUJA SANTOS

Página gerada em 24/04/2024 01:37:58 (consulta levou 0.164243s)