Nome do Projeto
Arquitetura escolar em Pelotas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O objetivo desse estudo é identificar os edifícios escolares públicos e privados construídos em Pelotas na Era Vargas (1930-1945) e suas tipologias, para compreender sua relação com a formação social da educação brasileira. A partir do diálogo com pesquisas antecedentes, a discussão teórica contempla a história da educação, a cultura material escolar, a urbanização e a arquitetura escolar no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Pelotas. A estratégia teórico-metodológica fundamenta-se nas perspectivas da nova história cultural e da cultura material escolar e, através da pesquisa documental, explora dados oriundos de fontes como arquivos e acervos históricos, almanaques, jornais, revistas, periódicos e desenhos arquitetônicos.O objeto empírico envolve edifícios escolares cujos prédios foram construídos especialmente para fins educacionais, no meio urbano da cidade de Pelotas na Era Vargas (1930-1945).

Objetivo Geral

O objetivo desse estudo é identificar os edifícios escolares públicos e privados construídos em Pelotas na Era Vargas 1930-1945 e suas tipologias, para compreender sua relação com a formação social da educação brasileira.

Justificativa

Apesar de ser vasto, o campo da pesquisa da história da educação e das instituições escolares em Pelotas nesse período (Era Vargas) apresenta estudos com objetivos diferentes dos que buscamos nesta investigação, em que se privilegia o olhar sobre a espacialidade dos edifícios escolares em diálogo com seu contexto.

Metodologia

A estratégia teórico-metodológica fundamenta-se nas perspectivas da nova história cultural e da cultura material escolar e, através da pesquisa documental, explora dados oriundos de fontes como arquivos e acervos históricos, almanaques, jornais, revistas, periódicos e desenhos arquitetônicos. O objeto empírico envolve edifícios escolares cujos prédios foram construídos especialmente para fins educacionais, no meio urbano da cidade de Pelotas na Era Vargas (1930-1945).

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados da pesquisa devem apontar como eram os edifícios construídos para fins educacionais (arquitetura escolar) entre 1930 e 1945, no município de Pelotas, incluindo instituições de ensino públicas e privadas, o ensino primário secundário e técnico, tanto no centro urbano quanto fora dele e nos bairros populosos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ESTELA MARIS REINHARDT PIEDRAS40

Página gerada em 23/09/2020 00:02:15 (consulta levou 0.073963s)