Nome do Projeto
Matemática a toda hora e em qualquer lugar.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/06/2020 - 15/01/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O presente projeto destina-se a um publico amplo, desde estudante universitários ou não e professores tanto da região de pelotas quanto do Brasil. Nele pretendemos divulgar a matemática de duas maneiras: através de palestras pré-selecionada pela comissão organizadora e disponibilizadas na rede por terem sido apresentados em eventos nacionais e internacionais com obtenção de respostas através de questionário no ambiente MOODLE e também com a realização de oficinas on line.
Objetivo Geral
Contribuir com a popularização da matemática em ambientes virtuais.
Justificativa
O Projeto Matemática a toda hora e em qualquer lugar atende a uma necessidade de divulgação da matemática em encontros não presenciais, pois a matemática não é vista com bons olhos pela comunidade em geral.
Metodologia
O projeto se dará através de reuniões semanais online com a equipe envolvida para a seleção e elaboração dos questionários e também preparo das oficinas, bem como selecionar ferramentas de ensino remoto para a execução de:
- Ciclo de palestras: Olhares Matemáticos, onde iremos disponibilizar as seguintes palestras desenvolvidas e gravadas pelo IMPA, Sociedade Brasileira de Matemática, International Mathematical Union e ICMC-USP:
1) Festival da Matemática 2017 - Pedro Malagutti: Mágicas, matemática e outras diversões menos perigosas
2) Festival da Matemática 2017 - Adrián Paenza
3) Festival da Matemática 2017 - Rogério Martins
4)Festival da Matemática 2017 - Khadim War
5)The age of the Earth: When the Earth was too young for Darwin — Cédric Villani — ICM2018
6)A geometria dos flocos de neve — Étienne Ghys — ICM2018
7)Festival da Matemática 2017 - Étienne Ghys: A Geometria da Brazuca
8)Toy models — small mathematics in a big world — Tadashi Tokieda — ICM2018
9)Mathematicians helping Art Historians and Art Conservators — Ingrid Daubechies — ICM2018
10)Problemas de (quase) um milhão de dólares
11)Simetria: encontro da Arte com a Matemática
12)Porque não conseguimos ver para além das três dimensões — Rogério Martins — ICM2018
13) A regra é clara. mas e a estratégia?
14) A dieta ótima de Dantzig
15) A Hora do Pesadelo: Horrores de um mundo sem escolha
16)"Sou um paradoxo e vim aqui para confundi-lo." "Para que?" "Paradoxo."
17) Como usar o infinito a seu favor
18)Como treinar seu computador
No final de cada palestra o participante preencherá um formulários no MOODLE totalizando 20 horas ;
- Oficinas online: Tecnologia e Geometria, envolvendo assuntos tecnológicos ou construção geométrica, em ambientes virtuais. Estas oficinas ocorrerão semanalmente as quartas-feiras das 17:30 às 18:40 durante todo o período da ação.Totalizando 20 horas. Nestas oficinas iremos tratar de algumas superfícies, construções de poliedros com Origami, Simetrias, Jogos que explorem o raciocínio lógico e o app Scratch. Procuraremos utilizar os recursos que os participantes possuem em casa.
- Ciclo de palestras: Olhares Matemáticos, onde iremos disponibilizar as seguintes palestras desenvolvidas e gravadas pelo IMPA, Sociedade Brasileira de Matemática, International Mathematical Union e ICMC-USP:
1) Festival da Matemática 2017 - Pedro Malagutti: Mágicas, matemática e outras diversões menos perigosas
2) Festival da Matemática 2017 - Adrián Paenza
3) Festival da Matemática 2017 - Rogério Martins
4)Festival da Matemática 2017 - Khadim War
5)The age of the Earth: When the Earth was too young for Darwin — Cédric Villani — ICM2018
6)A geometria dos flocos de neve — Étienne Ghys — ICM2018
7)Festival da Matemática 2017 - Étienne Ghys: A Geometria da Brazuca
8)Toy models — small mathematics in a big world — Tadashi Tokieda — ICM2018
9)Mathematicians helping Art Historians and Art Conservators — Ingrid Daubechies — ICM2018
10)Problemas de (quase) um milhão de dólares
11)Simetria: encontro da Arte com a Matemática
12)Porque não conseguimos ver para além das três dimensões — Rogério Martins — ICM2018
13) A regra é clara. mas e a estratégia?
14) A dieta ótima de Dantzig
15) A Hora do Pesadelo: Horrores de um mundo sem escolha
16)"Sou um paradoxo e vim aqui para confundi-lo." "Para que?" "Paradoxo."
17) Como usar o infinito a seu favor
18)Como treinar seu computador
No final de cada palestra o participante preencherá um formulários no MOODLE totalizando 20 horas ;
- Oficinas online: Tecnologia e Geometria, envolvendo assuntos tecnológicos ou construção geométrica, em ambientes virtuais. Estas oficinas ocorrerão semanalmente as quartas-feiras das 17:30 às 18:40 durante todo o período da ação.Totalizando 20 horas. Nestas oficinas iremos tratar de algumas superfícies, construções de poliedros com Origami, Simetrias, Jogos que explorem o raciocínio lógico e o app Scratch. Procuraremos utilizar os recursos que os participantes possuem em casa.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos a participação de pelo menos 200 participantes nos dois eventos.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALEXANDRE SOARES DE OLIVEIRA | |||
| ANDERSON ANDRÉ GENRO ALVES RIBEIRO | |||
| ANDRESSA LIXIESKI MANSKE | |||
| CRISTIAN TORRES AMARAL | |||
| DANIELA OLIVEIRA DA SILVA | |||
| DANIELE PEREIRA FERREIRA | |||
| DIEGO CARVALHO DE SOUZA | |||
| GIOVANNI DA SILVA NUNES | 22 | ||
| GUILHERME LUBKE QUEVEDO | |||
| IRAPUAN RODRIGUES DE OLIVEIRA FILHO | |||
| JEANE DE FATIMA MOREIRA BRANCO | |||
| JOSÉ ROBERTO DE VASCONCELOS COSTA | |||
| LAÍZE AMARAL DA COSTA | |||
| LEADRO FIORINI AURICHI | |||
| LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER | 20 | ||
| MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI | |||
| MARCOS CESAR DANHONI NEVES | |||
| MARILIA KASTER PORTELINHA | |||
| MARINA ANDRETTA | |||
| MAURICIO BRAGA DE PAULA | 18 | ||
| MÁRCIO RODRIGUES AFFONSO | |||
| PAMELA PORTO VIEIRA | |||
| PAULA ANDRIELLE AMARAL DA COSTA | |||
| SILVIA NAIANE JAPPE | |||
| VIRGINIA MELLO ALVES | 7 | ||
| WANDECLAYT MARTINS DE MELO |