Nome do Projeto
Mudanças nos Hábitos de Vida de Vida de Pessoas com Deficiências e Transtorno do Espectro Autista Durante o Isolamento Social Ocasionado pela Covid-19
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/05/2020 - 20/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O objetivo deste estudo é descrever os hábitos de vida das pessoas com deficiências e transtorno do espectro autista (TEA) durante o período de isolamento social e verificar a sua relação com os níveis de atividade física, bem estar, satisfação e ansiedade no período anterior a COVID-19. Esta pesquisa trata-se de um estudo descritivo. A população de referência deste estudo será constituída por pessoas com deficiências e TEA maiores de quatro anos de idade. Seleção da amostra será do tipo intencional. O instrumento utilizado será uma questionário semi-estruturado online, disponibilizado na plataforma google. O instrumento abordará sete sessões, que serão compostas por; dados de identificação e variáveis sociodemográficas; informações educacionais; informações da deficiência e ou do TEA; doenças diagnosticadas; atividades da vida diária; atividade física; atividades de lazer; percepção de saúde e qualidade do sono. Os participantes serão submetidos a aceitação do termo de consentimento livre e esclarecido e o projeto será submetido ao comitê de ética.
Objetivo Geral
Descrever os hábitos de vida das pessoas com deficiências e TEA durante o período de isolamento social e verificar a sua relação com os níveis de atividade física, bem estar, satisfação e ansiedade no período anterior a COVID-19.
Justificativa
Em tempos de distanciamento social, é preciso adotar formas alternativas para a prática regular de exercícios físicos. Antes do isolamento social as pessoas com deficiências e TEA apresentavam aderência à práticas de atividades física (AF) menores do que a população em geral (67% de inativos). Com o isolamento social determinado pela COVID-19, entende-se que esses níveis de AF devem diminuir de uma forma preocupante.
Os benefícios da AF são inúmeros, inclusive quando se trata da questão imunológica. A AF não previne o contágio do novo coronavírus, mas deixa o organismo mais resistente e protegido contra outras doenças que podem ser fatores determinantes para potencializar a ação do vírus.
A relevância deste estudo está alicerçada em conhecer esta nova situação que está sendo imposta às pessoas com deficiências e TEA, identificando os hábitos de vida nesse momento de isolamento social, podendo contribuir para o desenvolvimento de programas on line de atividades para serem realizadas em casa.
Os benefícios da AF são inúmeros, inclusive quando se trata da questão imunológica. A AF não previne o contágio do novo coronavírus, mas deixa o organismo mais resistente e protegido contra outras doenças que podem ser fatores determinantes para potencializar a ação do vírus.
A relevância deste estudo está alicerçada em conhecer esta nova situação que está sendo imposta às pessoas com deficiências e TEA, identificando os hábitos de vida nesse momento de isolamento social, podendo contribuir para o desenvolvimento de programas on line de atividades para serem realizadas em casa.
Metodologia
Caracterização do estudo
Pela abrangência e representatividade da amostra e por investigar condições relacionadas à saúde, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, (Gaya, 2008).
População e Amostra
A população de referência deste estudo foi constituída pelas pessoas com deficiências e TEA, do sexo masculino e feminino maiores de quatro anos de idade. De acordo com a caracterização do estudo e visando uma amostragem representativa, a amostra será selecionada tipo intencional das pessoas que que possuem alguma deficiência ou TEA, que aceitarem participar da pesquisa.
Seleção da Amostra
Para o desenvolvimento do estudo serão utilizados alguns pressupostos para seleção da amostra:
- Ser pessoa com algum tipo de deficiência ou TEA,
- Pai ou responsável ter aceitado o termo de consentimento.
Instrumentos
Será um utilizado um questionário online dos hábitos de vida (anexo 1), apresentando as seguintes partes:
● dados de identificação, informações familiares e nível socioeconômico;
● informações educacionais;
● informações sobre a deficiência e ou do transtorno do espetro autista;
● relato sobre doenças diagnosticadas;
● atividades da vida diária (nível de independência);
● características gerais da atividade física diária;
● atividades de lazer;
● percepção de saúde.
Procedimentos para a Coleta de Dados
Para se chegar ao sujeitos do estudo será solicitado o apoio da Federação Nacional de Síndrome de Down, do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES), do Projeto Carinho, a fim de efetuar um levantamento cadastral em todas essas instituições.
De posse das listas das pessoas com deficiências e TEA, será preparado o material de coleta de dados, a ser enviado via internet aos pais ou responsáveis.
Coleta de Dados
Por meio de e-mail ou whatsapp os pais ou responsáveis receberão o questionários com o termo de consentimento e as orientações para o preenchimento dos mesmos.
Após o preenchimento do questionário on-line os respondentes deverão clicar em enviar ao final do instrumento.
Análise dos Dados
No estudo serão empregados recursos da estatística descritiva: distribuição de frequências, cálculo de medidas de tendência central (média) e de dispersão (amplitude de variação, desvio padrão e intervalo de confiança), além da análise interpretativa, quando as informações derivadas do questionário não forem quantificáveis.
Será utilizado o teste do qui-quadrado para analisar a existência de associações entre as variáveis categóricas. Para verificação de possíveis diferenças de médias será realizada Análise de Variância Univariada (ANOVA). Será adotado um nível de significância de 5% e os dados serão tratados no programa SPSS 20.0.
Considerações Éticas
Como aspecto ético o projeto será submetido ao comitê de ética da ESEF-UFPel e os responsáveis serão submetidos à assinatura do termo de consentimento livre e esclarecidos.
Pela abrangência e representatividade da amostra e por investigar condições relacionadas à saúde, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, (Gaya, 2008).
População e Amostra
A população de referência deste estudo foi constituída pelas pessoas com deficiências e TEA, do sexo masculino e feminino maiores de quatro anos de idade. De acordo com a caracterização do estudo e visando uma amostragem representativa, a amostra será selecionada tipo intencional das pessoas que que possuem alguma deficiência ou TEA, que aceitarem participar da pesquisa.
Seleção da Amostra
Para o desenvolvimento do estudo serão utilizados alguns pressupostos para seleção da amostra:
- Ser pessoa com algum tipo de deficiência ou TEA,
- Pai ou responsável ter aceitado o termo de consentimento.
Instrumentos
Será um utilizado um questionário online dos hábitos de vida (anexo 1), apresentando as seguintes partes:
● dados de identificação, informações familiares e nível socioeconômico;
● informações educacionais;
● informações sobre a deficiência e ou do transtorno do espetro autista;
● relato sobre doenças diagnosticadas;
● atividades da vida diária (nível de independência);
● características gerais da atividade física diária;
● atividades de lazer;
● percepção de saúde.
Procedimentos para a Coleta de Dados
Para se chegar ao sujeitos do estudo será solicitado o apoio da Federação Nacional de Síndrome de Down, do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES), do Projeto Carinho, a fim de efetuar um levantamento cadastral em todas essas instituições.
De posse das listas das pessoas com deficiências e TEA, será preparado o material de coleta de dados, a ser enviado via internet aos pais ou responsáveis.
Coleta de Dados
Por meio de e-mail ou whatsapp os pais ou responsáveis receberão o questionários com o termo de consentimento e as orientações para o preenchimento dos mesmos.
Após o preenchimento do questionário on-line os respondentes deverão clicar em enviar ao final do instrumento.
Análise dos Dados
No estudo serão empregados recursos da estatística descritiva: distribuição de frequências, cálculo de medidas de tendência central (média) e de dispersão (amplitude de variação, desvio padrão e intervalo de confiança), além da análise interpretativa, quando as informações derivadas do questionário não forem quantificáveis.
Será utilizado o teste do qui-quadrado para analisar a existência de associações entre as variáveis categóricas. Para verificação de possíveis diferenças de médias será realizada Análise de Variância Univariada (ANOVA). Será adotado um nível de significância de 5% e os dados serão tratados no programa SPSS 20.0.
Considerações Éticas
Como aspecto ético o projeto será submetido ao comitê de ética da ESEF-UFPel e os responsáveis serão submetidos à assinatura do termo de consentimento livre e esclarecidos.
Indicadores, Metas e Resultados
Com a situação do isolamento social, entende-se que o mesmo pode estar tendo um efeito negativo na vida dessas pessoas. Muitos destes indivíduos dependem das familiar para desenvolverem hábitos de vida (HV) autônomos e independentes.
Este estudo pretende verificar de que forma algumas variáveis os HV (questões educacionais; uso de medicamentos contínuos, atividades da vida diária; prática de AF, atividades de lazer; percepção de saúde, hábitos de sono e alimentares) estão sofrendo modificações em razão deste período de isolamento.
Esperamos poder entender os efeitos do isolamento e propor atividades (produção de vídeos com aulas online, confecção de flyers com dicas de atividades para a manutenção das suas atividades de vida diária.
Este estudo pretende verificar de que forma algumas variáveis os HV (questões educacionais; uso de medicamentos contínuos, atividades da vida diária; prática de AF, atividades de lazer; percepção de saúde, hábitos de sono e alimentares) estão sofrendo modificações em razão deste período de isolamento.
Esperamos poder entender os efeitos do isolamento e propor atividades (produção de vídeos com aulas online, confecção de flyers com dicas de atividades para a manutenção das suas atividades de vida diária.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE CARRICONDE MARQUES | 5 | ||
BIANCA PAGEL RAMSON | |||
GABRIELE RADUNZ KRÜGER | |||
JENNIFER RODRIGUES SILVEIRA | |||
NAIÉLEN RODRIGUES SILVEIRA |