Nome do Projeto
PROJETO INFORMACIONAL E CONCEITUAL DE UM VEÍCULO ELÉTRICO AUTÔNOMO MOVIDO A ENERGIA SOLAR COM FINALIDADE AGRÍCOLA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/05/2020 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O avanço tecnológico na área agrícola é muito grande atingindo em grande parte as grandes propriedades. A agricultura familiar é carente de desenvolvimentos e soluções específicas em relação a mecanização agrícola. Devido a grande mão de obra e esforço físico exigido nas atividades desenvolvidas em propriedades agrícolas familiares e com a grande redução nos custos de componentes elétricos/eletrônicos pretende-se através das metodologias de desenvolvimento de produtos, desenvolver o projeto conceitual de um veículo autônomo movido a energia solar compatível com a agricultura familiar.

Objetivo Geral

Desenvolver projeto informacional e conceitual de um veículo agrícola porta-ferramentas autônomo tendo como fonte energética o sol

Justificativa

As atividades desenvolvidas no meio agrícola em geral são atividades que exigem muito esforço físico e grande mão de obra.
Por causa da grande demanda de mão de obra, escassa e pouco profissional no meio rural, o que eleva o custo dessa mão de obra e o grande esforço físico característico da atividade e má ergonomia para fazê-lo, faz-se com que a sucessão familiar nas propriedades agrícolas familiar esteja se reduzindo.
Para melhorar a qualidade de vida dos agricultores, e incentivar a sucessão familiar é necessário investir em tecnologias e inovações para melhorar e reduzir o esforço físico, possibilitando o aumento da produção de alimentos e os ganhos econômicos nas propriedades agrícolas familiares.
A utilização de um veículo autonômo na agricultura familiar de baixo custo reduziria a necessidade de mão de obra na execução de atividades que demandem grande esforço físico e posições ergonomicamente incorretas.

Metodologia

O trabalho será realizado utilizando uma metodologia de gestão de desenvolvimento de produtos baseada em um modelo que divide o processo do projeto em quatro fases principais: projeto informacional, projeto conceitual, projeto detalhado e preparação da produção do produto. As duas primeiras fases serão abordadas no presente trabalho.
No início, o projeto informacional trata da aquisição e transformação de informações. Nesta fase, as exigências do produto devem ser atendidas para atender às necessidades do projeto estabelecidas na declaração do problema. Os requisitos, são as especificações que evoluiriam de acordo com as informações coletadas.
Na fase de projeto conceitual, o produto será modelado em termos de suas funções. Para isso, inicialmente deve ser definida a função principal do produto, que é então desdobrada em várias estruturas de funções do produto até que uma seja selecionada. Para cada uma dessas alternativas geradas, é definida uma arquitetura, contendo a estrutura do produto em termos dos componentes e suas conexões. Tais arquiteturas desenvolvidas darão origem a conceitos que em breve irão para um processo seletivo, que apontará o que melhor atende às especificações e outros critérios de escolha. O desenho obtido expressará uma descrição aproximada das tecnologias, princípios de operação e formas de um produto, geralmente expressa através de um esquema tridimensional ou modelo que seria acompanhado de uma explicação textual. É uma descrição concisa de como o produto atenderá às necessidades necessárias.

Indicadores, Metas e Resultados

O resultado esperado é obter o projeto conceitual de um veículo agrícola porta-ferramentas autônomo tendo como fonte energética o sol, com baixa complexibilidade de uso, baixo custo e adaptável a diferentes situações agrícolas.
O impacto esperado é que a tecnologia gerada possibilite a redução do esforço físico em operações nas propriedades agrícolas familiares, aumente os ganhos e incentive a permanência no campo aumentando a sucessão familiar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELO VIEIRA DOS REIS1
ANTONIO LILLES TAVARES MACHADO1
FABRICIO ARDAIS MEDEIROS1
JEAN CARLOS ISIDRO ROSALES
LAÍS KROESSIN
MARIA EDUARDA SILVEIRA DOS ANJOS
MAURO FERNANDO FERREIRA1
NATAN DA SILVA FAGUNDES
ROBERTO LILLES TAVARES MACHADO4
WISAN JHONNYS ARCE LEIVAS

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 15.000,00Coordenador

Página gerada em 25/04/2024 05:35:07 (consulta levou 0.190739s)