Nome do Projeto
PRÁTICAS PARENTAIS E DISTANCIAMENTO SOCIAL NO BRASIL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Objetivo: avaliar o perfil sociodemográfico de famílias com filhos menores de 18 anos e sua associação com as práticas e estresse parental, saúde mental dos pais e dos filhos e a ocorrência de episódios de violência familiar.
Método: Estudo transversal por meio de questionário eletrônico online e anônimo. Serão convidados a participar indivíduos adultos, com idade igual ou superior a 18 anos com filhos e que residam em qualquer cidade/estado do território nacional. Será utilizado um questionário anônimo, estruturado e autoaplicado contendo aproximadamente 50 questões objetivas relacionadas aos objetivos do estudo. O instrumento será aplicado online por meio da plataforma google forms.
Resultados esperados: Piores práticas parentais e níveis elevados de estresse parental serão maiores entre aqueles pais e filhos com pior saúde mental e que relataram episódios de violência familiar. As evidências deste estudo poderão auxiliar na tomada de decisões para intervenções (presenciais ou à distância) focadas nas práticas parentais.
Objetivo Geral
Avaliar o perfil sociodemográfico de famílias com filhos menores de 18 anos e sua associação com as práticas e estresse parental, saúde mental dos pais e dos filhos e a ocorrência de episódios de violência familiar.