Nome do Projeto
Línguas adicionais, desenvolvimento linguístico, docente e de materiais sob as perspectivas ecológica e da Complexidade
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 31/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Em um cenário em que as distâncias entre indivíduos têm sido dramaticamente diminuídas,
seja pela maior facilidade de deslocamento, seja pela utilização de recursos digitais para
comunicação, o desenvolvimento de competências em línguas adicionais assume caráter ainda
mais importante. Se, por um lado, essa maior aproximação proporciona uma série de
benefícios nos campos econômico e cultural, por exemplo, o contato com diferentes povos e
grupos exacerba os potenciais conflitos que emergem quando se estabelecem os mais
diversos jogos de poder por meio da linguagem (BOURDIEU, 1991). Nesse sentido, não parece
ser suficiente ao indivíduo o domínio de regras estruturais, gramaticais, estilos e gêneros, mas
especialmente necessário o reconhecimento e a capacidade de engajamento no jogo de poder
simbólico que emerge das interações humanas. Para que aprendizes de língua e para
professores de língua surge como fundamental a reflexão sobre conceitos como o de
competência simbólica (KRAMSCH, 2006, 2011; KRAMSCH; WHITESIDE, 2008), sobre os meios
e os instrumentos através dos quais o jogo de poder é jogado e sobre ações desenvolvidas por
meio da linguagem que permitem ao indivíduo o reenquadramento do contexto e sua atuação
independente. Nesse contexto, partindo de perspectivas ainda emergentes na Linguística
Aplicada – como as teorias da Complexidade e do Caos e a Abordagem Ecológica, faz-se
necessária a reflexão sobre o desenvolvimento de LA (e sobre a própria língua materna) em
meio telemático ou não, a formação de professores de línguas para a liberdade dos alunos e
docentes em formação, tanto no que diz respeito aos materiais pedagógicos desenvolvidos
para a sala de aula, quanto às práticas de professores e alunos no ensino/aprendizagem e/ou
fora da escola.
Objetivo Geral
O objetivo principal do projeto é analisar, refletir e produzir subsídios teóricos sobre o
desenvolvimento linguístico e a formação de professores, no que tange ao desenvolvimento da
competência simbólica (KRAMSCH, 2006), ao provimento de affordances (VAN LIER, 2004) e às
práticas pedagógicas e à construção do conhecimento com ou sem ferramentas digitais.
Também é objetivo produzir conhecimento sobre as peculiaridades da produção de materiais
para a aprendizagem em meio telemático, analisando sistemas de autoria e discutindo (novas)
formas de elaboração e de utilização de atividades com as TICs. O trabalho investigativo terá
suporte teórico no paradigma da Complexidade – Pensamento Complexo, Teoria do Caos
(MORIN, 1995) – na abordagem ecológica (VAN LIER, 2004), no conceito de Bildung
(HUMBOLDT, 2000) e em conceitos ligados à Ciência da Computação e ao Design, como a
Usabilidade (NIELSEN, 1994) e a Usabilidade Pedagógica (VETROMILLE-CASTRO, 2003). As
ações desenvolvidas envolverão alunos de graduação, o que propiciará aos estudantes contato
com o trabalho de pesquisa, o qual deve fazer parte de sua formação profissional e é, portanto,
objetivo do projeto. Pretende-se, ainda, desenvolver ações com alunos da pós-graduação
stricto sensu, sejam do PPGL, sejam de instituições parceiras. Dentre as metas, estão
a oferta de disciplina no curso de Letras (graduação e pós-graduação). Também é meta do projeto a participação em congressos e salões de iniciação científica, tanto por parte dos professores quanto dos alunos pesquisadores, com vistas à divulgação do trabalho de pesquisa. Da mesma forma, é prevista a
submissão de artigos científicos a periódicos de referência, dando visibilidade à pesquisa
desenvolvida na instituição.
desenvolvimento linguístico e a formação de professores, no que tange ao desenvolvimento da
competência simbólica (KRAMSCH, 2006), ao provimento de affordances (VAN LIER, 2004) e às
práticas pedagógicas e à construção do conhecimento com ou sem ferramentas digitais.
Também é objetivo produzir conhecimento sobre as peculiaridades da produção de materiais
para a aprendizagem em meio telemático, analisando sistemas de autoria e discutindo (novas)
formas de elaboração e de utilização de atividades com as TICs. O trabalho investigativo terá
suporte teórico no paradigma da Complexidade – Pensamento Complexo, Teoria do Caos
(MORIN, 1995) – na abordagem ecológica (VAN LIER, 2004), no conceito de Bildung
(HUMBOLDT, 2000) e em conceitos ligados à Ciência da Computação e ao Design, como a
Usabilidade (NIELSEN, 1994) e a Usabilidade Pedagógica (VETROMILLE-CASTRO, 2003). As
ações desenvolvidas envolverão alunos de graduação, o que propiciará aos estudantes contato
com o trabalho de pesquisa, o qual deve fazer parte de sua formação profissional e é, portanto,
objetivo do projeto. Pretende-se, ainda, desenvolver ações com alunos da pós-graduação
stricto sensu, sejam do PPGL, sejam de instituições parceiras. Dentre as metas, estão
a oferta de disciplina no curso de Letras (graduação e pós-graduação). Também é meta do projeto a participação em congressos e salões de iniciação científica, tanto por parte dos professores quanto dos alunos pesquisadores, com vistas à divulgação do trabalho de pesquisa. Da mesma forma, é prevista a
submissão de artigos científicos a periódicos de referência, dando visibilidade à pesquisa
desenvolvida na instituição.