Nome do Projeto
				Perfil de ingresso, pontos de bifurcação  na trajetória e desfiliação do ingresso na Universidade
				
								Ênfase
				Pesquisa
				
								Data inicial - Data final
				21/06/2020 - 30/12/2023
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Humanas				
				
				
								Resumo
				Esse projeto tem como objetivo realizar um estudo comparado sobre as trajetórias de ingressantes, permanência e abandono de estudantes na UFPel em um contexto mais amplo de formulação e implementação de políticas de democratização da educação superior no Brasil. 
O nosso enfoque considera: 1) o conjunto de eventos (atividades acadêmicas) que cada estudante  experimenta na sua relação com a instituição universitária desde o seu primeiro ingresso (inscrição/ matrícula) na educação superior; 2) a identicação dos pontos de bifurcação a partir dos quais os atores fazem escolhas e mudam  o curso da sua trajetória. Nossa hipótese mais geral é de que  os pontos de bifurcação são distintos para diferentes áreas do conhecimento/cursos dadas as suas características próprias, o que precisa ser descrito e comparado, verificando se existem relações entre o perfil acadêmico dos estudantes e  as experiências vivenciadas  no contexto em que se produzem.
				
				
				
			Objetivo Geral
Identificar os diferentes perfis dos estudantes da UFPel.
Analisar a trajetória dos estudantes em perspectiva comparada por grandes áreas do conhecimento e/ou cursos.
						Analisar a trajetória dos estudantes em perspectiva comparada por grandes áreas do conhecimento e/ou cursos.
Justificativa
Nas ultimas décadas, as políticas de democratização da educação superior tem estado na agenda de governos e ministérios com destaque para o Brasil durante os governos Lula e Dilma. Do ponto de vista temporal  nos concentraremos na análise do perfil e trajetória dos estudantes da UFPel a partir de 2013, sem pretender com isso fazer inferências causais sobre as mudanças ou continuidades, no que diz respeito a gerações anteriores de ingressantes. 
						Metodologia
Adota-se uma estratégia metodológica mista, aonde se trabalha com métodos estatísticos a partir de registros institucionais  de inscrição, perfil e atuação acadêmica dos estudantes, bem como com a aplicação de técnicas de análise documental e entrevistas com o objetivo de descrever as principais características e programas desenvolvidos pela institução  voltadas para a democractização e a inclusão dos estudantes.  
						Indicadores, Metas e Resultados
Conformar uma base de dados sólida do perfil dos inscritos/matrículados na UFPel.
Identificar os principais pontos de bifurcação na trajetória acadêmica dos estudantes e a sua relação com o perfil dos estudantes, estrutura e caracterização dos cursos.
						Identificar os principais pontos de bifurcação na trajetória acadêmica dos estudantes e a sua relação com o perfil dos estudantes, estrutura e caracterização dos cursos.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| DANIELLY JARDIM MILANO | |||
| DIEGO VIEIRA SILVEIRA | |||
| JENNIFER AZAMBUJA DE MORAIS | |||
| PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHA | 4 | ||
| RAISSA DA ROSA MARQUES | |||
| RAQUEL PERES MACÊDO | |||
| ROMERIO JAIR KUNRATH | 4 | ||
| TAYANE MACHADO GOMES LIMA | |||
| THAÍS CARVALHO MAGALHÃES BASTOS |