Nome do Projeto
Perfil de ingresso, pontos de bifurcação na trajetória e desfiliação do ingresso na Universidade
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/06/2020 - 30/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Esse projeto tem como objetivo realizar um estudo comparado sobre as trajetórias de ingressantes, permanência e abandono de estudantes na UFPel em um contexto mais amplo de formulação e implementação de políticas de democratização da educação superior no Brasil. O nosso enfoque considera: 1) o conjunto de eventos (atividades acadêmicas) que cada estudante experimenta na sua relação com a instituição universitária desde o seu primeiro ingresso (inscrição/ matrícula) na educação superior; 2) a identicação dos pontos de bifurcação a partir dos quais os atores fazem escolhas e mudam o curso da sua trajetória. Nossa hipótese mais geral é de que os pontos de bifurcação são distintos para diferentes áreas do conhecimento/cursos dadas as suas características próprias, o que precisa ser descrito e comparado, verificando se existem relações entre o perfil acadêmico dos estudantes e as experiências vivenciadas no contexto em que se produzem.

Objetivo Geral

Identificar os diferentes perfis dos estudantes da UFPel.
Analisar a trajetória dos estudantes em perspectiva comparada por grandes áreas do conhecimento e/ou cursos.

Justificativa

Nas ultimas décadas, as políticas de democratização da educação superior tem estado na agenda de governos e ministérios com destaque para o Brasil durante os governos Lula e Dilma. Do ponto de vista temporal nos concentraremos na análise do perfil e trajetória dos estudantes da UFPel a partir de 2013, sem pretender com isso fazer inferências causais sobre as mudanças ou continuidades, no que diz respeito a gerações anteriores de ingressantes.

Metodologia

Adota-se uma estratégia metodológica mista, aonde se trabalha com métodos estatísticos a partir de registros institucionais de inscrição, perfil e atuação acadêmica dos estudantes, bem como com a aplicação de técnicas de análise documental e entrevistas com o objetivo de descrever as principais características e programas desenvolvidos pela institução voltadas para a democractização e a inclusão dos estudantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Conformar uma base de dados sólida do perfil dos inscritos/matrículados na UFPel.
Identificar os principais pontos de bifurcação na trajetória acadêmica dos estudantes e a sua relação com o perfil dos estudantes, estrutura e caracterização dos cursos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELLY JARDIM MILANO
Diego Vieira Silveira
JENNIFER AZAMBUJA DE MORAIS
PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHA4
RAISSA DA ROSA MARQUES
RAQUEL PERES MACÊDO
ROMERIO JAIR KUNRATH4
TAYANE MACHADO GOMES LIMA
THAIS CARVALHO MAGALHAES BASTOS

Página gerada em 25/04/2024 18:41:41 (consulta levou 0.139194s)