Nome do Projeto
Perfil de ingresso, pontos de bifurcação na trajetória e desfiliação do ingresso na Universidade
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/06/2020 - 30/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Esse projeto tem como objetivo realizar um estudo comparado sobre as trajetórias de ingressantes, permanência e abandono de estudantes na UFPel em um contexto mais amplo de formulação e implementação de políticas de democratização da educação superior no Brasil.
O nosso enfoque considera: 1) o conjunto de eventos (atividades acadêmicas) que cada estudante experimenta na sua relação com a instituição universitária desde o seu primeiro ingresso (inscrição/ matrícula) na educação superior; 2) a identicação dos pontos de bifurcação a partir dos quais os atores fazem escolhas e mudam o curso da sua trajetória. Nossa hipótese mais geral é de que os pontos de bifurcação são distintos para diferentes áreas do conhecimento/cursos dadas as suas características próprias, o que precisa ser descrito e comparado, verificando se existem relações entre o perfil acadêmico dos estudantes e as experiências vivenciadas no contexto em que se produzem.
Objetivo Geral
Identificar os diferentes perfis dos estudantes da UFPel.
Analisar a trajetória dos estudantes em perspectiva comparada por grandes áreas do conhecimento e/ou cursos.
Analisar a trajetória dos estudantes em perspectiva comparada por grandes áreas do conhecimento e/ou cursos.
Justificativa
Nas ultimas décadas, as políticas de democratização da educação superior tem estado na agenda de governos e ministérios com destaque para o Brasil durante os governos Lula e Dilma. Do ponto de vista temporal nos concentraremos na análise do perfil e trajetória dos estudantes da UFPel a partir de 2013, sem pretender com isso fazer inferências causais sobre as mudanças ou continuidades, no que diz respeito a gerações anteriores de ingressantes.
Metodologia
Adota-se uma estratégia metodológica mista, aonde se trabalha com métodos estatísticos a partir de registros institucionais de inscrição, perfil e atuação acadêmica dos estudantes, bem como com a aplicação de técnicas de análise documental e entrevistas com o objetivo de descrever as principais características e programas desenvolvidos pela institução voltadas para a democractização e a inclusão dos estudantes.
Indicadores, Metas e Resultados
Conformar uma base de dados sólida do perfil dos inscritos/matrículados na UFPel.
Identificar os principais pontos de bifurcação na trajetória acadêmica dos estudantes e a sua relação com o perfil dos estudantes, estrutura e caracterização dos cursos.
Identificar os principais pontos de bifurcação na trajetória acadêmica dos estudantes e a sua relação com o perfil dos estudantes, estrutura e caracterização dos cursos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIELLY JARDIM MILANO | |||
Diego Vieira Silveira | |||
JENNIFER AZAMBUJA DE MORAIS | |||
PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHA | 4 | ||
RAISSA DA ROSA MARQUES | |||
RAQUEL PERES MACÊDO | |||
ROMERIO JAIR KUNRATH | 4 | ||
TAYANE MACHADO GOMES LIMA | |||
THAIS CARVALHO MAGALHAES BASTOS |