Nome do Projeto
Perfil de ingresso, pontos de bifurcação na trajetória e desfiliação do ingresso na Universidade
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/06/2020 - 30/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Esse projeto tem como objetivo realizar um estudo comparado sobre as trajetórias de ingressantes, permanência e abandono de estudantes na UFPel em um contexto mais amplo de formulação e implementação de políticas de democratização da educação superior no Brasil.
O nosso enfoque considera: 1) o conjunto de eventos (atividades acadêmicas) que cada estudante experimenta na sua relação com a instituição universitária desde o seu primeiro ingresso (inscrição/ matrícula) na educação superior; 2) a identicação dos pontos de bifurcação a partir dos quais os atores fazem escolhas e mudam o curso da sua trajetória. Nossa hipótese mais geral é de que os pontos de bifurcação são distintos para diferentes áreas do conhecimento/cursos dadas as suas características próprias, o que precisa ser descrito e comparado, verificando se existem relações entre o perfil acadêmico dos estudantes e as experiências vivenciadas no contexto em que se produzem.
Objetivo Geral
Identificar os diferentes perfis dos estudantes da UFPel.
Analisar a trajetória dos estudantes em perspectiva comparada por grandes áreas do conhecimento e/ou cursos.
Analisar a trajetória dos estudantes em perspectiva comparada por grandes áreas do conhecimento e/ou cursos.