Nome do Projeto
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 14/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Aborda as principais Teorias de Enfermagem para fomentar a Sistematização da Assistência ao Adulto hospitalizado e sua família, apresentando e caracterizando as etapas que constituem o Processo de Enfermagem (Levantamento ou coleta de dados; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento da intervenção ou prescrição de enfermagem; Implementação ou execução da intervenção; Avaliação dos resultados ou evolução de enfermagem). Possibilita ao aluno a leitura e reflexão de artigos científicos com discussão em grupo por webconferência, além do desenvolvimento de exercícios em formato de caso clínico com tutoria de um facilitador.

Objetivo Geral

Possibilitar ao estudante a discussão e reflexão acerca das Teorias de Enfermagem e da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao Adulto hospitalizado e sua família.

Justificativa

Fortalecer o aprendizado dos acadêmicos acerca da SAE, sendo este um tema que perpassa todos os cenários de atuação do componente Unidade do Cuidado de Enfermagem IV Adulto e Família. Minicurso ofertado devido à pandemia por coronavírus em 2020/1.

Metodologia

Seminários expositivo-dialogados em salas de webconferência, elaboração e execução de exercícios e estudos dirigidos, tutorias para reforço e esclarecimento de dúvidas.
LEITURA E DISCUSSÃO DE ARTIGOS – serão disponibilizados previamente no AVA artigos que complementam a aula expositiva e que possibilitem ao aluno reflexão e articulação dos temas abordados com a literatura científica atualizada, sendo que ele deve apropriar-se, e, conforme a dinâmica de aula virtual, se possível colocar para os demais suas percepções, fomentando discussão em grupo (5grupos).

TUTORIA PARA REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS – Cada docente ficará responsável por tutoriar um grupo de alunos (5 grupos), através de plataforma virtual, reforçando conteúdos e esclarecendo dúvidas sobre atividades previamente disponibilizadas no AVA, correspondentes aos temas estudados.

ESTUDO DIRIGIDO/CASO CLÍNICO – Será disponibilizado aos estudantes casos clínicos e a partir destes, desenvolvido aprofundamento teórico que fomentará discussão no grupo online, permeando a Sistematização da Assistência de Enfermagem ao adulto hospitalizado e sua família.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se que os acadêmicos sintam-se melhor preparados para o cuidado dos pacientes e de suas famílias na prática hospitalar, utilizando o Processo de Enfermagem como instrumento. Sendo assim, espera-se que 90% da turma do componente Unidade do Cuidado de Enfermagem IV-Adulto e Família A efetue a matrícula no minicurso, considerando a dificuldade de acesso à internet e outros fatores que possam dificultar a adesão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA BARTH GOMES
AMANDA VALÉRIO NEVES
BRENDA HENZ AMARAL
CHAIANY MIKAELA BILHALVA BICA
DIOGO HENRIQUE TAVARES14
EMILY FERNANDA DE ALMEIDA KLAFKE
FRANCIELE ROBERTA CORDEIRO14
FRANCINE NUNES FERREIRA
HADLER PEREIRA DE SOUZA
HELENA DOS SANTOS CARDOSO
HELLOREN JANNETTI OGNIBINE
JENNIFER ZANINI MORAES
JESON ELIAS CHAVES CALERO
JULIANA APARECIDA BENITES CONCEICAO
JULIANA SANTOS DOS SANTOS
JÉSSICA SIQUEIRA PERBONI14
KARINE FARIAS BRUM
LISIANE DA CUNHA MARTINS DA SILVA
MARIA CÂNDIDA PADILHA FERNANDES PEREIRA
MARIANA FONSECA LAROQUE18
MARTINA MÜLLING PRIETSCH
MIRIAN QUÊNIA COSTA DA ROSA
RAPHAELA FARIAS FERREIRA
ROBERTA DE MELLO FERREIRA
ROSEANE CASTRO DA ROSA
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ14
THIAGO OTT MACEDO
VITÓRIA PERES TREPTOW
Vitória Ribeiro Schiavon
WENDEL FARIAS RODRIGUES
YANE VARELA DOMINGUES

Página gerada em 24/04/2024 08:52:37 (consulta levou 0.205053s)