Nome do Projeto
A química na Engenharia de Materiais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 31/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Projeto que visa mostrar aos estudantes do 3º ano do ensino médio que a Engenharia de Materiais não é só feita de números, mas também de muita Química. Utilizando-se de ferramentas como oficinas, palestras e mostras, os estudantes do 2º, 3º e 4º anos do curso de Engenharia de Materiais irão as escolas públicas e privadas apresentar a química envolvida em cada tipo de material presente no mundo. Demonstrando e explicando a relação íntima da química com a Engenharia de Materiais.

Objetivo Geral

Ir às escolas proferir palestras para divulgar conceitos de ciência dos materiais, engenharia de materiais e nanotecnologia e muita química. Os alunos do ensino básico podem, assim, compreender como essas áreas do conhecimento estão presentes em seu cotidiano.

Justificativa

Auxiliar os estudantes do ensino médio a entender melhor os pontos importantes de um curso superior e principalmente o curso de engenharia de materiais. Mostrar para os estudantes do ensino médio a relação das ciências básicas, principalmente química vista no ensino médio com a química do curso de engenharia de Materiais.

Metodologia

A metodologia do projeto visa a realização de palestras e oficinas nas escolas públicas e privadas. Para garantir que os temas se tornem mais compreensíveis, serão desenvolvidos kits didáticos para dar suporte às palestras. Com o objetivo de despertar o interesse por meio da tecnologia, os kits são construídos a partir de conceitos das ciências básicas que os alunos estudam nas salas de aula, nas disciplinas de química.

O projeto será dividido em 2 etapas.
1 etapa: os estudantes que fizerem parte do projeto se dividiram em grupos de 5. Estes estudantes, junto com os docentes envolvidos no projeto, montaram uma oficina de química dos materiais.
Serão montados kits de diferentes materiais, cerâmica, polímeros, compósitos e metais.
2 etapa:
Em uma 2 etapa, os estudantes levam os kits para as turmas do 3 ano das escolas públicas e privadas e apresentam os kits e a relação deles com o curso de Engenharia de Materiais.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas:
- Atingir o máximo de estudantes do ensino médio com os assuntos abordados no projeto;
- Mostrar para os estudantes do ensino médio que o curso de Engenharia de Materiais está muito relacionado com o dia a dia das pessoas.
Resultados Esperados:
- Mostrar aos estudantes do ensino médio conceitos básicos do curso da Engenharia de Materiais;
- Mostrar para os alunos do ensino básico podem, assim, compreender como essas áreas do conhecimento estão presentes em seu cotidiano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DANTAS DE OLIVEIRA1
CAMILA PRIETTO VILLANOVA
CRISTIANE WIENKE RAUBACH1
EDUARDA VITORIA MORAIS
GIOVANNI MIKAEL NOGUERA FABRA
JULIANA ZANOL1
MARCOS VINICIUS SANTOS DIAS CRAVITO
MATEUS MENEGHETTI FERRER1
NEFTALI LENIN VILLARREAL CARRENO2
SERGIO DA SILVA CAVA1
VINICIUS PEREIRA DIAS

Página gerada em 25/04/2024 06:32:44 (consulta levou 0.176297s)