Nome do Projeto
O universo de sentidos nos textos jornalísticos sobre cinema de Luiz Carlos Merten
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Esta pesquisa dá continuidade ao estudo que foi realizado inicialmente durante o estágio de pós-doutoramento nos Estados Unidos, no período de 15 de março de 2018 a 15 de março de 2019, com o objetivo de analisar semioticamente e do ponto de vista retórico as reportagens jornalísticas sobre filmes nacionais do autor Luiz Carlos Merten, entre os anos de 2018 e 2019, no jornal O Estado de S. Paulo. Entre os anos de 2018 e 2020, resultou na produção de artigos apresentados na IV e V Jornadas dos Grupos de Pesquisa em Semiótica, no XIV e XV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, no 41º e no 42º Congressos Brasileiro de Ciências da Comunicação e no VII Colóquio Binacional de Ciências da Comunicação - Brasil/Estados Unidos. Todos os artigos foram publicados nos anais correspondentes aos eventos. Três artigos foram publicados como artigos de livros. Seria apresentado um artigo na conferência da Rhetoric Society of America no ano de 2020, nos Estados Unidos, mas o evento foi cancelado em decorrência da Pandemia do Coronavírus. No corpus de análise, ainda faltam ser analisados vários textos relativos aos principais lançamentos da cinematografia nacional no período escolhido.

Objetivo Geral

Estudo de textos jornalísticos sobre o cinema nacional através de uma metodologia semiótica, observando os procedimentos retóricos do autor jornalista, considerando aspectos do jornalismo cultural, cultura cinematográfica, práticas jornalísticas e formas de relacionamento com o público leitor inerente a esta forma de produção.

Justificativa

A pesquisa poderá contribuir com as disciplinas de Semiótica, Estética e Teoria da Imagem e Jornalismo Cultural do curso de Bacharelado emJornalismo. Está associada ao projeto de Extensão Site Arte no Sul.
Durante a estada do pesquisador nos Estados Unidos, os primeiros resultados da pesquisa foram avaliados positivamente. Foi sugerido pelos supervisores Jeremiah Dyehouse e Vincent Colapietro, da Universidade de Rhode Island, a continuidade da pesquisa voltada exclusivamente para a observação de textos publicados sobre o cinema brasileiro. Deverá ser analisada semioticamente a divulgação da produção cinematográfica brasileira recente e suas relações com o contexto sociopolítico da atualidade.
Ainda há muitos textos a serem analisados de forma a estabelecer uma boa abordagem semiótica da produção do jornalista Luiz Carlos Merten sobre os filmes brasileiros apresentados nas salas de cinema no período escolhido. A proposta é produzir uma síntese da produção cinematográfica e sua abordagem retórica no contexto jornalístico, em uma análise de perspectiva semiótica.

Metodologia

Os textos do jornalista Luiz Carlos Merten sobre filmes brasileiros serão analisados no período entre os anos de 2018 e 2019. Os textos são observados como elaboração de signos relativos aos contextos jornalístico e cinematográfico de forma a produzir sentidos para o público leitor brasileiro. São observados quais são os procedimentos retóricos do autor, levando em conta os signos presentes em seus textos e as possíveis
ações sígnicas geradas a partir deles. O trabalho visa também compreender através dos textos publicados a produção cinematográfica brasileira de maior evidência no período escolhido e sua relação com o contexto histórico.

Indicadores, Metas e Resultados

Compreensão das lógicas de produção do jornalismo sobre cinema.
Observação e análise do período histórico da produção cinematográfica brasileira estudada.
Contribuir para os estudos de jornalismo cultural e semiótica com a observação desta produção jornalística e a reflexão teórica correlacionada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GILMAR ADOLFO HERMES12

Página gerada em 25/04/2024 17:26:19 (consulta levou 0.132457s)