Nome do Projeto
Práticas de Ensino do Piano
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto de Pesquisa insere-se na linha de pesquisa Ensino de Piano: formação e práticas grupo GEPEIM (Grupo de Estudos em Práticas de Ensino de Instrumento Musical) A presente pesquisa abordará questões inerentes ao ensino do piano no Brasil, procurando apontar novas perspectivas que estejam de acordo com a realidade do mercado de trabalho a ser encontrado pelos egressos dos cursos de música. Reforça-se assim o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão. Tem como objetivo principal encontrar subsidios para consolidar a importância do preparo pedagógico do professor de piano para uma efetiva atuação no mercado de trabalho. A metodologia de trabalho perpassa levantamento bibliográfico e elaboração de estratégias de ação no projeto de Extensão Oficina de Música: Piano. Esperamos que esta pesquisa contribua para o campo da divulgação, consolidação e reformulação das práticas de ensino de piano no Brasil. Pretende-se que o compartilhamento de resultados seja por meio de artigos, comunicações em congressos e outras formas de produção bibliográfica, guardando sempre um viés prático.

Objetivo Geral

Considerando a necessidade de desenvolvimento de práticas de ensino vinculadas diretamente aos
instrumentos de teclado, o objetivo central da pesquisa é consolidar a importância do preparo
pedagógico do professor de piano para uma efetiva atuação no mercado de trabalho.

Justificativa

É latente o empirismo que ronda as práticas de ensino dos instrumentos musicais. No senso comum ainda acredita-se que quem sabe tocar sabe dar aula. O contrário também aparece no senso comum, ou seja, está subentendido que quem sabe dar aula, conhece o assunto que ministra. É, portanto, através de pesquisas no campo da pedagogia do instrumento que se têm procurado desmistificar essa crença. Até o presente momento, os trabalhos publicados colocam o pesquisador como observador e não como agente transformador da realidade. Mediante esta constatação fica o questionamento a respeito das estratégias para que esta realidade seja mudada e quais seriam as possíveis maneiras que cursos de graduação atuem no sentido de preparar o futuro professor de piano para uma atuação que não seja norteada somente por ‘tentativa e erro’.

Metodologia

Como metodologia de trabalho, utilizaremos os seguintes procedimentos:
1. Revisão bibliográfica sobre as pedagogia do piano em publicações especializadas.
2. Levantamento dos materiais publicados/disponibilizados no Brasil e em português
3. Seleção de obras para estudo interpretativo, incluindo aquelas a serem trabalhadas por um grupo de discentes.
4. Elaboração de um diário de processos de estudos.
5. Realização de workshops em outras Instituições Parceiras
6. Interação com outros especialistas em pedagogias do piano
7. Aplicação das estratégias de ensino no projeto de Extensão Oficina de Piano UFPel
8. Elaboração de artigos e materiais didáticos (partituras, jogos, etc)

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores de Progresso:
• Ter realizado o levantamento de materiais disponíveis no Brasil e organização de banco de dados.
• Sistematização de propostas pedagógicas para o conhecimento e utilização dos recursos para as aulas de piano.
• Realização de master-classes, workshops e oficinas direcionadas a pianistas e professores de piano
• Sistematização de estratégias de estudo específicas do repertório selecionado.
• Elaboração de artigos sobre os resultados da pesquisa em práticas interpretativas no repertório selecionado.

Indicadores de resultados ao final do projeto:
• Organização de banco de textos e dados a respeito da pedagogia do piano
• Trabalhos apresentados em congressos, simpósios e similares.
• Recitais, workshops e oficinas realizados com este repertório didático.
• Organização e catalogação do acervo de materiais e jogos para uso no projeto de Extensão Oficina de Música: Piano

Repercussão e/ou impactos dos resultados:
• Esperamos que esta pesquisa contribua para a divulgação, consolidação e reformulação das práticas de ensino de piano no Brasil.
• Divulgação dos resultados da pesquisa por meio de artigos, comunicações em congressos e outras formas de produção bibliográfica, com um viés prático.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUILHERME TRAVAGLI RAMOS
ISABEL BONAT HIRSCH
LETÍCIA AMARAL LOURO
MAUREN LIEBICH FREY RODRIGUES8
RAFAEL GARCIA BORGES

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