Nome do Projeto
Avaliação do conhecimento sobre cirurgia ginecológica entre alunos do curso de medicina da UFPEL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
o estudo visa coletar informações sobre o conhecimento dos alunos sobre cuidados em segurança, indicações, contraindicações e técnicas adequadas para o bom desempenho em ambiente cirúrgico em pacientes ginecológicas e obstétricas. A forma de coleta de dados acontecerá utilizando um formulário eletrônico e a análise será comparada em dois momentos: antes e depois da oferta de uma disciplina optativa online. A coleta de respostas por formulário eletrônico facilita o acesso mesmo aos estudantes que retornaram para seus locais de domicílio, respeitando o isolamento social preconizado em nossa instituição.

Objetivo Geral

Avaliar o conhecimento dos alunos do curso de medicina e dos médicos residentes do programa de residência médica em obstetrícia e ginecologia da UFPEL, sobre procedimentos em cirurgia ginecológica;
Avaliar conhecimento sobre uso de equipamentos de proteção individual;
Avaliar conhecimento sobre indicações , contraindicações e complicações das cirurgias ginecológicas;
Testar o conhecimento sobre a necessidade termos de consentimento livres e esclarecidos, por parte das pacientes;

Justificativa

A proposta desta pesquisa é conhecer com maior profundidade sobre como estão os conhecimentos básicos dos alunos sobre as cirurgias ginecológicas. Esta voltada para alunos dos internatos curriculares e extracurriculares em medicina, e até mesmo para os médicos residentes ingressantes na especialidade, visando resgatar os conhecimentos de anatomia e fisiologia para realizar suturas simples, por exemplo uma episiotomia, ou mesmo na abertura dos planos da parede abdominal nas cesarianas. Também será avaliado conhecimento sobre cirurgia minimamente invasiva e em endoscopia ginecológica, onde a forma de olhar para as incisões precisa ser modificada, mas o conhecimento da anatomia topográfica precisa ser amplo e preciso.
A busca de informações de forma eletrônica faz parte da nova realidade de interação no Brasil e no mundo.
A coleta de respostas por formulário eletrônico facilita o acesso mesmo aos estudantes que retornaram para seus locais de domicílio , respeitando o isolamento social preconizado em nossa instituição.

Metodologia

Será enviado um link do questionário por mensagem eletrônica, utilizando a ferramenta Google Forms.
As respostas serão tabuladas utilizando a planilha Excel.
Todos os alunos serão convidados a participar de uma disciplina optativa, com seis semanas de duração. Ao final do período da disciplina, um novo link será enviado a todos os alunos, tanto aos participantes quanto aos que não se inscreveram nessa disciplina optativa.
As informações do questionário inicial e final serão comparadas.
Será elaborado um artigo científico com as informações coletadas

Indicadores, Metas e Resultados

Serão tabulados os conhecimentos sobre os assuntos questionados e entre os dois inquéritos será oferecida uma disciplina optativa, na modalidade online, para fornecer conhecimentos básicos e estratégias de buscas de maiores conhecimentos sobre toda a rotina que envolve a indicação , execução e acompanhamento das mulheres submetidas a cirurgias ginecológicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE MESSIAS MENDES FILHO
CELENE MARIA LONGO DA SILVA2
ROSSANA PEREIRA DA CONCEIÇÃO
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA2
THALES MOURA DE ASSIS
WISLEY FELIPE DE MORAES

Página gerada em 26/04/2024 05:06:58 (consulta levou 0.133262s)