Nome do Projeto
Cartografias Esportivas: Problematizando as singularidades de algumas práticas esportivas modernas.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Principalmente a partir do século XX o Esporte Moderno constituiu-se em uma referência cultural que interpela e cosntitui o sujeito moderno. Assim, essa pesquisa propõem-se a diagnosticar, a análisar e a problematizar marcas socioculturais produzidas e reproduzidas por determinadas modalidades. esportivas. O estudo interessa-se tanto por modalidades modernas clássicas que emergiram no século XIX como, por exemplo, o futebol moderno e também por modalidade esportivas que estão emergindo no século XX e XXI, como é o caso, por exemplo, do Surfe e do Fisiculturismo .
Objetivo Geral
Problematizar, analizar e diagnósticar práticas esportivas modernas e pós-modernas.
Justificativa
A relevância de pesquisar e estudar o Esporte Moderno e Pós-moderno, no sentido de um maior conhecimento dos efeitos socioculturais das diferentes práticas e modalidades esportivas, nos diferentes contextos geo-culturais é um fato que foi pontuado e salientado por vários autores contemporanêons de reconhecimento internacionais, como: ELIAS, N. (1992); BOURDIEU, P. (19883) e MARC AUGÈ (199).
Metodologia
A pesquisa ancora-se em pressupostos epistemlógicos das ciências humanas . O desenvolvimento do
projeto pressupõem o uso das lógicas metodológicas oriundas de diferentes metodologias qualitativas, Principalmente da : Analise de discurso; Etnografia, e de pesquisas históricas. Para essas metodologias, principios epistemológicos e cientificos como o da verificabilidade e o da reprodutibilidade, se ajustam as condições de possilidades, específicos das Ciências Humanas conforme assinalam autores como : Michel Foucualt: " As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências Humanas. (1999); Pierre Bourdeu : Os usos socias da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico, (1997); Hilton Japiassu; Introdução
ás ciências humanas, (1994). Antônio Montenegro. História, metodologia, memória. (2010).
projeto pressupõem o uso das lógicas metodológicas oriundas de diferentes metodologias qualitativas, Principalmente da : Analise de discurso; Etnografia, e de pesquisas históricas. Para essas metodologias, principios epistemológicos e cientificos como o da verificabilidade e o da reprodutibilidade, se ajustam as condições de possilidades, específicos das Ciências Humanas conforme assinalam autores como : Michel Foucualt: " As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências Humanas. (1999); Pierre Bourdeu : Os usos socias da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico, (1997); Hilton Japiassu; Introdução
ás ciências humanas, (1994). Antônio Montenegro. História, metodologia, memória. (2010).
Indicadores, Metas e Resultados
- Apresentação do resultado da pesquisa em eventos acadêmicos, regionais, nacionais e internacionais da Educação Física, e de áreas afins.
- Produzir 3 artigos acadêmicos para ser submetidos a periódicos acadêmicos da Educação Física e de outras áreas das Ciências Humanas.
- Produzir 3 artigos acadêmicos para ser submetidos a periódicos acadêmicos da Educação Física e de outras áreas das Ciências Humanas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNA ESCOBAR DA SILVA | |||
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ | |||
DANIEL VIDINHA DA SILVA | |||
IASMIM LEGUISSANO DOS SANTOS | |||
LAYLA BUENO RAMIRES | |||
LUIZ CARLOS RIGO | 10 |