Nome do Projeto
Cartografias Esportivas: Problematizando as singularidades de algumas práticas esportivas modernas.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Principalmente a partir do século XX o Esporte Moderno constituiu-se em uma referência cultural que interpela e cosntitui o sujeito moderno. Assim, essa pesquisa propõem-se a diagnosticar, a análisar e a problematizar marcas socioculturais produzidas e reproduzidas por determinadas modalidades. esportivas. O estudo interessa-se tanto por modalidades modernas clássicas que emergiram no século XIX como, por exemplo, o futebol moderno e também por modalidade esportivas que estão emergindo no século XX e XXI, como é o caso, por exemplo, do Surfe e do Fisiculturismo .

Objetivo Geral

Problematizar, analizar e diagnósticar práticas esportivas modernas e pós-modernas.

Justificativa

A relevância de pesquisar e estudar o Esporte Moderno e Pós-moderno, no sentido de um maior conhecimento dos efeitos socioculturais das diferentes práticas e modalidades esportivas, nos diferentes contextos geo-culturais é um fato que foi pontuado e salientado por vários autores contemporanêons de reconhecimento internacionais, como: ELIAS, N. (1992); BOURDIEU, P. (19883) e MARC AUGÈ (199).

Metodologia

A pesquisa ancora-se em pressupostos epistemlógicos das ciências humanas . O desenvolvimento do
projeto pressupõem o uso das lógicas metodológicas oriundas de diferentes metodologias qualitativas, Principalmente da : Analise de discurso; Etnografia, e de pesquisas históricas. Para essas metodologias, principios epistemológicos e cientificos como o da verificabilidade e o da reprodutibilidade, se ajustam as condições de possilidades, específicos das Ciências Humanas conforme assinalam autores como : Michel Foucualt: " As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências Humanas. (1999); Pierre Bourdeu : Os usos socias da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico, (1997); Hilton Japiassu; Introdução
ás ciências humanas, (1994). Antônio Montenegro. História, metodologia, memória. (2010).

Indicadores, Metas e Resultados

- Apresentação do resultado da pesquisa em eventos acadêmicos, regionais, nacionais e internacionais da Educação Física, e de áreas afins.

- Produzir 3 artigos acadêmicos para ser submetidos a periódicos acadêmicos da Educação Física e de outras áreas das Ciências Humanas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA ESCOBAR DA SILVA
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ
DANIEL VIDINHA DA SILVA
IASMIM LEGUISSANO DOS SANTOS
LAYLA BUENO RAMIRES
LUIZ CARLOS RIGO10

Página gerada em 24/04/2024 21:05:35 (consulta levou 0.130077s)