Nome do Projeto
Design de Jogos e de Personagens no Imaginário da Cultura Pop
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/07/2020 - 06/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Com os avanços tecnológicos, há a necessidade de aproximação com as ferramentas de comunicação digital e reavaliação da forma de lecionar a partir do isolamento gerado com a crise devido ao COVID-19, esse projeto surge como uma forma de repensar o ensino das disciplinas Design de Personagens e Jogos, ampliando sua abrangência com ações de extensão via digital e gerando pesquisa a partir de então. Mais do que nunca, percebemos que a relevância da cultura no dia a dia e cabe a nós, designers, artistas, agentes culturais, a produção e disseminação desse imaginário de forma crítica e responsável. Aliando os esforços realizados nas disciplinas, trabalhos de conclusão de curso e demais discentes interessados, pretende-se produzir conteúdo online ao vivo e gravado acercas das temáticas e disponibilizar à comunidade via plataforma gratuita Twitch - específica da área. Desta forma, espera-se mostrar à comunidade a produção da Universidade, estimular os discentes a produção e coloca-los em contato com profissionais do mercado, gerando também estratégias de inserção e parcerias de pesquisa.

Objetivo Geral

Criar um canal para aulas, palestras, cursos, bate papos e afins via plataforma gratuita Twitch acerca da temática de Design de Jogos e de Personagens no Imaginário na Cultura Pop, a fim de democratizar o conhecimento disseminado na Universidade e estimular a produção discente nos âmbitos de ensino, extensão e pesquisa.

Justificativa

Com os avanços tecnológicos, há a necessidade de aproximação com as ferramentas de comunicação digital e reavaliação da forma de lecionar a partir do isolamento gerado com a crise devido ao COVID-19. As formas de interação mudam, portanto a de comunicação e apreensão do mundo também. A cultura e o entretenimento ganham espaço cada vez maior, tanto como forma de ludicidade quanto catarse e crítica. Sendo assim, é papel da academia atualizar-se nas formas de atuar junto à comunidade, sendo capaz de conversar horizontalmente e democraticamente. Portanto, a criação de um canal em plataforma específica para a área de Jogos e Design de Personagens dentro da Cultura Pop, dando conta de suas especificidades, além de original, é mostrar a Universidade aberta à comunidade, criar conteúdo para ela e atender suas demandas, além de produzir conhecimento científico acerca da área.

Metodologia

Como afirma Rubem Alves, "Educação é o processo pelo qual aprendemos uma forma de humanidade. E ele é mediado pela linguagem" (ALVES, 1994, p.19). Partindo desse pressuposto, o projeto multidisciplinar organiza-se da seguinte forma:
- conteúdo de ensino é previamente instigado nas disciplinas;
- proposição de aulas abertas na plataforma Twitch;
- captação de demanda da comunidade através do retorno as aulas abertas;
- discentes são instigados a produção dos próprios conteúdos;
- devolução à comunidade com a apresentação das streams dos conteúdos solicitados;
- geração de pesquisa a partir das produções.

Indicadores, Metas e Resultados

Primeiramente cabe salientar a originalidade da proposta. A realização de aulas abertas em plataformas específicas nessa área não é comum e é inexistente no Brasil. Com isso espera-se gerar visibilidade para a Universidade e engajar os discentes na produção de conteúdo e acesso aos produtores atuantes no mercado. Além disso, reforçar o pensamento crítico acerca da responsabilidade como produtores culturais.
Espera-se que se consiga realizar ao menos 2 lives por mês, gerando 2 publicações anuais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA CRUZ PENKALA DIAS1
DANIELA ALVES DE AZEVEDO
DAVID DORNELLES SANTANA DE MELO
MONICA LIMA DE FARIA5
SHERON ARAUJO SILVEIRA
TOBIAS TESSMANN MULLING1

Página gerada em 20/04/2024 10:40:07 (consulta levou 0.148847s)