Nome do Projeto
Design de Jogos e de Personagens no Imaginário da Cultura Pop
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/07/2020 - 06/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Com os avanços tecnológicos, há a necessidade de aproximação com as ferramentas de comunicação digital e reavaliação da forma de lecionar a partir do isolamento gerado com a crise devido ao COVID-19, esse projeto surge como uma forma de repensar o ensino das disciplinas Design de Personagens e Jogos, ampliando sua abrangência com ações de extensão via digital e gerando pesquisa a partir de então. Mais do que nunca, percebemos que a relevância da cultura no dia a dia e cabe a nós, designers, artistas, agentes culturais, a produção e disseminação desse imaginário de forma crítica e responsável. Aliando os esforços realizados nas disciplinas, trabalhos de conclusão de curso e demais discentes interessados, pretende-se produzir conteúdo online ao vivo e gravado acercas das temáticas e disponibilizar à comunidade via plataforma gratuita Twitch - específica da área. Desta forma, espera-se mostrar à comunidade a produção da Universidade, estimular os discentes a produção e coloca-los em contato com profissionais do mercado, gerando também estratégias de inserção e parcerias de pesquisa.
Objetivo Geral
Criar um canal para aulas, palestras, cursos, bate papos e afins via plataforma gratuita Twitch acerca da temática de Design de Jogos e de Personagens no Imaginário na Cultura Pop, a fim de democratizar o conhecimento disseminado na Universidade e estimular a produção discente nos âmbitos de ensino, extensão e pesquisa.
Justificativa
Com os avanços tecnológicos, há a necessidade de aproximação com as ferramentas de comunicação digital e reavaliação da forma de lecionar a partir do isolamento gerado com a crise devido ao COVID-19. As formas de interação mudam, portanto a de comunicação e apreensão do mundo também. A cultura e o entretenimento ganham espaço cada vez maior, tanto como forma de ludicidade quanto catarse e crítica. Sendo assim, é papel da academia atualizar-se nas formas de atuar junto à comunidade, sendo capaz de conversar horizontalmente e democraticamente. Portanto, a criação de um canal em plataforma específica para a área de Jogos e Design de Personagens dentro da Cultura Pop, dando conta de suas especificidades, além de original, é mostrar a Universidade aberta à comunidade, criar conteúdo para ela e atender suas demandas, além de produzir conhecimento científico acerca da área.
Metodologia
Como afirma Rubem Alves, "Educação é o processo pelo qual aprendemos uma forma de humanidade. E ele é mediado pela linguagem" (ALVES, 1994, p.19). Partindo desse pressuposto, o projeto multidisciplinar organiza-se da seguinte forma:
- conteúdo de ensino é previamente instigado nas disciplinas;
- proposição de aulas abertas na plataforma Twitch;
- captação de demanda da comunidade através do retorno as aulas abertas;
- discentes são instigados a produção dos próprios conteúdos;
- devolução à comunidade com a apresentação das streams dos conteúdos solicitados;
- geração de pesquisa a partir das produções.
- conteúdo de ensino é previamente instigado nas disciplinas;
- proposição de aulas abertas na plataforma Twitch;
- captação de demanda da comunidade através do retorno as aulas abertas;
- discentes são instigados a produção dos próprios conteúdos;
- devolução à comunidade com a apresentação das streams dos conteúdos solicitados;
- geração de pesquisa a partir das produções.
Indicadores, Metas e Resultados
Primeiramente cabe salientar a originalidade da proposta. A realização de aulas abertas em plataformas específicas nessa área não é comum e é inexistente no Brasil. Com isso espera-se gerar visibilidade para a Universidade e engajar os discentes na produção de conteúdo e acesso aos produtores atuantes no mercado. Além disso, reforçar o pensamento crítico acerca da responsabilidade como produtores culturais.
Espera-se que se consiga realizar ao menos 2 lives por mês, gerando 2 publicações anuais.
Espera-se que se consiga realizar ao menos 2 lives por mês, gerando 2 publicações anuais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA CRUZ PENKALA DIAS | 1 | ||
DANIELA ALVES DE AZEVEDO | |||
DAVID DORNELLES SANTANA DE MELO | |||
MONICA LIMA DE FARIA | 5 | ||
SHERON ARAUJO SILVEIRA | |||
TOBIAS TESSMANN MULLING | 1 |