Nome do Projeto
Aleitamento materno e manejo da lactação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 17/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O aleitamento materno configura-se como uma relevante estratégia de nutrição e redução da morbi-mortalidade infantil, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento saudável das crianças. Entretanto, é necessário capacitar profissionais de saúde das diversas áreas para que sejam reduzidas as lacunas entre o que se sabe e o que se faz, nos diversos contextos clínicos de atenção primária e atenção hospitalar. Desse modo, o curso pretende oferecer subsídos teóricos consistentes, baseados em evidências, para que os estudantes de enfermagem sintam-se confiantes e estimulados a desenvolverem habilidades nesse processo para ajudar gestantes e puérperas sob seus cuidados.

Objetivo Geral

-O curso pretende capacitar estudantes de enfermagem para a promoção e apoio ao aleitamento materno e manejo clínico das situações que envolvem todo o processo de lactação.

Justificativa

-Justifica-se pelo fato dessa temática e capacitação ser uma importante estratégia de saúde pública para o desenvolvimento saudável das crianças e redução da morbi-mortalidade, e estar inserida nas políticas publicas de promoção e apoio ao aleitamento materno.
-Adicionalmente, o aleitamento materno é uma intervenção de evidência robusta para a modulação da dor em crianças de 0 a 12 meses, sendo recomendado como estratégia de mitigação da dor pela Organização Mundial da Saúde, durante as imunizações, desde setembro de 2015.
-Durante o calendário alternativo 2020.1, período da pandemia do COVID-19, esse curso será ofertado de forma remota aos alunos matriculados no sétimo semestre do curso de Enfermagem.

Metodologia

O curso será desenvolvido de forma "online", utilizando-se do ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
Nesta modalidade de ensino/aprendizagem o docente/tutor é facilitador do processo de aprendizagem do aluno que possui flexibilidade, autonomia e crítica.
A plataforma que será utilizada para hospedar o Curso é o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). O curso é composto por 10 módulos, abordando conteúdos referentes ao contexto histórico do aleitamento materno no Brasil, políticas públicas de promoção e apoio, anatomia e fisiologia da mama, habilidades de comunicação, técnica de amamentação, manejo clínico dos problemas relacionados à produção do leite, sucção do recém-nascido, trauma/fissuras e ingurgitamento, retorno ao trabalho, legislação e desmame.
Serão disponibilizados vídeos, promovidas discussões a respeito de casos ilustrando situações vivenciadas no cotidiano das mulheres lactantes, acrescido de leituras indicadas.

Indicadores, Metas e Resultados

-Espera-se que estudantes de enfermagem sintam-se capacitados, instrumentalizados e confiantes para desenvolverem os cuidados e orientações relacionadas ao processo de lactação ao longo do ciclo gravídico-puerperal.
-A avaliação desta capacitação será mensurada através da avaliação do conteúdo de pequenos vídeos produzidos e gravados pelos estudantes para serem utilizados na atenção básica, na elaboração de materiais educativos e na realização de um pós-teste que irá avaliar o conhecimento dos participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLAUDIA GARCIA VIEIRA20
ELAINE THUME20
RENATA VIEIRA AVILA

Página gerada em 23/04/2024 13:52:42 (consulta levou 0.142942s)