Nome do Projeto
ECOS: Estação de Computação e Ordenamento Simbólico
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 30/09/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto “Estação de Computação e Ordenamento Simbólico” (ECOS) é um projeto de pesquisa multidisciplinar resultante das atividades de pesquisa de um primeiro projeto, também multidisciplinar, “Gravura Artística e Engenharia Digital: Trabalho em Equipe em Experiências Multidisciplinares”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Percursos Poéticos: Procedimentos e Grafias na Contemporaneidade” - projeto em andamento desde de 2012. O projeto ECOS propõe a construção de uma máquina com tecnologia digital para o desenvolvimento de dispositivos artísticos interativos que pressupõem a interação de participadores. Com base neste ambiente de construção, o projeto também pretende investigar os processos criativos deste grupo multidisciplinar a partir do ponto de vista das Artes Visuais e da Engenharia, do pensar de que modo este grupo produz conhecimentos a partir de suas ações. Desta forma, o desenvolvimento do dispositivo artístico interativo é o substrato onde se assenta a investigação e os processos de criação em grupo. Neste momento, o ECOS reúne professores e estudantes das Artes Visuais, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e Ciências da Computação. Portanto, o ECOS é um ambiente de pesquisa que pretende entender como o grupo multidisciplinar se aproxima e estabelece o trabalho, e no modo como estes dispositivos podem provocar o público.
Objetivo Geral
Geral:
Desenvolver dispositivos artísticos interativos que utiliza arte e tecnologia.
Específicos:
1) Desenvolver uma estação base para o projeto de dispositivos artísticos.
2) Investigar os processos criativos do grupo multidisciplinar.
3) Revisão bibliográfica sobre o campo.
4) Investigar artistas e engenheiros que trabalham com arte e tecnologia.
5) Investigar processos colaborativos interdisciplinares.
6) Divulgar os resultados da pesquisa.
7) Realizar uma ou mais exposições com os trabalhos produzidos.
Desenvolver dispositivos artísticos interativos que utiliza arte e tecnologia.
Específicos:
1) Desenvolver uma estação base para o projeto de dispositivos artísticos.
2) Investigar os processos criativos do grupo multidisciplinar.
3) Revisão bibliográfica sobre o campo.
4) Investigar artistas e engenheiros que trabalham com arte e tecnologia.
5) Investigar processos colaborativos interdisciplinares.
6) Divulgar os resultados da pesquisa.
7) Realizar uma ou mais exposições com os trabalhos produzidos.
Justificativa
O tema desta pesquisa é a multidisciplinaridade, assim sendo, tem como interesse investigar os modos de produção de conhecimentos que se estabelecem entre diversas áreas do conhecimento. A construção de um dispositivo artístico aguça processos criativos, assim, pretende-se entender como estes processos podem ocorrer misturando diferentes modos de concepção de projetos. Portanto, torna-se relevante entender como um grupo multidisciplinar, formado por professores e estudantes, produz conhecimentos a partir de conhecimentos ancorados em diversas áreas de formação, e como os membros do grupo estabelecem trocas de conhecimentos entre si.
Metodologia
Os encontros do grupo multidisciplinar, quando isto for possível, poderão ocorrer em uma sala de aula do Centro de Engenharias e no Ateliê de Gravura em Metal do Centro de Artes. No entanto, encontros virtuais poderão ser realizados. As etapas interligadas da pesquisa são as seguintes:
1) Formação do grupo multidisciplinar
As atividades do projeto de pesquisa ocorrem a partir da formação de um grupo multidisciplinar. Um grupo de professores e estudantes do Centro de Artes e do Centro de Engenharias já está formado e vem trabalhando de modo colaborativo.
2) O modo de trabalho do grupo
Este grupo multidisciplinar trabalha de maneira horizontal, sem hierarquias, na realização de atividades. O conhecimento produzido e as decisões de projeto serão socializados pelo grupo. Assim, estão previstos encontros periódicos para discutir o andamento do trabalho e socializar os conhecimentos.
3) O desenvolvimento do dispositivo artístico se dará com atividades práticas que abordarão a concepção artística, funcional, material de diversas ordens (artística, elétrico-eletrônica, computacional) e a montagem do dispositivo no qual o grupo trabalha. No entanto, podem ser consideradas como atividades práticas a programação de computadores, a concepção de circuitos elétricos com simuladores, a pesquisa de componentes eletrônicos e de outros materiais tecnológicos, e a pesquisa de informação tecnológica (manuais técnicos, livros de pesquisa, notas de experiência arquivadas na internet).
4) Revisão bibliográfica
Estudo do campo que trabalha com arte e tecnologia.
1) Formação do grupo multidisciplinar
As atividades do projeto de pesquisa ocorrem a partir da formação de um grupo multidisciplinar. Um grupo de professores e estudantes do Centro de Artes e do Centro de Engenharias já está formado e vem trabalhando de modo colaborativo.
2) O modo de trabalho do grupo
Este grupo multidisciplinar trabalha de maneira horizontal, sem hierarquias, na realização de atividades. O conhecimento produzido e as decisões de projeto serão socializados pelo grupo. Assim, estão previstos encontros periódicos para discutir o andamento do trabalho e socializar os conhecimentos.
3) O desenvolvimento do dispositivo artístico se dará com atividades práticas que abordarão a concepção artística, funcional, material de diversas ordens (artística, elétrico-eletrônica, computacional) e a montagem do dispositivo no qual o grupo trabalha. No entanto, podem ser consideradas como atividades práticas a programação de computadores, a concepção de circuitos elétricos com simuladores, a pesquisa de componentes eletrônicos e de outros materiais tecnológicos, e a pesquisa de informação tecnológica (manuais técnicos, livros de pesquisa, notas de experiência arquivadas na internet).
4) Revisão bibliográfica
Estudo do campo que trabalha com arte e tecnologia.
Indicadores, Metas e Resultados
Através de publicação de artigos e outras formas de comunicação, o projeto poderá fornecer dados e informações sobre como se estabeleceu o trabalho coletivo, colaborativo e participativo do grupo multidisciplinar, e sobre a produção de saberes que avançam por diferentes áreas do conhecimento.
Assim, o projeto ECOS poderá contribuir com dados, informações e relatos de experiências para grupos e comissões responsáveis pela elaboração ou reformas de projetos pedagógicos atentos às questões de multidisciplinaridade, bem como a formação de professores e estudantes interessados em tais atividades.
Espera-se que os dispositivos artísticos interativos possam ser expostos ao público contribuindo para dar visibilidade as atividades do projeto de pesquisa e da UFPel.
Assim, o projeto ECOS poderá contribuir com dados, informações e relatos de experiências para grupos e comissões responsáveis pela elaboração ou reformas de projetos pedagógicos atentos às questões de multidisciplinaridade, bem como a formação de professores e estudantes interessados em tais atividades.
Espera-se que os dispositivos artísticos interativos possam ser expostos ao público contribuindo para dar visibilidade as atividades do projeto de pesquisa e da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELA RAFFIN POHLMANN | 3 | ||
ANGÉLICA DE SOUSA MARQUES | |||
CLAUDIA TURRA MAGNI | 1 | ||
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA | |||
JÉFERSON LUÍS DIAS DA SILVA | |||
JÚLIA PETIZ PORTO | |||
Mateus Brum de Armas | |||
PAULO RENATO VIEGAS DAME | 1 | ||
REGINALDO DA NOBREGA TAVARES | 3 | ||
TÁLES DE VARGAS BRASIL | |||
VINÍCIUS COLATTO ROSSO |