Nome do Projeto
A “democratização do internacional” frente à “desdemocratização do nacional”: uma análise da regressão democrática como fenômeno global.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/08/2020 - 02/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto de investigação objetiva verificar a relação entre os processos contemporâneos de desdemocratização nos níveis nacionais e internacional. Parte-se da hipótese básica de que a crise da democracia liberal nos últimos anos possui impactos para o recuo da agenda internacional politicamente orientada para sua extensão ao nível global. Recentemente, diversos tem sido os termos empregados para designar a interrupção do ciclo virtuoso, induzido principalmente após o fim da Guerra Fria, entre democracia e liberalismo no mundo ocidental: “pós-democracia”; “desdemocratização”; “desconsolidação democrática”. No contexto dos anos 1990, diferentes projetos de “democracia global” foram teorizados e debatidos na academia e nas instituições internacionais, contrastando com o status atual que esses projetos desfrutam na agenda internacional (hipótese secundária). Há que se analisar, portanto, se o crescente desprestígio e desapreço democrático que tem sido diagnosticado nos âmbitos domésticos possui influência ou impacto no externo, no que se refere às iniciativas de democratização do internacional.

Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa é buscar relações de influência mútua entre os processos de (des)democratização do nacional e do global, inserindo-a na clássica discussão sobre a interação entre os níveis doméstico e externo na produção de determinados processos políticos. Parte-se da premissa de que (i) existem processos nacionais de desdemocratização em curso e (ii) que esses são capazes de afetar o processo mais amplo de democratização do global iniciado nos anos 1990. A hipótese básica é de que uma possível influência do primeiro fenômeno sobre o segundo se dá na mesma direção, ou seja, quanto mais a desejabilidade da democracia liberal como projeto político – nos termos trazidos pela Introdução deste projeto – é questionada no interior dos âmbitos domésticos, tanto mais ela o será no âmbito externo – ou seja, menos condições são incentivadas para o avanço das agendas relacionadas à democracia global. Uma possível refutação desta hipótese pode ser amparada na evidência de que ainda existe uma agenda internacional voltada para as discussões da democracia global. Contudo, tem-se a hipótese secundária de que esta agenda não foi capaz de usufruir do mesmo entusiasmo e vibração observados nos anos 1990. Desta forma, importa também verificar o desenvolvimento desta agenda global nas duas últimas décadas, procurando observar possíveis causas para seu pressuposto arrefecimento – considerando dentre elas o próprio fenômeno nacional de desconsolidação democrática.

Justificativa

O presente projeto possui significativa relevância social e política, uma vez que aborda um fenômeno recente no qual o Brasil está inclusive inserido, ou seja, a desconsolidação da democracia em escala global. Do ponto de vista analítico, o projeto revela sua originalidade ao buscar observar a sincronia ou diacronia dos fenômenos de (des)democratização no âmbito nacional e global. A principal contribuição, contudo, será de ordem teórica, uma vez que a pesquisa busca colocar em contato duas agendas de pesquisa diferentes sobre democracia – sendo uma delas absolutamente recente e pouco trabalhada de forma sistemática no país e no mundo. A construção de dimensões analíticas que permitam entender mais amplamente processos de democratização e desdemocratização, a partir dos anos 1990, pretende robustecer a discussão acadêmica e pública em defesa da democracia, reafirmando sua urgência e importância.


Metodologia

O presente projeto possui uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo-analítico, pretendendo utilizar principalmente as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Devido à própria natureza do objeto, a investigação não produzirá dados primários coletados através do trabalho de campo, sendo que suas principais fontes de pesquisa são secundárias extraídas do universo virtual, principalmente de instituições governamentais, intergovernamentais e não-governamentais – além dos próprios sites de notícias e de boletins de conjuntura. A revisão da literatura será realizada nos principais periódicos científicos nacionais e internacionais dedicados ao tema do projeto, assim como publicações de outra natureza. As bibliotecas e base de periódicos virtuais de domínio público, além da própria configuração do proxy da UFPel para acesso aos periódicos internacionais, garantem o acesso à literatura recente.
As diferentes operacionalizações requeridas pela pesquisa em relação à revisão da literatura, à seleção do relatórios e iniciativas, assim como à tentativa de construção de dimensões analíticas e de um modelo de análise, serão construídas a partir do levantamento dos próprios materiais e dados relevantes.
Obviamente, a fiabilidade dos lugares pesquisados, a fidedignidade das fontes consultadas e os créditos autorais das referências são três princípios éticos básicos que orientam esta pesquisa.


Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o presente projeto de pesquisa dê suporte para diferentes projetos de TCC, IC, Mestrado e/ou Doutorado, resultando em apresentações de trabalho e publicações de artigos científicos (Qualis RI/CP superior) tanto da pesquisadora, quanto de seus orientandos/as (individual ou coletivamente). Desta forma, o projeto pretende contribuir para a formação de recursos humanos e publicação acadêmico-científica da UFPel e do IFISP – tanto para o curso de Relações Internacionais, quanto para o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BENJAMIN MEDEIROS DE FREITAS
GIOVANA DE OLIVEIRA
ITALO AUGUSTO FONSECA XAVIER
KAI MARQUES FERREIRA
LUCIANA MARIA DE ARAGAO BALLESTRIN10
MYLENNA CARVALHO DOS SANTOS
VINICIUS ZANCHIN BALDISSERA
YNDIRA COELHO SOARES

Página gerada em 28/03/2024 14:14:20 (consulta levou 0.127466s)