Nome do Projeto
Saúde do adolescente (hebiatria)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/06/2020 - 17/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O conteúdo a ser abordado no curso enfatiza as condições de vida e saúde do adolescente, adolescência normal e suas transições, os problemas e agravos que afetam a saúde do adolescente em tempos de pandemia do coronavírus. Ao final do curso os estudantes deverão ser capazes de desenvolver a assistência de enfermagem ao adolescente, considerando o ambiente em que ele está inserido, planejando e avaliando ações de enfermagem de acordo com os pilares do conhecimento.

Objetivo Geral

Possibilitar aos alunos desenvolverem a assistência de enfermagem ao adolescente, considerando o ambiente em que ele está inserido, planejando e avaliando ações de enfermagem de acordo com os pilares do conhecimento.

Justificativa

Devido as condições limitadas de distanciamento social, quarentena e isolamento social em razão da pandemia ocasionada pelo novo coranavírus que desenvolve a doença denominada, COVID-19, se faz necessário o acesso dos estudantes de graduação nos conteúdos de sua formação profissional. No curso sobre adolescência será abordado para o VII período do curso de Enfermagem da UFPel, sendo complemento na formação do profissional enfermeiro.

Metodologia

Os conteúdos serão ofertados durante 4 semanas no Moodle em disciplina criada especificamente para esta finalidade. Serão discutidos os seguintes temas: Políticas de saúde; Aspectos históricos e políticos do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente; Pressupostos históricos da Enfermagem Hebiátrica no Brasil; Crescimento e desenvolvimento na fase da adolescência; Nutrição na adolescência; Sexualidade na Adolescência (principais IST, diversidade sexual, gravidez); Programa Saúde na Escola e convivência em períodos pandêmicos(desenvolver um projeto para adolescentes em escolas); Drogas na Adolescência (ílícitas e ilícitas); Violência na Adolescência (sexual, doméstica, trânsito). As discussões ocorrerão em fóruns no ambiente virtual. Previamente serão enviados materiais para apoio teórico às discussões. As professoras ficarão responsáveis por tutoriar os grupos de alunos e fomentar semanalmente as discussões nos fóruns. As professoras disponibilizarão um momento semanal em tempo real para tira dúvidas, discussões sobre os temas da semana no fórum. Ao final do curso, receberão certificação de participação os discentes que tiverem mais de 70% de acesso aos materiais e tenham realizado no mínimo, uma postagem semanal nos fóruns, assim como apresentado uma proposta de ação educativa a ser implementada no retorno as atividades práticas.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicador 1: Proporção de alunos do sétimo semestre do curso de Enfermagem, em 2020.1, com matrícula no projeto.
--Resultado esperado: espera-se que 70% dos alunos façam a matrícula no projeto.
- Indicador 2: Proporção de alunos matriculados com 70% ou mais de acesso aos materiais disponibilizados.
--Resultado esperado: espera-se que 80% dos alunos matriculados no projeto tenham 70% ou mais de acesso aos materiais disponibilizados.
- Indicador 3: Proporção de alunos matriculados na disciplina com no mínimo uma postagem semanal no fórum.
--Resultado esperado: espera-se que 100% dos alunos matriculados na disciplina tenham no mínimo uma postagem semanal no fórum.
--Indicador 4: Proporção de alunos matriculados na disciplina que realize a entrega da proposta de ação em educação em saúde para adolescentes.
--Resultado esperado: espera-se que 100% dos alunos matriculados na disciplina apresentem uma proposta de ação em educação em saúde.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA XAVIER FERREIRA
CATARINA DIAS VIDAL
CELIA SCAPIN DUARTE25
DEISI CARDOSO SOARES23
DÉBORA URRUTIA DIAS
ELLEN COSTA VAZ
JOÃO PEDRO SILVA AMARAL
LARISSA FIALHO MACHADO
LUIZA HENRIQUES LUNELLI
MARIA EDUARDA DOS SANTOS GONÇALVES
MARIANA ANSCHAU
MIRELE VIÉGAS MOURA KRAUTKENR
MONIKE PIRES DE FREITAS
OLÍVIA NATÁLIA DA SILVA VELLOSO
SIDNEIA TESSMER CASARIN
THAIRIZE DA SILVA GONZALEZ
TÁSSIA RACKI VASCONCELOS
WILSON TEIXEIRA DE ÁVILA

Página gerada em 29/03/2024 08:54:48 (consulta levou 0.148540s)