Nome do Projeto
Pronúncia do inglês: acento, ritmo e entonação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 12/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de ensino “Pronúncia do inglês: acento, ritmo e entonação” visa a capacitar o futuro professor de inglês a reconhecer os aspectos suprassegmentais da língua como fundamentais para a construção do significado durante a comunicação. Além disso, busca aprimorar a pronúncia do professor em formação, com foco em uma fala inteligível. O projeto terá carga-horária total de 36h, sendo realizado de forma totalmente online. A fim de proporcionar um ambiente mais adequado para que a aprendizagem ocorra de forma engajada e motivadora serão utilizados os sistemas Moodle e de webconferências da UFPel. Ao final, espera-se que o professor seja capaz de diferenciar os padrões de tonicidade das palavras, de reconhecer que o ritmo é importante para a fluência em língua inglesa e de empregar um padrão de entonação condizente com a situação comunicativa estabelecida.

Objetivo Geral

Capacitar o futuro professor de inglês a reconhecer os aspectos suprassegmentais da língua (acento, ritmo e entonação) como fundamentais para a construção do significado durante a comunicação em língua estrangeira.

Justificativa

Os aspectos suprassegmentais de uma língua são aqueles que ocorrem além dos segmentos consonantais e vocálicos, ou seja, que levam em consideração elementos como acento, ritmo e entonação. Estudos recentes mostram que os fatores de ordem suprassegmental são os que de fato interferem na inteligibilidade de um enunciado em inglês como língua estrangeira, seja em interações com falantes nativos ou não nativos. Compreender de que forma os padrões de tonicidade podem ser alterados, a depender do contexto estabelecido; entender que o ritmo produzido pela combinação de sílabas tônicas e não tônicas é uma característica importante do inglês falado; e empregar um padrão de entonação condizente com a situação comunicativa, tendo em vista a relação entre entonação e atitude do falante, podem ser fatores determinantes para o sucesso tanto da produção quanto da compreensão oral em inglês. Desse modo, justifica-se a importância de capacitar o futuro professor em aspectos de pronúncia que vão além da articulação clara e precisa de sons isolados.

Metodologia

O projeto “Pronúncia do inglês: acento, ritmo e entonação” será desenvolvido em formato totalmente online, com a realização de atividades síncronas e assíncronas, totalizando carga-horária de 36h, distribuídas ao longo das 12 semanas previstas para o cumprimento do Calendário Acadêmico Alternativo 2020. Os sistemas Moodle e de webconferências da UFPel serão utilizados como ambientes virtuais de aprendizagem.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto espera-se que o futuro professor de inglês como língua estrangeira seja capaz de: diferenciar a acentuação tônica em substantivos, adjetivos e verbos do inglês; compreender que o ritmo da frase é um fator importante na fluência, pois o inglês falado apenas com formas fortes não soa natural e não ajuda o ouvinte a distinguir ênfase ou significado; e distinguir e empregar diferentes entonações, como por exemplo, entonação ascendente - descendente (rising-falling), entonação ascendente (rising), e entonação na posição não final de frase.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS
ANA BEATRIZ FERREIRA MUNHOZ
BIBIANA DE LEON SEDREZ
BRUNA TEIXEIRA CORRÊA
BRUNA VIEIRA CAPUANO
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA
DANIELA SOUZA DA SILVEIRA
JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS
LETICIA STANDER FARIAS5
LETÍCIA DA ROSA SOARES
LUCIANE OLIVEIRA DE SOUZA SINOTT DA SILVA
LUENE DA SILVA RODEGHIERO
Luciana Patricia Schumacher Eidelwein
MARIANA MIRANDA DA SILVA
Mariana Eslabão Leal
PEDRO DAPPER ANTONETTI
Tamires Pinheiro da Rosa
VINICIUS AIMON BACELLAR
VIOLETA FERREIRA MAYER

Página gerada em 24/04/2024 10:25:24 (consulta levou 0.168120s)