Nome do Projeto
Estudos em consumo, ética e subjetividade
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
18/06/2020 - 14/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto trata-se de um grupo de estudos para realizar leitura e discussão de textos teóricos que englobam os temas do consumo, ética e subjetividade, na perspectiva da Psicologia Social, em suas intersecções com disciplinas afins, como a sociologia, a filosofia e a educação. A metodologia consistirá em encontros entre uma e duas vezes por semana, por meio de plataforma digital. Em cada encontro deverá ser debatido um texto, em cronograma acordado junto aos alunos participantes, englobando obras de autores como zygmunt bauman e Peter Stallybrass. Nos encontros, a coordenadora deverá expor inicialmente as ideias principais do texto, abrindo para debate de questões disparadoras relacionadas a elementos empíricos a serem compreendidos com a ajuda da teoria. O objetivo do projeto é auxiliar os alunos na compreensão do papel do consumo como elemento fundamental para análise das relações sociais e da produção de subjetividade na contemporaneidade. Para tal, procurar-se-á tecer articulações teóricas entre os âmbitos do consumo e da produção, instâncias comumente separadas na chamada sociedade do consumo. A discussão sobre a ética permeará os encontros como forma de abordar as possibilidades de agência individuais e coletivas nas transformações da subjetividade. O contexto histórico atual produzido pela nova pandemia do coronavírus não apenas delimitará o método dos encontros, realizados de forma remota, mas disparará reflexões específicas no que se refere aos modos de consumir e de produzir ou não críticas em relação a esses modos.
Objetivo Geral
Debater o papel do consumo na produção de subjetividade, sendo esta compreendida como produção histórica e social, bem como suas relações com a ética, entendida como exercício crítico de virtualidade de sujeitos e coletivos.