Nome do Projeto
Acompanhamento de Ingressantes (PAI)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Um dos grandes problemas da formação de novos profissionais de Engenharia no Brasil é o alto nível de evasão que estes cursos possuem. Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com base em uma análise de dados do Ministério da Educação (MEC) concluiu que mais da metade dos estudantes abandonam o curso. Os dados apresentados pelo MEC avaliaram o período de 2001 a 2011 e apresentaram dados alarmantes. A evasão em curso de engenharia em instituições publicas foram em média de 56% e nas instituições privadas de 37%. A média de evasão nos cursos de Engenharia no Brasil no período apresentado foi de 55%. Geralmente, as causas da evasão estão ligadas á deficiência na formação básica e as dificuldades de adaptação, a desmotivação (causada pela falta de experiência prática). Desta forma, é importante que os cursos possuam mecanismos de diminuição da evasão e fixação dos alunos nos cursos. A luz deste problema, o PET-Engenharia Agrícola propõe o Projeto de Acompanhamento de Ingressantes.
Objetivo Geral
O Projeto de Acompanhamento aos Ingressantes (PAI) tem por objetivo geral proporcionar aos alunos ingressantes na instituição uma maior facilidade na adaptação ao ambiente universitário, diminuindo assim a evasão destes alunos.
Justificativa
Diminuir a evação dos ingressantes da Engenharia Agrícola
Metodologia
O Programa de Acompanhamento de Ingressantes (PAI) é composto por várias ações realizadas ao longo do ano e voltadas diretamente á este segmento da comunidade acadêmica. Sendo elas :
Ação 1 (A1) - Recepção aos Ingressantes ;
Ação 2 (A2) – Atualização do Guia do Ingressante;
Ação 3 (A3) – Entrega do Guia do Ingressante;
Ação 4 (A4) – Participação nas aulas de Introdução à Engenharia Agrícola;
Ação 5 (A5) – Palestras com alunos veteranos;
Ação 6 (A6) – Palestras com egressos.
Ação 7 (A7) – Aplicação de instrumentos de avaliação aos ingressantes;
Ação 8 (A8) – Avaliação das principais dificuldades dos ingressantes;
Ação 9 (A9) – Mateada da Agrícola
Ação 1 (A1) - Recepção aos Ingressantes ;
Ação 2 (A2) – Atualização do Guia do Ingressante;
Ação 3 (A3) – Entrega do Guia do Ingressante;
Ação 4 (A4) – Participação nas aulas de Introdução à Engenharia Agrícola;
Ação 5 (A5) – Palestras com alunos veteranos;
Ação 6 (A6) – Palestras com egressos.
Ação 7 (A7) – Aplicação de instrumentos de avaliação aos ingressantes;
Ação 8 (A8) – Avaliação das principais dificuldades dos ingressantes;
Ação 9 (A9) – Mateada da Agrícola
Indicadores, Metas e Resultados
Meta 1 – Diminuir a evasão dos ingressantes e os índices de reprovação das disciplinas do ciclo básico, pelo aumento da interação entre os alunos ;
Meta 2 – Relatório sobre os índices de evasão nos primeiros semestres, as principais dificuldades encontradas pelos alunos;
Meta 3 – Proporcionar um momento de interação e comunicação entre discentes, docentes e servidores, e também debates sobre diversos temas propostos.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Serão feitas dois tipos de avaliação. Avaliação 1: Serão avaliados pelos petianos: o percentual de questionários respondidos; os índices de evasão; os índices de reprovação em cada disciplina e o percentual de participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliação 2: Serão aplicados questionários de avaliação das atividades aos ingressantes e avaliado á qualidade de cada atividade;
Meta 2 – Relatório sobre os índices de evasão nos primeiros semestres, as principais dificuldades encontradas pelos alunos;
Meta 3 – Proporcionar um momento de interação e comunicação entre discentes, docentes e servidores, e também debates sobre diversos temas propostos.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Serão feitas dois tipos de avaliação. Avaliação 1: Serão avaliados pelos petianos: o percentual de questionários respondidos; os índices de evasão; os índices de reprovação em cada disciplina e o percentual de participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliação 2: Serão aplicados questionários de avaliação das atividades aos ingressantes e avaliado á qualidade de cada atividade;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO | 12 | ||
CAIRO SCHULZ KLUG | |||
FRANCIELE KROESSIN | |||
GIZELE INGRID GADOTTI | 6 | ||
GRÉGORY CORREIA DA SILVA | |||
GUILHERME HIRSCH RAMOS | |||
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR | 7 | ||
HENRIQUE PEGLOW DA SILVA | |||
ITAEL GOMES BORGES | |||
Karen Raquel Pening Klitzke | |||
MATHEUS GOULART CARVALHO | |||
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO | 16 | ||
MURILO GONÇALVES RICKES | |||
Rafael Junqueira Moro | |||
SAMUEL WACHHOLZ REICHOW | |||
STHÉFANIE DA CUNHA | |||
THALIA STRELOV DOS SANTOS | |||
WAGNER SCHMIESCKI DOS SANTOS |