Nome do Projeto
Técnicas para práticas de observação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Para as ciências que perseguem respostas a perguntas como "O que as pessoas fazem?" e "Que condições determinam o que as pessoas fazem?", procedimentos de observação se mostram bastante adequados. Uma vez que o estudioso põe-se em contato com seu objeto de estudo utilizando técnicas que minimizem o papel de interpretações, julgamentos e suposições, terá maiores condições de tecer hipóteses e prover explicações para fenômenos relacionados a esse objeto. O Projeto de Ensino aqui proposto se caracteriza como uma oficina na qual serão apresentadas e discutidas técnicas para práticas de observação, as quais podem ser empregadas em diferentes atividades acadêmicas, como pesquisa e estágios curriculares. A modalidade de observação abordada nesta oficina visa à coleta de dados de comportamento humano - tanto individual quanto em interação - bem como de dados ambientais. Entende-se que procedimentos observacionais caracterizam-se pela objetividade e pela sistematicidade, ou seja, pela interferência mínima de julgamentos subjetivos no processo de descrição dos fatos observados e pela organização metodológica do material coletado. A oficina aqui sugerida busca, nesse sentido, instrumentalizar seus participantes quanto ao emprego de procedimentos de coleta e registro de dados oriundos de observação. Indo a esse encontro, espera-se que, ao final do processo, o estudante esteja apto a conceber e conduzir projetos ancorados em levantamentos observacionais com aceitável desenvoltura, guiado por um professor orientador.

Objetivo Geral

Prover o estudante de ferramentas para que possa planejar um estudo com dados observacionais.

Justificativa

Existe uma carência nos currículos dos cursos de Letras-Licenciatura no que concerne à oferta de disciplinas de cunho prático que poderiam fornecer aos estudantes subsídios para o desempenho de seus estágios curriculares, bem como de pesquisa com seres humanos. A disciplina de Estágio de Observação em Língua e Literatura constitui o pilar do conjunto de práticas que compõe os cursos de Letras-Licenciatura. Após este estágio, os alunos desenvolverão os Estágios de Regência em Língua e Literatura, com intensa presença e atuação nas escolas. É preciso, pois, que o Estágio de Observação seja construído sobre fortes bases, o que já acontece, visto a sólida constituição teórica da disciplina e a cuidadosa supervisão dos orientadores de estágio. Muitos alunos, porém, manifestam sofrimento nos primeiros contatos com as escolas em que desenvolvem seus estágios, quando passam a exercer um papel diferente do papel de aluno, o qual estão habituados a desempenhar. Alguns estudantes apresentam dificuldade em se enquadrar em um sistema no qual o estagiário não tem um locus, e acabam se sentindo deslocados. Um indivíduo deslocado dentro de um sistema, por sua vez, é um indivíduo com dificuldades de enxergar esse sistema de maneira objetiva. Compreende-se que o Estágio de Observação tem como uma de suas funções a gradual inserção e adaptação do estudante dentro de um conhecido local, atuando em um novo papel. Portanto, ressignificar a escola, é parte desse processo. Pensar a escola a partir de um outro olhar exige que sejam desconstruídas as antigas referências, para a adoção de outras novas. Um olhar treinado sobre o cenário escola, e todos os atores lá atuantes, permite que o aluno-estagiário passe a se pensar em um novo papel e também passe a desnaturalizar práticas historicamente injustas que permeiam essa instituição. Nesse empreendimento, o treinamento em técnicas de observação pode ser muito frutífero. Além da sua conveniência para as atividades de estágio, os métodos observacionais são amplamente utilizados em pesquisa. E aqui, uma vez mais, os alunos de licenciatura em Letras apresentam uma lacuna curricular. Exceto aqueles estudantes que desenvolvem atividades de iniciação científica, os demais têm pouco ou nenhum contato com metodologias de pesquisa, o que pode gerar dificuldades até mesmo para que leiam e interpretem um artigo científico. O contato com a pesquisa observacional e a compreensão acerca de seus métodos podem representar uma boa oportunidade para que o estudante desperte seu gosto pela ciência e possa planejar meios de ampliar sua atuação e sua qualificação. A oficina de Técnicas para Práticas de Observação propõe-se, pois, a suprir as lacunas mencionadas e fornecer subsídios para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes.

Metodologia

Leituras, exercícios teóricos, exercícios práticos com base em vídeos.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao fim da oficina, espera-se que os participantes possam aplicar os conhecimentos aprendidos em seus estágios, projetos de pesquisa e de trabalhos de conclusão de curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA MOLINA DOS SANTOS
ANDRESSA DOS SANTOS MONTEIRO
BIANCA NOVELINI KICKHOFEL
BIANCA PINHEIRO MARQUES
ETHIANE DUARTE DE MELO
FRANCYNE DE OLIVEIRA DIAS
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA
GABRIELA MARTINS KLEIN
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI
JESSICA LOPES DIAS
LUANA DURANTE OLIVEIRA
LUANA VOLTER MARQUES
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA
RENAN GOMES LEMOS
ROBERTA VIEIRA DA SILVA
TAIS BOPP DA SILVA12
VITORIA DAS NEVES BETEMPS
ÂNDERSON DE MOREIRA LARGUE

Página gerada em 29/03/2024 05:46:52 (consulta levou 0.140837s)