Nome do Projeto
Estresse e Saúde: Semestre letivo alternativo 2020/1
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Em razão da suspensão do calendário letivo regular devido a pandemia do novo coronavírus, foi elaborado um projeto de ensino, com ações de extensão, para ser realizado durante o calendário letivo alternativo 2020/1. O projeto tem como foco discutir pesquisas e intervenções no âmbito do estresse e saúde mental. Serão 12 encontros virtuais, realizados através de fórum e vídeo-aula. O projeto de ensino contará com uma atividade prática que entrará como uma ação de extensão.
Objetivo Geral
Realizar um grupo de estudos, com ações de extensão, durante o calendário letivo alternativo 2020/1.
Justificativa
Em razão da suspensão do calendário letivo regular devido a pandemia do novo coronavírus, se viu a necessidade de elaborar um projeto de ensino para garantir que não seja interrompido o vínculo cognitivo e relacional entre professores e estudantes, mantendo a Universidade ativa durante a pandemia.
Metodologia
A- Divulgação do projeto de ensino será realizado nas redes sociais da universidade e dos professores envolvidos.
B- Inscrições serão realizadas através de um e-mail disponibilizado na divulgação.
C- Será necessário pelo menos 5 participantes para ocorrer o projeto de ensino.
D- Terá um limite de 25 participantes.
E- Será utilizado a plataforma Moodle para as interações no projeto de ensino.
F- Cronograma de 12 semanas conforme o calendário letivo alternativo 2020/1. Início em 22 de junho:
1- Introdução, combinações e início da atividade prática. Estresse e COVID-19. Como o estresse pode afetar minha saúde? (vídeo aula)
2- Teorias sobre estresse (fórum e leituras)
3- Teorias sobre estresse (vídeo aula)
4- Psiconeuroimunologia (fórum e leituras)
5- Psiconeuroimunologia (vídeo aula)
6- Avaliação de estresse e saúde mental ( fórum e leituras)
7- Avaliação de estresse e saúde mental ( vídeo aula)
8- Intervenção em estresse e saúde mental (fórum e leituras)
9- Intervenção em estresse e saúde mental (vídeo aula)
10- Apresentação da atividade prática (elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade)
11- Apresentação da atividade prática (elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade)
12- Fechamento e avaliação do projeto de ensino
G- A atividade prática entrará como uma ação de extensão neste projeto de ensino. A atividade irá consistir na elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade. Poderá ser realizado podcast, cartilhas, lives ou outros materiais digitais.
B- Inscrições serão realizadas através de um e-mail disponibilizado na divulgação.
C- Será necessário pelo menos 5 participantes para ocorrer o projeto de ensino.
D- Terá um limite de 25 participantes.
E- Será utilizado a plataforma Moodle para as interações no projeto de ensino.
F- Cronograma de 12 semanas conforme o calendário letivo alternativo 2020/1. Início em 22 de junho:
1- Introdução, combinações e início da atividade prática. Estresse e COVID-19. Como o estresse pode afetar minha saúde? (vídeo aula)
2- Teorias sobre estresse (fórum e leituras)
3- Teorias sobre estresse (vídeo aula)
4- Psiconeuroimunologia (fórum e leituras)
5- Psiconeuroimunologia (vídeo aula)
6- Avaliação de estresse e saúde mental ( fórum e leituras)
7- Avaliação de estresse e saúde mental ( vídeo aula)
8- Intervenção em estresse e saúde mental (fórum e leituras)
9- Intervenção em estresse e saúde mental (vídeo aula)
10- Apresentação da atividade prática (elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade)
11- Apresentação da atividade prática (elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade)
12- Fechamento e avaliação do projeto de ensino
G- A atividade prática entrará como uma ação de extensão neste projeto de ensino. A atividade irá consistir na elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade. Poderá ser realizado podcast, cartilhas, lives ou outros materiais digitais.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto de ensino contará com uma atividade prática que entrará como uma ação de extensão. A atividade irá consistir na elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade. Poderá ser realizado podcast, cartilhas, lives ou outros materiais digitais. A meta é poder, ao final do projeto, realizar divulgações de materiais produzidos pelos/as alunos/as sobre cuidados com o estresse e saúde mental para a população geral.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRTON SINOTT CARVALHO | |||
AMANDA DA SILVA DETTMANN | |||
ANA CATHARINA CAMPOS MACIEL DAVIS | |||
ANDRÉ HENRIQUE SOUSA LEÃO | |||
DARA PEREIRA RODRIGUES | |||
EDUARDA MARTINS MALÜE | |||
EDUARDA PIZARRO DE MAGALHÃES | |||
EMANUELE FONSECA BARBOSA CARDOSO | |||
FABIANO DAVID MACHADO | |||
FRANCIELLY TAVARES DA CUNHA | |||
GABRIEL TIMM DE OLIVEIRA | |||
ISABELA CRISTINA RODRIGUES CUTER | |||
ISADORA LANGLOIS MASSARO OSÓRIO | |||
JAÍNE CORREA PEREIRA | |||
JÉSSICA DA SILVA MAGALHÃES MORGADO | |||
JÚLIA BOANOVA BÖHM | |||
KARINA RANGEL GAUTÉRIO | |||
LARISSA DA SILVEIRA SOARES | |||
LISIA DE ALMEIDA LAWSON | |||
LUIZA OLIVEIRA DELAMARE | |||
LUÍSE MACHADO DA SILVA ZANETTE DE OLIVEIRA | |||
MARIANA ADAMOLI MARQUES DA SILVA | |||
MARIANA CHAVES PAIM | |||
MARIANA DA ROSA GENSKE | |||
MARIANA GOUVÊA SILVEIRA | |||
MARTA MIELKE VARZIM | |||
MATEUS LUZ LEVANDOWSKI | 3 | ||
NATHALIA DUARTE MOURA | |||
NICOLLY DOMINGUES FERNANDES | |||
OSVALDO MALDONADO JUNQUEIRA | |||
PRISCILA SÁ BRITO DA SILVEIRA | |||
RAQUEL CORDEIRO SORMANI | |||
THAÍS GARCIA SAMPAIO | |||
TIAGO NEUENFELD MUNHOZ | 3 | ||
TIFFANI GOMES CARDOZO | |||
TUANE SILVA JAMBEIRO | |||
VERIDIANA SILVEIRA NUNES |