Nome do Projeto
Fenômenos psicológicos e sociais à luz da Análise do Comportamento
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 22/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Análise do Comportamento trata-se de uma ciência que tem como proposta a tentativa de compreensão do comportamento dos organismos humanos e não humanos em relação com o seu meio. Essa ciência foi proposta pelo psicólogo Burrus Frederic Skinner nos EUA, em meados do século XX, por meio de estudos nos quais relacionou ao longo de sua vida a filosofia Behaviorista Radical e o método da análise experimental do comportamento, a partir do qual propôs uma análise aplicada do comportamento. Para essa ciência o comportamento não é entendido como uma coisa, mas como um processo que ocorre ao longo de um tempo presente, se construindo por meio da influência de diversos contextos nos quais estão inseridos, de onde obtém consequências a curto e longo prazo. Apesar de utilizar um método de estudo experimental, tem como premissa básica o respeito da singularidade dos indivíduos, na medida em que pesquisa apenas sujeitos únicos (n = 1), pondo-se contra quaisquer tipos de generalizações ou comparações entre os organismos, por acreditar que cada indivíduo é único dentro de sua história de articulação entre as seleções filogenética, ontogenética e cultural de seus comportamentos. Desse modo, a Análise do Comportamento não estuda indivíduos, mas comportamentos que constituem estes. Esses comportamentos podem ser públicos (acesso a outros indivíduos) ou privados (acesso só ao próprio indivíduo) e são estudados em suas conexões para um único indivíduo em relações com outros indivíduos. Nesse sentido, a Análise do Comportamento pode ser uma ferramenta bastante producente também na compreensão dos comportamentos sociais (práticas socioculturais) por propor uma análise social a partir do encadeamento de comportamentos específicos individuais ou grupais avaliados em contexto. Para tanto, desde uma perspectiva pragmática e realista, a Análise do Comportamento pode servir de base para o entendimento de questões individuais e grupais, bem como de suas relações em benefício do melhoramento da vivência e convivência social propondo aplicações práticas em diversos contextos de educação, saúde e trabalho, o que se objetiva pesquisar nesse projeto.

Objetivo Geral

O objetivo geral desse estudo é fazer uma releitura explicativa de fenômenos psicológicos e sociais à luz da Análise do Comportamento, por meio de revisões da literatura relacionada.

Justificativa

Uma proposta de compreensão objetiva e prática dos fenômenos psicológicos e sociais pode auxiliar como base para a elaboração e implementação de variadas formas de avaliação e intervenção em Psicologia e outras áreas afins. A Análise do Comportamento sugere uma avaliação funcional dos comportamentos em contexto, de modo a apresentar de forma evidente e profunda uma imensa gama de implicações nos diversos âmbitos sociais de política, educação, economia, religião, mídia e psicoterapia. A ideia fundamental é propiciar uma maior aproximação dos indivíduos com todos os fatores (ou maior parte deles) que estão envolvidos nos diferentes fenômenos pessoais e sociais. Essa compreensão auxilia no controle pelo indivíduo de seus próprios comportamentos e dos meios nos quais está inserido, facilitando uma melhor atuação destes na tentativa de tornar o mundo melhor habitável, com empreendimento de estratégias que se direcionem ao bem estar psicológico geral da sociedade.

Metodologia

O método a ser utilizado no estudo é a pesquisa bibliográfica em literatura pertinente. De modo descritivo e interpretativo em reuniões semanais do grupo de estudantes envolvidos, sob orientação do coordenador do projeto, devem-se fazer relações entre conceitos dos diversos ramos do conhecimento a partir da leitura de textos científicos e partir desses, produzir novas compreensões dos fenômenos psicológicos e sociais à luz da Análise do Comportamento. Nesse sentido, essas releituras devem ser avaliadas de forma radical (até suas raízes) contextualizando os diversos fatores envolvidos no surgimento e manutenção dos variados comportamentos individuais e culturais desenvolvidos/selecionados pelos níveis filogenéticos, ontogenéticos e culturais a serem estudados em três diferentes linhas de pesquisa: 1) Filogenia e comportamento; 2) Ontogenia e comportamento; 3) Cultura e comportamento. Ao longo do processo devem ser produzidos textos científicos nas diferentes linhas de pesquisa para posterior publicização em livros e periódicos da área.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se ao final do estudo obter-se quantidade razoável de informações analítico-comportamentais que sirvam de base para o entendimento da construção pessoal e grupal dos processos psicológicos e sociais básicos pela produção e divulgação de materiais científicos (livros e artigos) que auxiliem na aplicação da Análise do Comportamento em diversos contextos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MIRANDA DO CARMO
ANA PAULA CHIARELLI
ANA PRISCILA VALERAO DE VASCONCELLOS
ANAROLINO DE AVILA PRESTES
ANTONIEL SAMPAIO FERREIRA
CID PINHEIRO FARIAS
DANIELLE SOARES MAURELL
DEBORA AIRES DA COSTA
DENER SIMOES ARAUJO
EDUARDA MARTINS MALÜE
EVELLYN LOUISE LEAL NEITZKE
HENRIQUE STRECK MACAGNAN
IVANA CLAUDIA FREDA VARGAS
JAINE CORREA PEREIRA
JANDILSON AVELINO DA SILVA10
LEILIANE BOTELHO MARTINS
LUANA SOARES COELHO
LUCAS DRAWANZ VILELLA
LUCAS GONÇALVES DE OLIVEIRA
LUISE MACHADO DA SILVA ZANETTE DE OLIVEIRA
LUIZA TEIXEIRA NATALE
ROBERSON TRINDADE MULLER
TARCILA OLIVEIRA KRUGER
ÉRICA PEREIRA MARTINS PAGANI

Página gerada em 16/04/2024 22:54:01 (consulta levou 0.160772s)