Nome do Projeto
Grupo de Estudos Linguagem, Cognição e Emoções
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Os estudos linguisticos seguem a tendência atual em ciência de buscar aproximações com outras disciplinas. Pensar a linguagem transcende pensar estruturas estanques, isoladas de todos os tipos de contextos de produção, sejam eles sociais, históricos, cognitivos, psicológicos, biológicos, dentre inúmeros outros. Para a compreensão de fenômenos linguísticos, portanto, é necessário um olhar atento para outras disciplinas que abordam a linguagem. Este grupo de estudos pretende reunir estudantes interessados em aprofundar conhecimentos acerca das pontes que se estabelecem entre linguagem e processos cognitivos, dos quais fazem parte as emoções (que se destaca no nome do grupo apenas por motivo didático).
Objetivo Geral
Motivar os participantes a elaborar indagações e buscar respostas acerca de aspectos cognitivos que interagem com a linguagem, de epifenômenos linguísticos, do lugar das emoções na comunicação humana e do papel da cultura na língua e na cognição, estimulando, assim, o raciocínio científico e o aprimoramento de conhecimentos e habilidades para futuro exercício profissional.
Justificativa
O Grupo de Estudos Linguagem, Cognição e Emoções, por seu caráter interdisciplinar, propicia a seus participantes o aprofundamento de questões linguísticas e, ao mesmo tempo, a ampliação do conhecimento acerca de temas não específicos dos cursos de Letras-Licenciatura, Letras-Tradução e Letras-Redação e Revisão de Texto. Tais tópicos apresentam o potencial de enriquecer a formação dos estudantes, seja daqueles que visam à carreira acadêmica ou daqueles que buscam aperfeiçoamento profissional.
Metodologia
O grupo seguirá uma dinâmica de encontros virtuais e/ou presenciais, dadas as condições para tal, em que serão realizadas diversas atividades, como: (a) discussão de textos, atuais e clássicos, que formam a agenda de estudos da linguística e das demais ciências cognitivas; (b) realização de debates acerca de documentários e outras produções audiovisuais concernentes aos temas em estudo; (c) realização de minicursos, oficinas e cursos-livres e (d) oferta de ciclos de palestras.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que a iniciativa cumpra a função de promover o gosto pelo raciocínio científico, o uso do pensamento crítico e o incremento das habilidades profissionais entre os participantes, fomentando, assim, a formação de pessoas comprometidas com o desenvolvimento científico e social do país.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS | |||
ANDRESSA DOS SANTOS MONTEIRO | |||
BERNARDO KOLLING LIMBERGER | 3 | ||
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA | |||
GABRIELA DA SILVA DE MESQUITA | |||
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI | |||
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA | |||
JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS | |||
Kassandra Naely Rodrigues dos Santos | |||
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES | |||
TAIS BOPP DA SILVA | 12 |