Nome do Projeto
Grupo de Estudos Linguagem, Cognição e Emoções
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Os estudos linguisticos seguem a tendência atual em ciência de buscar aproximações com outras disciplinas. Pensar a linguagem transcende pensar estruturas estanques, isoladas de todos os tipos de contextos de produção, sejam eles sociais, históricos, cognitivos, psicológicos, biológicos, dentre inúmeros outros. Para a compreensão de fenômenos linguísticos, portanto, é necessário um olhar atento para outras disciplinas que abordam a linguagem. Este grupo de estudos pretende reunir estudantes interessados em aprofundar conhecimentos acerca das pontes que se estabelecem entre linguagem e processos cognitivos, dos quais fazem parte as emoções (que se destaca no nome do grupo apenas por motivo didático).

Objetivo Geral

Motivar os participantes a elaborar indagações e buscar respostas acerca de aspectos cognitivos que interagem com a linguagem, de epifenômenos linguísticos, do lugar das emoções na comunicação humana e do papel da cultura na língua e na cognição, estimulando, assim, o raciocínio científico e o aprimoramento de conhecimentos e habilidades para futuro exercício profissional.

Justificativa

O Grupo de Estudos Linguagem, Cognição e Emoções, por seu caráter interdisciplinar, propicia a seus participantes o aprofundamento de questões linguísticas e, ao mesmo tempo, a ampliação do conhecimento acerca de temas não específicos dos cursos de Letras-Licenciatura, Letras-Tradução e Letras-Redação e Revisão de Texto. Tais tópicos apresentam o potencial de enriquecer a formação dos estudantes, seja daqueles que visam à carreira acadêmica ou daqueles que buscam aperfeiçoamento profissional.

Metodologia

O grupo seguirá uma dinâmica de encontros virtuais e/ou presenciais, dadas as condições para tal, em que serão realizadas diversas atividades, como: (a) discussão de textos, atuais e clássicos, que formam a agenda de estudos da linguística e das demais ciências cognitivas; (b) realização de debates acerca de documentários e outras produções audiovisuais concernentes aos temas em estudo; (c) realização de minicursos, oficinas e cursos-livres e (d) oferta de ciclos de palestras.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a iniciativa cumpra a função de promover o gosto pelo raciocínio científico, o uso do pensamento crítico e o incremento das habilidades profissionais entre os participantes, fomentando, assim, a formação de pessoas comprometidas com o desenvolvimento científico e social do país.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS
ANDRESSA DOS SANTOS MONTEIRO
BERNARDO KOLLING LIMBERGER3
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA
GABRIELA DA SILVA DE MESQUITA
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA
JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS
Kassandra Naely Rodrigues dos Santos
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES
TAIS BOPP DA SILVA12

Página gerada em 28/03/2024 16:05:23 (consulta levou 0.167846s)