Nome do Projeto
Quero ser um aluno virtual!: fundamentos de educação a distância
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 01/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O presente projeto Instrumentalizará os alunos para a utilização do AVA como espaço de aprendizagem, através do conhecimento das metodologias, das ferramentas e dos métodos de trabalho da modalidade a distância. Além disso, os alunos terão a oportunidade de discutir os efeitos que essa modalidade de ensino tem e terá nos sistemas de ensino tradicionais e na sociedade. Também será abordado o ensino de Letras em ambientes virtuais de aprendizagem.

Objetivo Geral

Instrumentalizar os alunos para utilização do AVA como espaço de aprendizagem, através do conhecimento das metodologias, das ferramentas e dos métodos de trabalho da modalidade a distância.

Justificativa

Diante do cenário mundial que se estabeleceu nos ambientes educacionais por conta das consequências sanitárias da pandemia da COVID-19, o ensino a distância impôs-se como uma realidade capaz de contribuir para a continuidade da formação dos indivíduos, bem como para tentar manter os elos sociais fragilizados pela necessidade de isolamento e quarentena. Entendemos que a rapidez da mudança não permitiu adequações a essa nova realidade, e se faz necessária a realização de cursos de formação, tanto para docentes quanto para alunos, a fim de que se familiarizem a uma outra modalidade de ensino, até então não trabalhada nos currículos dos cursos de licenciatura.

Metodologia

O curso será ministrado em 6 semanas, no AVA, com carga horária de 5h semanais, distribuídas em distintas ferramentas disponíveis no ambiente. Haverá, no mínimo, uma webconferência semanal, de participação obrigatória. Os módulos abordarão o uso das ferramentas do AVA e discussões sobre os impactos da EaD na sociedade e no ensino de Letras. A organização por módulos permitirá que os alunos desenvolvam uma metodologia em suas rotinas de estudos. A certificação estará condicionada à participação em 75% de todas as atividades previstas no curso.

Indicadores, Metas e Resultados

O curso atingirá alunos das licenciaturas, considerando a necessidade de se trabalhar na modalidade a distância na universidade e nas escolas, e tem como meta instrumentalizar este grupo de alunos para o estudo no formato EaD, modificando seu modo de ser aluno, uma vez que as exigências de participação, colaboração e interação são diferentes nesta modalidade de ensino. Espera-se que os alunos percebam que existem diferenças fundamentais entre as modalidades presencial e a distância, e que tais diferenças estão alicerçadas nas metodologias de ensino de cada uma delas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA ESCOUTO DE VARGAS
CAROLINA DE MACEDO MARTINS CRESTANI
EDUARDO CARVALHO DE PAULO
GABRIEL MONTEIRO SOARES
JÉSSICA FERNANDA ANTUNES DA SILVA
KAREN JÉSSICA DOS REIS ACOSTA
KEVIN SILVA BLANK
MARIANA MIRANDA DA SILVA
MARLY MOREIRA ALVES
MICHELLE PIRES SILVEIRA
MITIZI DE MIRANDA GOMES8
RAQUEL MELO SILVA
ROBERTA LOUZADA DE FREITAS
ROBSON SCHULZ

Página gerada em 19/04/2024 01:46:28 (consulta levou 0.377309s)