Nome do Projeto
Terapia Ocupacional, produção e instrumentalização de processos emancipatórios na saúde, educação e no campo social
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
28/05/2020 - 27/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Trata-se de projeto guarda chuva que abriga as ações de pesquisa desenvolvidas sob a orientação/coordenação da professora do curso de terapia ocupacional Luciana Cordeiro, a partir das ações de ensino e extensão desenvolvidas no Laboratório de Práticas Emancipatórias e Territoriais, de estudos teóricos e metodológicos e revisões sistemáticas. As pesquisa partem da visão de mundo Marxista e Marxiana, nos campos da saúde, educação e social, com intencionalidade de instrumentalizar práticas emancipatórias, isto é, que práticas que libertem o homem.

Objetivo Geral

Instrumentalizar práticas de terapia ocupacional por meio do desenvolvimento de pesquisas participativas, teóricas, metodológicas e de revisões sistemáticas.

Justificativa

Advoga-se pela importância do alinhamento e encadeamento das pesquisas produzidas pelo pesquisador e seus orientandos a fim de favorecer a robustez teórica e a contribuição para a ciência. Assim, esse projeto tem a intenção de propor pesquisas (ações) a partir de categorias teóricas tradicionais do Marxismo.

Metodologia

Privilegia-se o uso de metodologias participativas como pesquisa participante e pesquisa ação, a qual adota como princípios a participação radical, os processos que ocorrem em ciclos de espiral (não linear), a produção de conhecimento e a transformação de práticas.
Coerentemente com a pesquisa participante adota-se, principalmente, métodos qualitativos de coleta e análise de dados. Exemplo disso são as oficinas emancipatórias, as quais facilitam a
exposição e compreensão das contradições sociais, buscando alcançar a crítica acerca das práticas
sociais, objeto da investigação, de forma dialógica.
Ainda que a finalidade das pesquisas estejam bem delineadas, a emancipação dos participantes e daqueles que são assistidos por essas pessoas, o processo de cada grupo é único e os encontros vão sendo planejados conforme os encontros são realizados a fim de que respondam às demandas dos próprios participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Busca-se a publicação de processos reflexivos e de resultados de pesquisa em revistas e eventos científicos, bem como produzir materiais educativos úteis a trabalhadores dos serviços públicos, pessoas assistidas pela terapia ocupacional e terapeutas ocupacionais em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÉSSICA DOS SANTOS DIAS
LUCIANA CORDEIRO2
MARIA KLARA CHAVES MOTTA DA COSTA
RENATA SILVA E SILVA
SAMANTA FICK KNUTH

Página gerada em 25/04/2024 11:46:35 (consulta levou 0.131082s)