Nome do Projeto
Avaliação de produção escrita em língua inglesa
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 12/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Corrigir trabalhos de produção escrita não é trabalho fácil. Professores de línguas formados relatam ter essa dificuldade, portanto é natural que professores em formação também a tenham. Questões como “o que corrigir”, “como corrigir”, “que nota atribuir” são frequentes na mente dos alunos de licenciatura, mas ainda assim a correção geralmente não abordada na sala de aula como um tópico por si só. A CORREÇÃO pode ser definida como o conjunto de intervenções que o professor faz, prioritariamente, para apontar defeitos e erros e, secundariamente, para avaliar. Entretanto, se para o apontamento de defeitos e erros o conhecimento da matéria em questão é praticamente o suficiente, para a parte da AVALIAÇÃO é necessária a definição de critérios de observação e julgamento, e é nessa definição que se localiza a insegurança sentida por muitos. Neste projeto, portanto, discutiremos o que é correção e o que é avaliação e como a avaliação de trabalhos escritos em língua inglesa pode ser feita, observando-se critérios adotados em instituições internacionais e refletindo sobre os mais apropriados para cada contexto de sala de aula.
Objetivo Geral
Proporcionar aos participantes ferramentas teóricas sobre correção e avaliação da produção escrita de alunos em língua inglesa, bem como oportunidades de praticá-las, visando aumentar sua confiança e desenvoltura ao executar essas tarefas.
Justificativa
Tendo em vista que muitos alunos da segunda metade do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês já trabalham como auxiliares de ensino em cursos livres ou atuam em cursos de extensão da UFPel, é importante que a dificuldade ou insegurança em corrigir a produção escrita de seus alunos seja sanada. É necessário que eles sejam apresentados a reflexões teóricas sobre correção, assim como a critérios adotados por diversas instituições de ensino ao redor do mundo quando se trata da avaliação da produção escrita. Ao mesmo tempo, é essencial que os futuros professores possam refletir sobre sua(s) prática(s) de correção e tenham oportunidade de treinar a correção/avaliação sob a luz de novos conhecimentos a esse respeito. Por essas razões justifica-se este projeto.
Metodologia
Os alunos serão apresentados aos conteúdos por meio de textos escritos, videos e apresentações disponibilizadas por meio do AVA da UFPel. Discussões semanais sobre os conteúdos abordados serão realizadas por meio de vídeo conferências em horários determinados, assim como por meio de fóruns de discussão no AVA. A cada semana (aula), os alunos terão uma tarefa a ser realizada, sendo que a entrega da mesma na data estabelecida corresponde à presença naquela aula.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto espera-se que os futuros professores de língua inglesa tenham desenvolvido e aprimorado sua habilidade de avaliar trabalhos escritos produzidos por alunos, desempenhando essa tarefa de forma consciente e com desenvoltura.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINA CASTRO CHIARELLI | |||
CINTHIA BERGMANN XAVIER | |||
DANIELA SOUZA DUARTE | |||
GABRIEL DIAS MORALES | |||
GABRIELA DA SILVA DE MESQUITA | |||
HEMILLYN SCAGLIONI ESTREITO | |||
KAMILA DA ROSA TEIXEIRA | |||
MILENA SARAIVA SANT'ANA | |||
NICKOLLY DA SILVA ROSA NICHEL PEREIRA | |||
RENATA KABKE PINHEIRO | 10 | ||
YASMIN VELOSO MESQUITA BAPTISTA |