Nome do Projeto
Dinâmicas da natureza na pedagogia teatral da Escola Jacques Lecoq.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Projeto que desenvolverá com os alunos vários elementos presentes na pedagogia da escola Jacques Lecoq, destacando o trabalho com a incorporação de dinâmicas da natureza. Será estudada a pedagogia teatral da escola, descrita em parte no livro O corpo poético, de Jacques Lecoq, desde o trabalho com a máscara neutra, máscaras larvárias e expressivas, a improvisação pelo movimento, com as dinâmicas dos elementos, matérias e animais, até a composição de personagens e cenas com as dinâmicas experimentadas. Paralelamente será estudada a análise do movimento desenvolvida na escola, com o aprendizado de sequências de movimentos precisos, e composição de partituras, com a elaboração das ações no espaço e no tempo, destacando as dinâmicas, linhas, esforços e ritmos. Será adaptado ao momento presente com estudos teóricos e propostas de exercícios práticos individuais, e posterior compartilhamento e debates online.

Objetivo Geral

Apresentar e desenvolver elementos da pedagogia teatral de Jacques Lecoq, de Paris, França, escola de grande influência em trabalhos acadêmicos de prática de atuação, inclusive no Brasil, por meio de seus ex-alunos atores e professores. Focar especificamente a abordagem de dinâmicas da natureza, estimulando a observação, contato e mimeses dos alunos e alunas, do mundo natural que nos cerca, abrindo possibilidades expressivas e compreendendo a prática teatral do improviso pela base corporal e mimética que sustenta a presença dos atuantes da cena.

Justificativa

- Minha formação na escola, na pedagogia teatral de Jacques Lecoq, já é presente em minhas aulas, há muitos anos, e vejo a possibilidade de aprofundar sua transmissão e estudo, em um espaço específico para este tema.
- A disciplina de Improvisação Teatral, ou Prática de Atuação I, prevê conteúdos relacionados, mas sem a possibilidade de aprofundar nesta pedagogia específica e sendo ministrada no momento por outros professores, com outras linhas de trabalho teatral, que podem ser complementares.
- Possibilidade de estudo específico da linha da pedagogia da escola, e suas repercussão no Brasil, e outros estudos sobre, pela importância que esta linha de trabalho teve na segunda metade do séc, XX, para o desenvolvimento de uma "formação de atores".
- Leituras dos livros O corpo poético e O teatro do gesto, e dissertação e tese de Claúdia Sachs, importantes contribuições, com exercícios descritos e reflexões sobre o movimento e a imaginação no trabalho teatral.
- Conhecer e refletir sobre o trabalho com máscaras, uma referência importante na formação teatral, abordagem importante na pedagogia da escola.
- Trabalhar com as dinâmicas da natureza, pela recuperação do elo do corpo com a natureza, dinâmicas que promovem a expressividade, imaginação, mimeses, jogo e composição corporal.
- Possibilidades de desdobramentos nos trabalhos dos alunos e alunas, em diferentes práticas e aulas com diferentes faixas etárias de alunos.

Metodologia

- Aulas expositivas em plataforma digital;
- leituras e debates;
- demonstração de exercícios por meio de vídeos e online;
- propostas e compartilhamentos de exercícios vivenciados em casa;
- observações da natureza, presenciais ou por vídeos e filmes;
- seminários e apresentações online;
- avaliações e desdobramentos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Conhecimento e experimentação, por parte dos alunos, da prática teatral da Escola Jacques Lecoq;
- Desenvolvimento da observação da natureza e suas dinâmicas de movimento;
- Desenvolvimento de capacidades de composição corporal e análise do movimento;
- Exercício e estudo da pedagogia da Escola Jacques Lecoq, com experimentação e condução de exercícios.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIANCA OLIVEIRA DA SILVA
KELVIN MARUM MACHADO
MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN8

Página gerada em 21/09/2020 03:12:30 (consulta levou 0.349022s)