Nome do Projeto
Dinâmicas da natureza na pedagogia teatral da Escola Jacques Lecoq.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Projeto que desenvolverá com os alunos vários elementos presentes na pedagogia da escola Jacques Lecoq, destacando o trabalho com a incorporação de dinâmicas da natureza. Será estudada a pedagogia teatral da escola, descrita em parte no livro O corpo poético, de Jacques Lecoq, desde o trabalho com a máscara neutra, máscaras larvárias e expressivas, a improvisação pelo movimento, com as dinâmicas dos elementos, matérias e animais, até a composição de personagens e cenas com as dinâmicas experimentadas. Paralelamente será estudada a análise do movimento desenvolvida na escola, com o aprendizado de sequências de movimentos precisos, e composição de partituras, com a elaboração das ações no espaço e no tempo, destacando as dinâmicas, linhas, esforços e ritmos. Será adaptado ao momento presente com estudos teóricos e propostas de exercícios práticos individuais, e posterior compartilhamento e debates online.

Objetivo Geral

Apresentar e desenvolver elementos da pedagogia teatral de Jacques Lecoq, de Paris, França, escola de grande influência em trabalhos acadêmicos de prática de atuação, inclusive no Brasil, por meio de seus ex-alunos atores e professores. Focar especificamente a abordagem de dinâmicas da natureza, estimulando a observação, contato e mimeses dos alunos e alunas, do mundo natural que nos cerca, abrindo possibilidades expressivas e compreendendo a prática teatral do improviso pela base corporal e mimética que sustenta a presença dos atuantes da cena.

Justificativa

- Minha formação na escola, na pedagogia teatral de Jacques Lecoq, já é presente em minhas aulas, há muitos anos, e vejo a possibilidade de aprofundar sua transmissão e estudo, em um espaço específico para este tema.
- A disciplina de Improvisação Teatral, ou Prática de Atuação I, prevê conteúdos relacionados, mas sem a possibilidade de aprofundar nesta pedagogia específica e sendo ministrada no momento por outros professores, com outras linhas de trabalho teatral, que podem ser complementares.
- Possibilidade de estudo específico da linha da pedagogia da escola, e suas repercussão no Brasil, e outros estudos sobre, pela importância que esta linha de trabalho teve na segunda metade do séc, XX, para o desenvolvimento de uma "formação de atores".
- Leituras dos livros O corpo poético e O teatro do gesto, e dissertação e tese de Claúdia Sachs, importantes contribuições, com exercícios descritos e reflexões sobre o movimento e a imaginação no trabalho teatral.
- Conhecer e refletir sobre o trabalho com máscaras, uma referência importante na formação teatral, abordagem importante na pedagogia da escola.
- Trabalhar com as dinâmicas da natureza, pela recuperação do elo do corpo com a natureza, dinâmicas que promovem a expressividade, imaginação, mimeses, jogo e composição corporal.
- Possibilidades de desdobramentos nos trabalhos dos alunos e alunas, em diferentes práticas e aulas com diferentes faixas etárias de alunos.

Metodologia

- Aulas expositivas em plataforma digital;
- leituras e debates;
- demonstração de exercícios por meio de vídeos e online;
- propostas e compartilhamentos de exercícios vivenciados em casa;
- observações da natureza, presenciais ou por vídeos e filmes;
- seminários e apresentações online;
- avaliações e desdobramentos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Conhecimento e experimentação, por parte dos alunos, da prática teatral da Escola Jacques Lecoq;
- Desenvolvimento da observação da natureza e suas dinâmicas de movimento;
- Desenvolvimento de capacidades de composição corporal e análise do movimento;
- Exercício e estudo da pedagogia da Escola Jacques Lecoq, com experimentação e condução de exercícios.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Arthur dos Santos Amaro da Silveira
CAIO TAVARES PORCIUNCULA
DANIEL SILVEIRA DOS REIS
KELVIN MARUM MACHADO
KETER ATÀCIA VELHO DOS SANTOS
LAURA FERNANDES RICACHENEISKY
LUCAS ALVES LOPES
MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN8
SARAH LEÃO LOPES
Stefanie Liz Polidoro
TIWA EMI
VINICIUS LOPES MACHADO

Página gerada em 26/04/2024 07:13:59 (consulta levou 0.166131s)