Nome do Projeto
Teatro e autoconhecimento
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
Projeto de Extensão Teatro e autoconhecimento desenvolverá diferentes ações que criem espaços de práticas teatrais específicas com foco nas vivências proporcionadas para cada participante, no sentido de contato consigo mesmo, com suas memórias, histórias, vontades e inclinações, experimentando novas possibilidades de autoexpressão e relações, potencializadas em dramatizações e jogos, bem como em práticas de movimento e voz, ampliando a autopercepção e libertando potencialidades.

Objetivo Geral

Desenvolver ações em práticas teatrais específicas com foco nas vivências dos participantes em direção a seu autoconhecimento e descoberta de potencialidades:
Ações inicias, para 2020: Ser palhaç@: estudos e práticas; Mitologias do ser: estudos e dramatizações.
Próximas ações, para 2021: Corpos: movimento e meditação; Expressões singulares: mapas astrológicos e dramatizações.

Justificativa

No momento atual, mesmo desafiados a manter o distanciamento, é urgente o trabalho consigo mesmo, no sentido de se autoconhecer, descobrindo seus potenciais e desejos de compartilhamento e contribuição para o coletivo. As práticas teatrais sempre contribuíram nesta direção, na investigação de si mesmo pelos atores e atrizes, convidados a se auto-perceber e aperfeiçoar, além de compreender, agir e transformar as relações sociais nas quias estamos envolvidos. Em ações de extensão específicas vejo a possibilidade de oferecer várias abordagens de práticas teatrais com esse olhar para o autoconhecimento e desenvolvimento de potencialidades.

Metodologia

- Serão oferecidas atividades adaptadas, neste momento, sem abrir mão das vivências, estudos e compartilhamentos, dentro das possibilidades a serem descobertas, reforçando o exercício criativo, a presença e a troca com os colegas como elementos fundamentais a serem mantidos, em debates, vídeos e reuniões virtuais. No momento de voltarmos ao contato presencial, ampliaremos as experimentações práticas e o compartilhamento das criações dos participantes com públicos diversos a serem definidos.
- Serão encontros-aulas em ambiente virtual;
- Leitura e discussões sobre textos;
- Momentos de debates com convidados;
- Exercícios individuas criativos;
- Compartilhamento dos exercícios;
- Partilha sobre as vivências e criações.

Indicadores, Metas e Resultados

- Espera-se, em cada nova ação, que a turma de alunos aproveite as vivências no sentido de autodescoberta, de autocompreensão e abertura na direção de potencialidades a serem compartilhadas.
- O contato com prática teatral específica poderá proporcionar que alunos se identifiquem e criem cenas, números ou jogos e abordagens, para outros contextos de compartilhamento, apresentação e ensino.
- Oferecemos assim também o exercício para alunos do curso de teatro-licenciatura, de trabalharem na organização e se envolverem na condução das atividades de extensão com os demais alunos participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLISON LOURENCO DOS SANTOS
LUCAS BEZERRA FURTADO
MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN10

Página gerada em 21/09/2020 03:38:20 (consulta levou 0.142972s)