Nome do Projeto
Vivências, experiências e conhecimentos não se confinam
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/06/2020 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Fármacos e medicamentos
Resumo
Atualmente convivemos com inúmeras ferramentas disponíveis para transmissão de conhecimentos e vivências entre as pessoas, mesmo aquelas geograficamente muito distantes. Atravessamos um momento sanitário delicadíssimo que certamente mudará nossa forma de interação, possivelmente de maneira perene. Assim, para que nossas experiências e conhecimentos não fiquem confinados o Diretório Acadêmico Cláudio Galeno (DACG) e o Grupo de estudos sobre uso e acesso a medicamentos (GEUAM) propõe sessões de troca de saberes entre as pessoas centralizando em temas sobre as Ciências Farmacêuticas. Isto proporcionará igualmente objetivos de aproximar alunos de cursos de farmácia, profissionais farmacêuticos, assim como profissionais da saúde com interesse nos temas. O principal objetivo é desenvolver encontros virtuais para troca de conhecimentos sobre pontos comuns às Ciências Farmacêuticas, fomentando discussões e gerando reflexões a partir das experiências relatadas. Para tanto serão organizadas sessões por meio de plataforma digital aberta ao público alvo com previsão de duração máxima de 90 minutos. Estas ficarão armazenadas em canal virtual para serem acessadas também de forma assíncrona.

Objetivo Geral

Geral: Desenvolver encontros virtuais para troca de conhecimentos sobre pontos comuns às Ciências Farmacêuticas.

Específicos:
- Aproximar discentes, docentes e Técnicos Administrativos dos profissionais de saúde, sobretudo os farmacêuticos.
- Organizar discussões e gerar reflexões a partir das experiências relatadas.
- Convidar membros internos e externos a universidade para compartilhar vivências e experiências em determinado assunto de interesse;
- Proporcionar informações atualizadas aos profissionais farmacêuticos e de saúde.

Justificativa

As mudanças ocorridas na educação superior na última década têm exigido das universidades uma postura mais ativa no sentido de acompanhar a dinâmica acadêmica, resultado direto das transformações e exigências da sociedade. A atual pandemia está acelerando consideravelmente estas transformações e exigindo, consequentemente, das universidades respostas e ações ágeis e complexas. As universidades públicas brasileiras têm respondido as demandas de maneira brilhante, conduzindo inúmeras ações essenciais para o enfrentamento desta crise sanitária, econômica e social que atravessamos. A aproximação entre o publico universitário e os profissionais da saúde, assim como do público em geral é cada vez mais solicitado. Os objetivos desejados consistem na organização de atividades de troca de conhecimentos de natureza complementar, tanto para discentes, docentes, egressos e profissionais atuantes. Estas ações vêm ao encontro do apelo da sociedade em direção a universidade, no sentido do acompanhamento e diversificação das formas de transmissão e fixação de conhecimentos. Este tipo de estratégia é prevista nos regimentos das Instituições e nos Projetos Pedagógicos Institucionais, guiados por legislação federal. Estas ações visam propiciar a interdisciplinaridade e unir diferentes vivências e pontos de vista de temas comuns ao profissional farmacêutico e da saúde. Além de promover a reaproximação das discussões acadêmicas, contribuirá para geração de reflexões sobre as vivências transformando-as em experiências.

Metodologia

Organização de sessões virtuais de discussões dentro das “Ciências Farmacêuticas”.
Estas reuniões dar-se-ão por meio de plataforma digital aberta ao público. Estas sessões têm previsão de duração máxima de 90 minutos. As sessões serão transmitidas em diferentes redes sociais, ficarão depositadas nos locais de transmissão assim como em canal próprio do DACG. Estas sessões ficarão armazenadas em canais eletrônicos, abrindo-se a possibilidade de assisti-las de forma assíncrona em momento oportuno de escolha de cada interessado.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com a aplicação deste projeto uma reaproximação e nova forma de convívio entre as pessoas interessadas em temas da área, fomentando as reflexões e incrementando o processo de troca de experiências e aprendizagem dos temas profissionalizantes da Farmácia que serão abordados. Outra expectativa deste plano é a descentralização da capacidade de transferir conhecimento gerando a possibilidade de todos interagirem na construção coletiva deste.
A avaliação das ações serão observadas através do número de ouvintes inscritos em cada sessão e dos "Feedback" constantes dos participantes. As avaliações das ações e preparação de relatório ao final também servirão de parâmetros tais como população alvo atingida, atividades previstas realizadas, atividades previstas não realizadas, atividades não previstas e realizadas, contribuição do projeto para o ensino de graduação, complementação acadêmica na formação dos estudantes e formação suplementar para profissionais farmacêuticos atuantes e profissionais da saúde no geral. Importante ressaltar que o publico geral também poderá acompanhar caso seja de interesse, pois os eventos serão totalmente abertos nas redes sociais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAITON LEONETI LENCINA1
DIANER NÖRNBERG STRELOW
EVELYN MIANES BESCKOW
GUSTAVO D'AVILA NUNES
JULIA VICENTE BIONDI
LAURA MARTINS FROES
NARRYMAN PINTO ZUGE
PAULO MAXIMILIANO CORREA1

Página gerada em 20/04/2024 12:45:09 (consulta levou 0.151150s)