Nome do Projeto
Um estudo histórico e analítico musical sobre peças do repertório pianístico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 19/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto de ensino se desenvolverá ao longo de treze(13) semanas para os níveis: Iniciante (5 turmas); Intermediário (2 turmas); e Avançado (2 turmas) distribuídas entre as duas professoras coordenadoras. Para cada turma teremos uma carga horária de 2 horas de aula e 1 hora de preparação da aula. A intenção do projeto é realizar um estudo teórico-histórico musical de peças do repertório pianístico, erudito e popular, para atender estudantes do curso de Música-Licenciatura que desenvolvem a prática musical ao piano ao longo do curso. Este estudo ocorrerá pela abordagem da análise das obras nos diferentes elementos que a compõem, ocorrendo através da sua leitura e escuta com base no contexto histórico. O projeto poderá atender estudantes de todos os semestres do curso, em que serão acomodados em turmas dos níveis Iniciante, Intermediário e Avançado. Sendo estritamente teórico, o projeto será desenvolvido de maneira remota, com a utilização de ferramentas digitais disponibilizadas pela UFPel e outras fontes, ao longo de treze semanas. Espera-se que o estudante, ao final do projeto, se mostre motivado e com mais conhecimento para o estudo consciente das obras musicais; e se sinta acolhido pelo curso e pela instituição nestes tempos difíceis que vivemos. .

Objetivo Geral

Propiciar o estudo de obras (ou peças) musicais de diferentes períodos da história pela abordagem da análise das características da escrita musical de cada época, com a identificação dos elementos específicos da escrita pianística e seu contexto histórico, apoiado na escuta musical.

Aproximar os estudantes das peças musicais escritas para piano pelo estudo teórico, trazendo um novo olhar na maneira de reconhecer e aprender uma peça musical, através do estudo mais consciente.

Apresentar e familiarizar o estudante com os compositores de diferentes épocas da música.

Justificativa

Percebendo-se que os alunos da disciplina de Instrumento Harmônico, neste momento, não serão atendidos com aulas de prática musical ao piano, entendeu-se necessário desenvolver atividades que trabalhem o desenvolvimento teórico-musical – tratando dos elementos musicais e o contexto histórico – que se apresentam e envolvem as obras (peças) que fazem parte do repertório pianístico.


Metodologia

O presente projeto se desenvolverá em atividades teóricas coletivas e individuais de maneira remota, tendo um tempo de duração de treze (13) semanas que inclui a de exames, com um encontro coletivo semanal e atendimentos individuais.

Os estudantes serão organizados em turmas nos níveis iniciante, intermediário e avançado, podendo ocorrer mais de uma turma por adiantamento. Ofereceremos 5 turmas do Iniciante, 2 turmas do Intermediário, e 2 turmas do Avançado; todas com no máximo 5 alunos, e distribuídas entre as duas professoras coordenadoras. Para cada turma teremos uma carga horária de 2 horas de aula e 1 hora de preparação da aula.

Com base no conhecimento e experiência teórico-musicais, e no semestre que cursam, os estudantes serão acomodados nos níveis das turmas e no decorrer do projeto serão orientados por duas professoras de maneira colegiada.

Os encontros coletivos e individuais acontecerão com o apoio das ferramentas digitais Webconf UFPel, AVA-Moodle, entre outros.

Além das atividades coletivas e atendimentos individuais com os alunos, as professoras realizarão atividades de preparação das aulas; correção dos exercícios e tarefas individuais realizadas pelos alunos; discussão e parecer das avaliações dos trabalhos desenvolvidos.

Ao longo do projeto, cada turma abordará conteúdos teóricos-musicais – teoria musical, análise musical e história da música – que serão a base para o desenvolvimento das atividades de análise de peças musicais. Estas obras serão selecionadas do repertório pianístico da música erudita, da música popular e de métodos para piano, de acordo com o nível de cada turma.

O conteúdo será apresentado e abordado nas atividades coletivas, enriquecidos com exemplos teóricos e de escuta musical, e as tarefas definidas serão realizadas pelos alunos com orientação das professoras ao longo da semana.

A avaliação dos alunos transcorrerá ao longo do desenvolvimento do projeto com base na participação das atividades propostas e na entrega das tarefas que forem determinadas, sejam elas coletivas e/ou individuais.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados, espera-se:
- Que o estudante se qualifique na compreensão geral de obras musicais para piano, ampliando sua vivência e sua visão de música.
- Que este estudo prepare o estudante para cursar a disciplina de Instrumento Harmônico – piano, e enfrentar outros desafios musicais nas disciplinas teórico-musicais do curso.
- Que haja uma interação entre os estudantes e professores, e que possam a partir do diálogo desenvolver novas aprendizagens e construir novos conhecimentos.
- Que o estudante se sinta acolhido pelo curso, através deste projeto, principalmente os ingressantes, motivando-os para os próximos semestres.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA
CLARICE FRANCO DE SOUZA5
GUILHERME TRAVAGLI RAMOS
JESSICA RIBEIRO DIAS
JORGE LESSA
JOÃO CLAUDIO CARDOSO CAMPELO
SONIA ANDRE CAVA DE OLIVEIRA5

Página gerada em 26/04/2024 20:15:03 (consulta levou 0.224400s)