Nome do Projeto
Um estudo histórico e analítico musical sobre peças do repertório pianístico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 19/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto de ensino se desenvolverá ao longo de treze(13) semanas para os níveis: Iniciante (5 turmas); Intermediário (2 turmas); e Avançado (2 turmas) distribuídas entre as duas professoras coordenadoras. Para cada turma teremos uma carga horária de 2 horas de aula e 1 hora de preparação da aula.
A intenção do projeto é realizar um estudo teórico-histórico musical de peças do repertório pianístico, erudito e popular, para atender estudantes do curso de Música-Licenciatura que desenvolvem a prática musical ao piano ao longo do curso. Este estudo ocorrerá pela abordagem da análise das obras nos diferentes elementos que a compõem, ocorrendo através da sua leitura e escuta com base no contexto histórico. O projeto poderá atender estudantes de todos os semestres do curso, em que serão acomodados em turmas dos níveis Iniciante, Intermediário e Avançado. Sendo estritamente teórico, o projeto será desenvolvido de maneira remota, com a utilização de ferramentas digitais disponibilizadas pela UFPel e outras fontes, ao longo de treze semanas. Espera-se que o estudante, ao final do projeto, se mostre motivado e com mais conhecimento para o estudo consciente das obras musicais; e se sinta acolhido pelo curso e pela instituição nestes tempos difíceis que vivemos. .
Objetivo Geral
Propiciar o estudo de obras (ou peças) musicais de diferentes períodos da história pela abordagem da análise das características da escrita musical de cada época, com a identificação dos elementos específicos da escrita pianística e seu contexto histórico, apoiado na escuta musical.
Aproximar os estudantes das peças musicais escritas para piano pelo estudo teórico, trazendo um novo olhar na maneira de reconhecer e aprender uma peça musical, através do estudo mais consciente.
Apresentar e familiarizar o estudante com os compositores de diferentes épocas da música.
Aproximar os estudantes das peças musicais escritas para piano pelo estudo teórico, trazendo um novo olhar na maneira de reconhecer e aprender uma peça musical, através do estudo mais consciente.
Apresentar e familiarizar o estudante com os compositores de diferentes épocas da música.
Justificativa
Percebendo-se que os alunos da disciplina de Instrumento Harmônico, neste momento, não serão atendidos com aulas de prática musical ao piano, entendeu-se necessário desenvolver atividades que trabalhem o desenvolvimento teórico-musical – tratando dos elementos musicais e o contexto histórico – que se apresentam e envolvem as obras (peças) que fazem parte do repertório pianístico.
Metodologia
O presente projeto se desenvolverá em atividades teóricas coletivas e individuais de maneira remota, tendo um tempo de duração de treze (13) semanas que inclui a de exames, com um encontro coletivo semanal e atendimentos individuais.
Os estudantes serão organizados em turmas nos níveis iniciante, intermediário e avançado, podendo ocorrer mais de uma turma por adiantamento. Ofereceremos 5 turmas do Iniciante, 2 turmas do Intermediário, e 2 turmas do Avançado; todas com no máximo 5 alunos, e distribuídas entre as duas professoras coordenadoras. Para cada turma teremos uma carga horária de 2 horas de aula e 1 hora de preparação da aula.
Com base no conhecimento e experiência teórico-musicais, e no semestre que cursam, os estudantes serão acomodados nos níveis das turmas e no decorrer do projeto serão orientados por duas professoras de maneira colegiada.
Os encontros coletivos e individuais acontecerão com o apoio das ferramentas digitais Webconf UFPel, AVA-Moodle, entre outros.
Além das atividades coletivas e atendimentos individuais com os alunos, as professoras realizarão atividades de preparação das aulas; correção dos exercícios e tarefas individuais realizadas pelos alunos; discussão e parecer das avaliações dos trabalhos desenvolvidos.
Ao longo do projeto, cada turma abordará conteúdos teóricos-musicais – teoria musical, análise musical e história da música – que serão a base para o desenvolvimento das atividades de análise de peças musicais. Estas obras serão selecionadas do repertório pianístico da música erudita, da música popular e de métodos para piano, de acordo com o nível de cada turma.
O conteúdo será apresentado e abordado nas atividades coletivas, enriquecidos com exemplos teóricos e de escuta musical, e as tarefas definidas serão realizadas pelos alunos com orientação das professoras ao longo da semana.
A avaliação dos alunos transcorrerá ao longo do desenvolvimento do projeto com base na participação das atividades propostas e na entrega das tarefas que forem determinadas, sejam elas coletivas e/ou individuais.
Os estudantes serão organizados em turmas nos níveis iniciante, intermediário e avançado, podendo ocorrer mais de uma turma por adiantamento. Ofereceremos 5 turmas do Iniciante, 2 turmas do Intermediário, e 2 turmas do Avançado; todas com no máximo 5 alunos, e distribuídas entre as duas professoras coordenadoras. Para cada turma teremos uma carga horária de 2 horas de aula e 1 hora de preparação da aula.
Com base no conhecimento e experiência teórico-musicais, e no semestre que cursam, os estudantes serão acomodados nos níveis das turmas e no decorrer do projeto serão orientados por duas professoras de maneira colegiada.
Os encontros coletivos e individuais acontecerão com o apoio das ferramentas digitais Webconf UFPel, AVA-Moodle, entre outros.
Além das atividades coletivas e atendimentos individuais com os alunos, as professoras realizarão atividades de preparação das aulas; correção dos exercícios e tarefas individuais realizadas pelos alunos; discussão e parecer das avaliações dos trabalhos desenvolvidos.
Ao longo do projeto, cada turma abordará conteúdos teóricos-musicais – teoria musical, análise musical e história da música – que serão a base para o desenvolvimento das atividades de análise de peças musicais. Estas obras serão selecionadas do repertório pianístico da música erudita, da música popular e de métodos para piano, de acordo com o nível de cada turma.
O conteúdo será apresentado e abordado nas atividades coletivas, enriquecidos com exemplos teóricos e de escuta musical, e as tarefas definidas serão realizadas pelos alunos com orientação das professoras ao longo da semana.
A avaliação dos alunos transcorrerá ao longo do desenvolvimento do projeto com base na participação das atividades propostas e na entrega das tarefas que forem determinadas, sejam elas coletivas e/ou individuais.
Indicadores, Metas e Resultados
Como resultados, espera-se:
- Que o estudante se qualifique na compreensão geral de obras musicais para piano, ampliando sua vivência e sua visão de música.
- Que este estudo prepare o estudante para cursar a disciplina de Instrumento Harmônico – piano, e enfrentar outros desafios musicais nas disciplinas teórico-musicais do curso.
- Que haja uma interação entre os estudantes e professores, e que possam a partir do diálogo desenvolver novas aprendizagens e construir novos conhecimentos.
- Que o estudante se sinta acolhido pelo curso, através deste projeto, principalmente os ingressantes, motivando-os para os próximos semestres.
- Que o estudante se qualifique na compreensão geral de obras musicais para piano, ampliando sua vivência e sua visão de música.
- Que este estudo prepare o estudante para cursar a disciplina de Instrumento Harmônico – piano, e enfrentar outros desafios musicais nas disciplinas teórico-musicais do curso.
- Que haja uma interação entre os estudantes e professores, e que possam a partir do diálogo desenvolver novas aprendizagens e construir novos conhecimentos.
- Que o estudante se sinta acolhido pelo curso, através deste projeto, principalmente os ingressantes, motivando-os para os próximos semestres.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA | |||
CLARICE FRANCO DE SOUZA | 5 | ||
GUILHERME TRAVAGLI RAMOS | |||
JESSICA RIBEIRO DIAS | |||
JORGE LESSA | |||
JOÃO CLAUDIO CARDOSO CAMPELO | |||
SONIA ANDRE CAVA DE OLIVEIRA | 5 |