Nome do Projeto
Seminário Fotógrafos Históricos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/06/2017 - 03/08/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Mídia-artes
Resumo
Com realização desde 2011, com um total de 5 edições concluídas, o seminário tem por objetivo socializar com comunidade externa (incluindo professores de artes da rede pública de ensino) e com os alunos do Centro de Artes e , informações sobre a história da fotografia, tomando como foco a apresentação de palestras sobre importantes fotógrafos e movimentos artísticos que auxiliaram a escrever a história desta importante manifestação visual e demais assuntos concernentes a temática principal.

Objetivo Geral

Preparar e produzir um seminário afim de atingir a comunidade externa acerca das temáticas abordadas. Também intenta-se aprimorar a construção do conhecimento por parte desta comunidade - com especial atenção para professores de artes da rede pública de ensino - e também dos alunos. Apresentar alguns fotógrafos históricos e movimentos artísticos importantes na história da fotografia. Possibilitar aos alunos ministrantes do seminário uma atividade que envolva a comunidade, extrapolando os limites da sala de aula. Trocar informações pertinentes para a temática apresentada. Abordar demais assuntos
relativos a história da fotografia e sua importância para a arte e para o design.

Justificativa

Este projeto é oriundo de uma atividade prevista para ser realizada pelos alunos das disciplinas de Fotografia, dentro do plano destas disciplinas. No entanto, sabe­-se que a disciplina é fechada aos alunos matriculados e, sendo assim, considerou-­se importante socializar as informações com os demais alunos da instituição
e comunidade em geral, tendo em vista que a questão histórica, na fotografia, parece pouco discutida nos âmbitos citados. Acredita­-se, ainda, que a possibilidade de um seminário aberto ao público permitirá uma troca mais profícua, tanto de aluno para aluno, quanto de professores para alunos, e de público para alunos. Além disso, através deste seminário, possibilita­-se que os alunos exerçam atividades extra­curriculares.

Metodologia

O seminário ocorrerá em três noites nas quais alunos e demais convidados, palestrarão sobre o seu tema, utilizando recursos visuais e sonoros de multimídia. As pesquisas e palestras são preparadas previamente sob orientação dos professores das disciplinas. Ao final de cada explanação e/ou noite do evento, será aberto espaço para perguntas e discussões.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se socializar o conhecimento dos temas aos quais o seminário se propõe, extrapolando os limites da universidade, com vistas a atingir a comunidade de uma forma mais ampla. Espera-se que o ambiente propicie troca, discussão e propagação das temáticas abordadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA MACHADO KUSMA
ANGELICA KNUTH
CAMILA SOARES CALDEIRA
CLAUDIO TAROUCO DE AZEVEDO1
EDUARDO MENDES
FILIPE SILVA PFINGSTAG
GUILHERME BUENO ALCÂNTARA
JULIANA CORREA HERMES ANGELI1
KAMILA MACHADO FERREIRA
KIMBERLY NUNES FERREIRA
MARCON WILLIAN OLIVEIRA NEVES
MARIANA FARIA DE MEDEIROS LEMOS
PAULA GARCIA LIMA5
RAISSA VIDAL FARIAS
SHERON ARAUJO SILVEIRA
SUÉLEN LULHIER DA SILVA
VANESSA MONTEIRO DA SILVA
VITORIA SCHILLER MOREIRA

Página gerada em 24/10/2021 06:08:48 (consulta levou 0.199784s)