Nome do Projeto
ESTUDO BRASILEIRO MEDIADO PELA INTERNET SOBRE TEMPERAMENTO E PSICOPATOLOGIA: BRAINSTEP
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/07/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O ESTUDO BRASILEIRO MEDIADO PELA INTERNET SOBRE TEMPERAMENTO E PSICOPATOLOGIA (BRAINSTEP) visa a avançar no entendimento científico sobre o conceito de temperamento segundo o modelo AFECT com foco particular em suas articulações com variáveis clínicas e biográficas. O procedimento de coleta de dados ocorre por meio de um sistema virtual (www.temperamento.com.br).
Objetivo Geral
Pretende-se avançar no entendimento do modelo AFECT com base no exame da relação de temperamentos emocionais (traços) e afetivos (tipos) com variáveis sociodemográficas, biográficas e clínicas de participantes adultos.
1 - Avaliar a relação entre traços e tipos temperamentais com uso de práticas alternativas e complementares em contexto de saúde.
2 - Avaliar a relação entre temperamento e eventos traumáticos na infância.
3 - Avaliar a relação entre temperamento e psicopatologias de humor e ansiedade e relacionadas ao uso nocivo de substâncias .
1 - Avaliar a relação entre traços e tipos temperamentais com uso de práticas alternativas e complementares em contexto de saúde.
2 - Avaliar a relação entre temperamento e eventos traumáticos na infância.
3 - Avaliar a relação entre temperamento e psicopatologias de humor e ansiedade e relacionadas ao uso nocivo de substâncias .
Justificativa
Propusemos formalmente em 2012 um modelo psicobiológico das diferenças individuais denominado de Modelo de Temperamento Emocional e Afetivo (AFECT; Lara et al., 2012). Este integra traços psicológicos básicos (temperamento emocionais) a tipos afetivos globais (temperamentos afetivos) em um modelo conceitual homogêneo com implicações para o entendimento do ajustamento psicológico e das bases neurobiológicas do temperamento (Lara et al., 2012).
A pesquisa via Internet apresenta uma série de vantagens: (1) possibilita a coleta em amostras amplas e diversificadas com relativo baixo custo; (2) o procedimento de coleta de dados pode ser modificado ao longo do processo; (3) não há expectativa de dados faltantes ou de erros de transferência para programas estatísticos, uma vez que a sensação de anonimato do respondente parece ser ampliada pelo contexto da avaliação remota (Lara et al., 2012).
Assim, pretendemos avançar no entendimento de como o temperamento se articula com aspectos clínicos e biográficos relevantes da vida das pessoas por meio de coletas de dados virtuais (www.temperamento.com.br).
A pesquisa via Internet apresenta uma série de vantagens: (1) possibilita a coleta em amostras amplas e diversificadas com relativo baixo custo; (2) o procedimento de coleta de dados pode ser modificado ao longo do processo; (3) não há expectativa de dados faltantes ou de erros de transferência para programas estatísticos, uma vez que a sensação de anonimato do respondente parece ser ampliada pelo contexto da avaliação remota (Lara et al., 2012).
Assim, pretendemos avançar no entendimento de como o temperamento se articula com aspectos clínicos e biográficos relevantes da vida das pessoas por meio de coletas de dados virtuais (www.temperamento.com.br).
Metodologia
O comitê de ética em pesquisa do Hospital São Lucas aprovou integralmente o protocolo de pesquisa do BRAINSTEP (no 24907813.10000.5336). Para entrar no sistema e responder aos questionários, todos os participantes devem preencher e concordar com o termo de consentimento livre e esclarecido. Este foi elaborado com base nos requisitos do Conselho Nacional de Saúde (Resolução 196/1996 vigente na época) e do código de ética da Associação Mundial de Medicina (Declaração Helsinque). A participação na pesquisa é voluntária, anônima e pode ser cancelada a qualquer momento sem necessidade de gerar qualquer justificativa. Dados pessoais são codificados e protegidos por um sistema de firewall: o endereço eletrônico do respondente não é acessível a ninguém, nem mesmo a equipe de pesquisa. Os dados que serão utilizados têm sido coletado desde Janeiro de 2013.
Participantes e Procedimentos
A fim de fomentar a participação voluntária, o BRAINSTEP e o sítio www.temperamento.com.br têm sido divulgado em mídias nacionais e locais (rádio, TV e mídias escritas), assim como em redes sociais. A participação e a fidedignidade das respostas é estimulada de múltiplas maneiras: ao entrar no sistema, os voluntários são imediatamente informados das finalidades científicas do estudo, das garantias de anonimato e que ao final receberão um relatório detalhado sobre seu perfil de temperamento e a probabilidade de o rastreio de até 19 variantes de transtorno mental atual ou ao longo da vida. Além disso, há perguntas ao longo dos questionários que avaliam o grau de envolvimento dos respondentes com o processo de avaliação e perguntas que medem a atenção ao responder e consistência entre respostas.
Pretende-se utilizar todos os dados coletados desde 2012. Até Junho de 2020, o sistema armazenou os dados de aproximadamente 60.000 participantes que completaram todo o sistema de avaliação. A maioria dos participantes se encontra entre 18 e 40 anos e se declaram brancos, do sexo feminino e com nível educacional superior incompleto.
Instrumentos
1- Questionário sociodemográfico: avalia perfil socioeconômico e educacional individual e familiar.
2 - Escala de Temperamento Emocional e Afetivo (Lara et al., 2012a): escala de autorrelato organizada em duas seções. A seção emocional contêm 60 itens de múltipla escolha que se organizam em cinco dimensões de oito itens cada (vontade, raiva, sensibilidade, controle e coping) e cinco com quatro itens cada (medo, desejo, ansiedade e estabilidade). Cada item é pontuado com base em uma escala de sete pontos. A seção afetiva contem 12 descrições que caracterizam cada temperamento afetivo e os participantes devem escolher a caracterização que mais se aproxima dos seus modos cotidianos de ser.
3 - Questionário de Trauma Infantil (Child Trauma Questionnaire; Grassi-Oliveira et al., 2006): inventário de autorrelato que administrável em adultos e adolescentes a fim de avaliar experiências traumáticas vivenciadas na infância. Os 25 itens do instrumento se organizam de modo equânime em cinco escalas que visam avaliar cinco categorias traumáticas: abuso físico, abuso sexual, abuso emocional, negligência física e negligência emocional. Cada uma das referidas categorias é dimensionada por meio de uma escala de cinco pontos do tipo que varia entre “nunca” até “frequentemente”. Os escores específicos e o geral ainda são passíveis de categorização em quatro níveis (Tucci et al., 2010), variando entre mínimo, baixo, moderado e grave.
4 - Inventário de Autorrelato Para Adultos-4 (Adult Self-Report Inventory-4, ASRI; Gadow et al., 2004): instrumento de rastreamento psiquiátrico adaptado para o Brasil por Lara et al. (2012b) e composto por 136 itens que avaliam a sintomas psiquiátricos de 19 variantes de transtornos afetivos, de humor e de ansiedade com base nos critérios da quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos (DSM-IV; APA, 2000).
Procedimentos Estatísticos
Os dados serão analisados por meio de modelagens estatísticas apropriadas às hipóteses que serão testadas.
Participantes e Procedimentos
A fim de fomentar a participação voluntária, o BRAINSTEP e o sítio www.temperamento.com.br têm sido divulgado em mídias nacionais e locais (rádio, TV e mídias escritas), assim como em redes sociais. A participação e a fidedignidade das respostas é estimulada de múltiplas maneiras: ao entrar no sistema, os voluntários são imediatamente informados das finalidades científicas do estudo, das garantias de anonimato e que ao final receberão um relatório detalhado sobre seu perfil de temperamento e a probabilidade de o rastreio de até 19 variantes de transtorno mental atual ou ao longo da vida. Além disso, há perguntas ao longo dos questionários que avaliam o grau de envolvimento dos respondentes com o processo de avaliação e perguntas que medem a atenção ao responder e consistência entre respostas.
Pretende-se utilizar todos os dados coletados desde 2012. Até Junho de 2020, o sistema armazenou os dados de aproximadamente 60.000 participantes que completaram todo o sistema de avaliação. A maioria dos participantes se encontra entre 18 e 40 anos e se declaram brancos, do sexo feminino e com nível educacional superior incompleto.
Instrumentos
1- Questionário sociodemográfico: avalia perfil socioeconômico e educacional individual e familiar.
2 - Escala de Temperamento Emocional e Afetivo (Lara et al., 2012a): escala de autorrelato organizada em duas seções. A seção emocional contêm 60 itens de múltipla escolha que se organizam em cinco dimensões de oito itens cada (vontade, raiva, sensibilidade, controle e coping) e cinco com quatro itens cada (medo, desejo, ansiedade e estabilidade). Cada item é pontuado com base em uma escala de sete pontos. A seção afetiva contem 12 descrições que caracterizam cada temperamento afetivo e os participantes devem escolher a caracterização que mais se aproxima dos seus modos cotidianos de ser.
3 - Questionário de Trauma Infantil (Child Trauma Questionnaire; Grassi-Oliveira et al., 2006): inventário de autorrelato que administrável em adultos e adolescentes a fim de avaliar experiências traumáticas vivenciadas na infância. Os 25 itens do instrumento se organizam de modo equânime em cinco escalas que visam avaliar cinco categorias traumáticas: abuso físico, abuso sexual, abuso emocional, negligência física e negligência emocional. Cada uma das referidas categorias é dimensionada por meio de uma escala de cinco pontos do tipo que varia entre “nunca” até “frequentemente”. Os escores específicos e o geral ainda são passíveis de categorização em quatro níveis (Tucci et al., 2010), variando entre mínimo, baixo, moderado e grave.
4 - Inventário de Autorrelato Para Adultos-4 (Adult Self-Report Inventory-4, ASRI; Gadow et al., 2004): instrumento de rastreamento psiquiátrico adaptado para o Brasil por Lara et al. (2012b) e composto por 136 itens que avaliam a sintomas psiquiátricos de 19 variantes de transtornos afetivos, de humor e de ansiedade com base nos critérios da quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos (DSM-IV; APA, 2000).
Procedimentos Estatísticos
Os dados serão analisados por meio de modelagens estatísticas apropriadas às hipóteses que serão testadas.
Indicadores, Metas e Resultados
- Até o momento foram publicados mais de uma dezena de artigos em periódicos nacionais e internacionais com base nos dados do BRAINSTEP.
- Pretende-se continuar a produção de conhecimento sobre o modelo AFECT por meio da publicação de artigos e manuscritos em periódicos nacionais e internacionais qualificados.
- Pretende-se usar desses dados para subsidiar trabalho de conclusão de curso de discente do curso de Psicologia da UFPel.
- Pretende-se continuar a produção de conhecimento sobre o modelo AFECT por meio da publicação de artigos e manuscritos em periódicos nacionais e internacionais qualificados.
- Pretende-se usar desses dados para subsidiar trabalho de conclusão de curso de discente do curso de Psicologia da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CID PINHEIRO FARIAS | |||
HENRY BARBOSA ANTUNES | |||
HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO | 8 | ||
JULIANA CORRÊA HERTZBERG | |||
WILLIAM SPERB ESBER |