Nome do Projeto
Repositório de atividades dos cursos de Cinema
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 21/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Repositório de atividades de ensino complementares às disciplinas ofertadas pelos cursos de Cinema durante o semestre suplementar 2020/1.

Objetivo Geral

Propiciar atividades diversas a partir de eixos teórico, práticos acerca de questões que envolvem o cinema e o audiovisual tais como estudos sobre adaptações de obras literárias para o cinema, estudos de figurino, estudos culturais observados a partir do momento atual vivido no Brasil e observações práticas em imagem digital. Estas atividades visam abarcar estudantes de semestres diversos propiciando vínculo e trocas constantes entre professores e estudantes.

Justificativa

Dada a atual situação de distanciamento social em meio a pandemia do corona vírus as atividades aqui propostas visam complementar as disciplinas teóricas oferecidas neste semestre suplementar de 2020/1 através de propostas teórico práticas que possam ser realizadas a distância propiciando um espaço de orientação que se adeque as condições específicas dos estudantes.

Metodologia

Acompanhamento semanal com atividades teórico práticas orientadas através de comunicação síncrona e assíncrona.

Indicadores, Metas e Resultados

(1) Apresentar aos estudantes inscritos a leitura dos autores Camus e Dostoiévsk. Através do estilo de escrita de cada autor, os estudantes poderão desenvolver seu próprio estilo, aprimorando sua escrita, como poderão analisar as escolhas estéticas e de estilo nas adaptações cinematográficas que os dois livros receberam. Coordenadora da ação professora Ivonete Pinto.
(2) Policing the Crisis: estudos culturais e contexto político/pandêmico brasileiro
Seminário de discussão de temas dos estudos culturais e suas conexões com a situação política e pandêmica do Brasil de 2020. Coordenador da ação professor Guilherme Carvalho da Rosa.
(3) Toon Boom Harmony: apoio aos estudantes em estágio obrigatório na coprodução PUCRS UFPEL.
Espaço de apoio à realização das animações para o curta-metragem Ao Pé da Estrada, realizado em coprodução com a PUCRS. Coordenador da ação professor Guilherme Carvalho da Rosa.
(4) DIT (Técnico em Imagem Digital). Sobre a profissão de DIT (técnico em imagem digital) no mercado audiovisual. Conhecimentos de imagem digital para DIT, ferramentas utilizadas, workflows nas etapas de produção. Coordenador da ação professor Guilherme Carvalho da Rosa.
(5) Laboratório teórico prático de figurino para cinema e audiovisual.
Um olhar genealógico direcionado principalmente sobre o figurino no cinema brasileiro. Estudos de figurino com pesquisa visual com ênfase na representação gráfica. Coordenadora da ação professora Vivian Herzog.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUILHERME CARVALHO DA ROSA14
IVONETE MEDIANEIRA PINTO8
JÚLIA REGIS VIEIRA
VIVIAN HERZOG10

Página gerada em 24/04/2024 13:10:54 (consulta levou 0.165267s)