Nome do Projeto
Estratégias em Assessoria de Imprensa para Empresas Públicas e Privadas- Manutenção e Reputação da Imagem entre o digital e a ética
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/06/2020 - 07/01/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente Projeto de ensino parte de vivências e práticas da disciplina de Assessoria de Imprensa, do curso de Jornalismo, com relação à produção e implementação de um Plano de Assessoria de Imprensa para empresas públicas e privadas. Pretende-se promover a produção, troca de conhecimentos e a gestão da comunicação acerca das estratégias comunicacionais em situação de crise. Atualmente, diante das mídias sociais e as tecnologias digitais, as empresas necessitam planejar e determinar novas formas de fazer negócios, de atuar no mercado e nas práticas de relacionamento com os clientes. Além disso, manter a imagem e reputação da marca.
Objetivo Geral
Geral- Capacitar os estudantes para produzirem serviços e produtos de uma assessoria de imprensa para proteção e visibilidade das empresas, tanto públicas, como privadas.
Específicos-
-Conhecer e analisar os fundamentos históricos da legitimação das assessorias nas organizações;
-Planejar estratégias de implantação de assessorias;
-Avaliar a relação organizacional e as culturas institucionais;
-Avaliar a relação assessor/assessorado bem como a relação fonte/jornalista/assessoria;
-Desenvolver conhecimento acerca dos media training;
-Oportunizar a reflexão sobre o trabalho de Assessoria de Imprensa e de Comunicação na manutenção e imagem das empresas;
-Elaborar, construir e apresentar um projeto de Assessoria de Imprensa.
Específicos-
-Conhecer e analisar os fundamentos históricos da legitimação das assessorias nas organizações;
-Planejar estratégias de implantação de assessorias;
-Avaliar a relação organizacional e as culturas institucionais;
-Avaliar a relação assessor/assessorado bem como a relação fonte/jornalista/assessoria;
-Desenvolver conhecimento acerca dos media training;
-Oportunizar a reflexão sobre o trabalho de Assessoria de Imprensa e de Comunicação na manutenção e imagem das empresas;
-Elaborar, construir e apresentar um projeto de Assessoria de Imprensa.
Justificativa
Considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo, é necessário, de acordo com princípios éticos, que o jornalista domine procedimentos e técnicas elementares para atuar na imprensa, em radiojornalismo, telejornalismo e, em empresas de comunicação como jornais, revistas, emissoras de rádio e de TV, portais de notícias ou em assessorias de imprensa. Também, precisa elaborar, coordenar e executar projetos de cunho jornalístico para diferentes tipos de instituições e públicos. Elaborar, coordenar e executar projetos de assessoria jornalística e instituições legalmente constituídas de qualquer natureza. Dessa forma, a proposição de um Plano de Assessoria de Imprensa faz com que os alunos desenvolvam um senso crítico e prático dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Esse exercício promove um diálogo entre teoria e prática,
dinamizando o modo como os alunos produzem conhecimento acerca do tema trabalhado nas aulas.
dinamizando o modo como os alunos produzem conhecimento acerca do tema trabalhado nas aulas.
Metodologia
Projeto de Assessoria de imprensa: formular um plano de assessoria de imprensa. Estudos de casos de empresas. Auditoria de imagem. Pesquisa de campo e exploratória. Os alunos monitores do projeto ficarão
encarregados de contribuir com o aprendizado durante as aulas teóricas, trazendo exemplos práticos, e também, com a produção do plano de assessoria de imprensa, orientando os grupos individualmente.
encarregados de contribuir com o aprendizado durante as aulas teóricas, trazendo exemplos práticos, e também, com a produção do plano de assessoria de imprensa, orientando os grupos individualmente.
Indicadores, Metas e Resultados
-Promover o conhecimento técnico e prático dos alunos acerca das estratégias e cenários de Assessoria de Imprensa, principalmente o agir ético, dentro e fora das assessorias de imprensa.
- Promover reflexões e conexões entre a teoria e a prática da disciplina;
- Incentivar os alunos a gerar produtos e conhecimentos sobre AI, produzindo um ensino crítico, criativo e pro-ativo.
- Planejamento Estratégico em Relacionamento com a Imprensa e outras mídias.
- Gestão de mídias sociais em Assessoria de Imprensa.
- Promover reflexões e conexões entre a teoria e a prática da disciplina;
- Incentivar os alunos a gerar produtos e conhecimentos sobre AI, produzindo um ensino crítico, criativo e pro-ativo.
- Planejamento Estratégico em Relacionamento com a Imprensa e outras mídias.
- Gestão de mídias sociais em Assessoria de Imprensa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AUGUSTO DOS SANTOS CABRAL | |||
ELENA BOM REIS ABREU DOS SANTOS | |||
MARIAH COELHO COI | |||
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO | 4 | ||
MICAEL MACHADO DA SILVA | |||
THIERRI CUNHA SILVEIRA |