Nome do Projeto
Estratégias em Assessoria de Imprensa para Empresas Públicas e Privadas- Manutenção e Reputação da Imagem entre o digital e a ética
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/06/2020 - 07/01/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente Projeto de ensino parte de vivências e práticas da disciplina de Assessoria de Imprensa, do curso de Jornalismo, com relação à produção e implementação de um Plano de Assessoria de Imprensa para empresas públicas e privadas. Pretende-se promover a produção, troca de conhecimentos e a gestão da comunicação acerca das estratégias comunicacionais em situação de crise. Atualmente, diante das mídias sociais e as tecnologias digitais, as empresas necessitam planejar e determinar novas formas de fazer negócios, de atuar no mercado e nas práticas de relacionamento com os clientes. Além disso, manter a imagem e reputação da marca.

Objetivo Geral

Geral- Capacitar os estudantes para produzirem serviços e produtos de uma assessoria de imprensa para proteção e visibilidade das empresas, tanto públicas, como privadas.
Específicos-
-Conhecer e analisar os fundamentos históricos da legitimação das assessorias nas organizações;
-Planejar estratégias de implantação de assessorias;
-Avaliar a relação organizacional e as culturas institucionais;
-Avaliar a relação assessor/assessorado bem como a relação fonte/jornalista/assessoria;
-Desenvolver conhecimento acerca dos media training;
-Oportunizar a reflexão sobre o trabalho de Assessoria de Imprensa e de Comunicação na manutenção e imagem das empresas;
-Elaborar, construir e apresentar um projeto de Assessoria de Imprensa.

Justificativa

Considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo, é necessário, de acordo com princípios éticos, que o jornalista domine procedimentos e técnicas elementares para atuar na imprensa, em radiojornalismo, telejornalismo e, em empresas de comunicação como jornais, revistas, emissoras de rádio e de TV, portais de notícias ou em assessorias de imprensa. Também, precisa elaborar, coordenar e executar projetos de cunho jornalístico para diferentes tipos de instituições e públicos. Elaborar, coordenar e executar projetos de assessoria jornalística e instituições legalmente constituídas de qualquer natureza. Dessa forma, a proposição de um Plano de Assessoria de Imprensa faz com que os alunos desenvolvam um senso crítico e prático dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Esse exercício promove um diálogo entre teoria e prática,
dinamizando o modo como os alunos produzem conhecimento acerca do tema trabalhado nas aulas.

Metodologia

Projeto de Assessoria de imprensa: formular um plano de assessoria de imprensa. Estudos de casos de empresas. Auditoria de imagem. Pesquisa de campo e exploratória. Os alunos monitores do projeto ficarão
encarregados de contribuir com o aprendizado durante as aulas teóricas, trazendo exemplos práticos, e também, com a produção do plano de assessoria de imprensa, orientando os grupos individualmente.

Indicadores, Metas e Resultados

-Promover o conhecimento técnico e prático dos alunos acerca das estratégias e cenários de Assessoria de Imprensa, principalmente o agir ético, dentro e fora das assessorias de imprensa.
- Promover reflexões e conexões entre a teoria e a prática da disciplina;
- Incentivar os alunos a gerar produtos e conhecimentos sobre AI, produzindo um ensino crítico, criativo e pro-ativo.
- Planejamento Estratégico em Relacionamento com a Imprensa e outras mídias.
- Gestão de mídias sociais em Assessoria de Imprensa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO DOS SANTOS CABRAL
ELENA BOM REIS ABREU DOS SANTOS
MARIAH COELHO COI
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO4
MICAEL MACHADO DA SILVA
THIERRI CUNHA SILVEIRA

Página gerada em 14/11/2024 22:13:37 (consulta levou 0.097624s)