Nome do Projeto
Ações de interação social e cognitiva da área de Máquinas e Mecanização Agrícola no âmbito do COVID-19
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 11/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O presente Projeto de Ensino está sendo proposto pelos professores da Área de Máquinas e Mecanização Agrícola do DER-FAEM-UFPel, como uma alternativa no sentido de manter o interesse e o vínculo dos alunos matriculados no primeiro semestre de 2020 na disciplina de Máquinas e Mecanização Agrícola (Código 01190025) da FAEM os quais, momentaneamente, encontram-se impedidos de frequentarem aulas presenciais, dada a situação de pandemia, provocada pelo COVID-19, passa no Brasil atualmente. Para tanto serão propostas vídeo aulas e vídeo conferências, utilizando o sistema Webconf da UFPel , Google Meets,You Tube e/ou assemelhados, as quais versarão sobre alguns conteúdos relacionados a disciplina em pauta (Máquinas e Mecanização Agrícola da FAEM-UFPel), buscando despertar e manter o interesse do aluno pela disciplina e pela Faculdade.

Objetivo Geral

Criar e manter vínculo e relacionamento entre alunos de graduação matriculados na disciplina de Máquinas e Mecanização Agrícola da FAEM, primeiro semestre de 2020, e os professores, neste período de afastamento social, por meio da utilização de uma forma pedagógica diferenciada.

Justificativa

Tendo-se em vista que:
- O cenário atual não apresenta perspectivas para um breve retorno das atividades presenciais de ensino;
- A UFPel optou por um calendário alternativo que prevê a utilização de meios virtuais de ensino, o qual e se estenderá, pelo menos, até meados de setembro;
- A disciplina de Máquinas e Mecanização Agrícola da FAEM, vem a ser uma disciplina com grande conteúdo prático;
- O oferecimento da disciplina em pauta, no momento encontra-se impossibilitado, conforme Portaria nᵒ 343 de 17 de março de 2020;
- Seria necessário uma grande adaptação da forma de apresentação e de utilização de ferramentas de tecnologia de informação, para uma oferta totalmente remota desta disciplina, conforme previsto na Portaria no. 343 de 17 de março de 2020;
Os professores da Área de Máquinas e Mecanização Agrícola da FAEM-UFPel, propõem este projeto de ensino, o qual pretende contribuir para que a comunidade acadêmica, notadamente alunos matriculados na disciplina de Máquinas e Mecanização Agrícola (Código 01190025) da FAEM, no primeiro semestre de 2020, o qual se encontra suspenso, possam manter a interação social e cognitiva, com a área em pauta.

Metodologia

Pretende-se utilizar uma forma pedagógica diferenciada,no sentido de possibilitar a criação e manutenção do vínculo proposto, propiciando uma aproximação entre alunos e os professores neste período de afastamento social.
Dada a excepcionalidade do momento, que impõe a professores e alunos o referido afastamento, propõe-se como metodologia didática a utilização de ferramentas virtuais, no sentido de se promover esta aproximação.
Para tanto serão propostas vídeo aulas e vídeo conferências, utilizando o sistema Webconf da UFPel , Google Meets,You Tube e/ou assemelhados.
As vídeo aulas/conferências versarão sobre alguns conteúdos relacionados a disciplina em pauta (Máquinas e Mecanização Agrícola da FAEM-UFPel), buscando despertar e manter o interesse do aluno pela disciplina e pela Faculdade, contando com um tempo de duração entre 30 e 45 minutos, reservando-se 15 minutos finais para questionamentos dos participantes.
Pretende-se promover a realização de cerca de, pelo menos, doze encontros em dias e horários agendados em consonância com a disponibilidade e facilidade de acompanhamento da maioria dos alunos interessados, que efetivaram matrícula no primeiro semestre de 2020, para cursar a disciplina de Máquinas e Mecanização Agrícola Código 01190025) da FAEM .
No sentido de obter-se visões diferenciadas sobre os temas tratados na disciplina buscar-se-á também a inclusão de professores da área de Máquinas Agrícolas de fora da FAEM- UFPel.
Visando oportunizar a participação de todos os alunos que haviam se matriculado no primeiro semestre de 2020 na disciplina de Máquinas e Mecanização Agrícola Código 01190025) da FAEM, será enviada mensagem via COBALTO, para os mesmos informando da proposta e programa a ser tratado.
Será solicitado o preenchimento de um formulário simples, onde o aluno demonstrará seu interesse, disponibilidade de acesso a internet, dia da semana e horário mais adequados e também firmará seu compromisso em participar desta iniciativa.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao final do projeto tenha sido possível manter o vínculo e o relacionamento entre alunos de graduação, matriculados na disciplina de Máquinas e Mecanização Agrícola da FAEM no primeiro semestre de 2020, e os professores.
Também espera-se que os alunos tenham aproveitado a oportunidade para obtenção de um crescimento pessoal e profissional visto que os conteúdos repassados serão aqueles relacionados a disciplina, lhes sendo de utilidade em sua futura vida profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADROALDO DE OLIVEIRA
ALEX LEAL DE OLIVEIRA
ALFRAN TELLECHEA MARTINI
ALICE SAGAZ DA SILVA
ANGELO VIEIRA DOS REIS4
ANTONIO LILLES TAVARES MACHADO8
Airton dos Santos Alonço
Altair Brahm
Antonio Carlos Valdiero
BRUNA REGINA SOUZA ALVES
Bruna Karine dos Santos
CÉSAR SILVA DE MORAIS
DEMBA DIAKHATE
DIONÍSIO GOMES KÓR
Daniel Albiero
Daniel Jorajuria Collazo
EDNA ALMEIDA DE SOUZA
EDUARDO WALKER1
ELKA CAROLINA OJEDA
EMILIA ESTEFANIA VILLALBA MORINIGO
ERON DA SILVA
EVERTON MAKSUD MEDEIROS
Elaine de Fatima Miranda Freitas
Eudes Arli Veit
FABRICIO ARDAIS MEDEIROS2
FRANCINE DAMIAN DA SILVA2
FÁBIO FERNANDES
Gabriel José Vitali
Gessieli Possebom
Gilberto Dutra Nascimento Junior
HENRIQUE GONÇALVES ANDRADE
Henrique Slaiffer
Iuri de Vargas Witcel
JAIME CUAUHTEMOC REGALADO NEGRETE
JOSÉ ALEXANDRE CARDOSO PEDROSO
JUVENALDO FLORENTINO CANJÁ
Juliana Aparecida Fracarolli
KATHARINA ROJAHN WICKBOLDT
LAURETT DE BRUM MACKMILL
LUCIANA NUNES FERREIRA
Leonardo de Almeida Monteiro
Luciana Brambilla
Luiza Rayol Rodrigues Barros
LÚCIO DE ARAUJO NEVES
MARCO ANTONIO ZANELLA
MATTHIEU OCTAVEUS
MAURO FERNANDO FERREIRA2
MORGANA BUBOLZ HOLZ
Marlon Soares Sigales
Maurício Martins de Oliveira
Miguel Becker Heleno
MÁRCIO LEVIEN
NATHALIA GOMES CARVALHO
NIXON DA ROSA WESTENDORFF
Neisvaldo Barbosa dos Santos
Odair José Correa
Otávio Jorge Grigoli Abi Saab
PAULO LILLES JORGE DREWS
PEDRO BOEIRA BASSI
RAMON JUSTINIANO BENITEZ CENTURION
ROBERTO LILLES TAVARES MACHADO7
ROSIANE SCHWANTZ DO COUTO
Romeu Bohnenberger Mallmann
Rouverson Pereira da Silva
Samara Oliveira Felipe
SÁVIO RITTA MENDES
TAILON ANDRÉ PODEWILS
TATIELE PACHECO GOMES
TIAGO VEGA CUSTODIO
Tiago Gonçalves Lopes
Tiago Rodrigo Francetto
Vanessa Polon Donzeli
Victor Hugo Leite Pereira
WISAN JHONNYS ARCE LEIVAS
Wagner Alexandre Silveira da Cruz
Walisson Marques Silveira
Welington Gonzaga do Vale

Página gerada em 25/04/2024 01:56:08 (consulta levou 0.520382s)