Nome do Projeto
Trabalho com as habilidades de leitura, escrita e interpretação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O projeto destina-se aos membros da comunidade escolar da rede pública de ensino e pretende trabalhar as habilidades de leitura, interpretação e produção textual por meio da leitura de textos com temáticas relevantes em âmbito nacional. O curso permitirá, portanto, não apenas o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, mas também o exercício de sua cidadania.
A seção dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio dedicada à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aponta que uma competência a ser trabalhada na escola é a de "compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade" (Brasil, 2000, p.10); logo os textos utilizados nas atividades de leitura e interpretação propostas no curso conterão assuntos relacionados ao Brasil nos seus aspectos culturais e sociais e nos seus acontecimentos recentes, proporcionando uma discussão sobre a imagem do país e do seu povo. Ainda à luz desses textos, serão trabalhados conteúdos relativos à produção textual, importantes para as atividades de escrita, tais como a estrutura de textos dissertativos e mecanismos de coesão textual.
O desenvolvimento da competência comunicativa depende do contato das pessoas com a maior variedade possível de situações de interação comunicativa, inclusive por meio da exposição a textos de diferentes naturezas. Assim as atividades do curso envolverão textos dos mais variados gêneros, inclusive para o estabelecimento de comparações entre textos pertencentes ao gênero dissertativo e textos de outros gêneros, de outros níveis de formalidade, com distintas características composicionais.
Pretende-se, portanto, através das atividades de leitura, levar as pessoas envolvidas no projeto a colher informações, elaborar suas próprias ideias e construir um instrumental relativo à composição textual para que possam escrever seus textos. Assim, a prática de leitura dará suporte à produção textual.
Objetivo Geral
-Desenvolver, de forma abrangente, a competência comunicativa das pessoas envolvidas no curso;
-Proporcionar uma exposição ampla a textos de diferentes naturezas;
-Motivar os participantes do curso a utilizar a língua nas suas modalidades oral e escrita, a fim de expressar suas ideias sobre os assuntos de relevância nacional discutidos nos textos;
-Desenvolver a compreensão da situação e dos propósitos comunicativos envolvidos em cada um dos textos trabalhados;
-Minimizar equívocos persistentes quanto ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa;
-Atenuar dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação a conteúdos de língua portuguesa.
-Proporcionar uma exposição ampla a textos de diferentes naturezas;
-Motivar os participantes do curso a utilizar a língua nas suas modalidades oral e escrita, a fim de expressar suas ideias sobre os assuntos de relevância nacional discutidos nos textos;
-Desenvolver a compreensão da situação e dos propósitos comunicativos envolvidos em cada um dos textos trabalhados;
-Minimizar equívocos persistentes quanto ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa;
-Atenuar dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação a conteúdos de língua portuguesa.
Justificativa
É inquestionável a necessidade de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura, intepretação e produção textual, pois o desenvolvimento dessas habilidades é importante não só para a vivência acadêmica das pessoas, mas também para suas futuras experiências profissionais.
Além disso, o curso proporcionará aos participantes um diálogo mais próximo com o professor, com o intuito de permitir inclusive a revisão das redações, o que tende a não acontecer em uma aula regular da rede pública, em virtude do próprio contexto escolar, em que há normalmente em sala uma grande quantidade de alunos com diferentes objetivos e interesses.
Além disso, o curso proporcionará aos participantes um diálogo mais próximo com o professor, com o intuito de permitir inclusive a revisão das redações, o que tende a não acontecer em uma aula regular da rede pública, em virtude do próprio contexto escolar, em que há normalmente em sala uma grande quantidade de alunos com diferentes objetivos e interesses.
Metodologia
Pretende-se trabalhar leitura, interpretação e produção com apoio em textos sobre temas de pertinência nacional; portanto as aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico de produção textual. O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos, pois os textos devem constituir o ponto de partida de qualquer atividade de linguagem. Esse exercício será feito de forma silenciosa, destinando-se tempo suficiente para que haja uma apreciação dos textos enquanto instrumentos de informação.
Após a leitura, acontecerá a discussão livre para que os alunos possam, de forma espontânea, falar sobre suas impressões e opiniões acerca de cada um dos textos.
Em seguida, serão feitas perguntas relativas aos gêneros dos textos e suas características composicionais a fim de dar espaço a atividades de interpretação textual, por meio das quais a competência comunicativa do aluno seja exercitada. Essas atividades podem tratar das particularidades dos gêneros textuais trabalhados e também das ideias contidas nos textos, de suas estratégias argumentativas, com a intenção de eliciar uma discussão que motive o aluno a escrever sobre o assunto posteriormente.
Após a discussão dos elementos constitutivos dos textos e dos gêneros aos quais eles pertencem, os textos serão relacionados com um tópico referente à produção textual. Então, por exemplo, poderá ser tratada a coesão textual a partir de exemplos de sua manifestação em trechos dos textos lidos.
Por fim, o instrumento de avaliação da aula: uma proposta de redação, a qual deverá, preferencialmente, estar em afinidade com o tema dos textos lidos e trabalhados.
Após a leitura, acontecerá a discussão livre para que os alunos possam, de forma espontânea, falar sobre suas impressões e opiniões acerca de cada um dos textos.
Em seguida, serão feitas perguntas relativas aos gêneros dos textos e suas características composicionais a fim de dar espaço a atividades de interpretação textual, por meio das quais a competência comunicativa do aluno seja exercitada. Essas atividades podem tratar das particularidades dos gêneros textuais trabalhados e também das ideias contidas nos textos, de suas estratégias argumentativas, com a intenção de eliciar uma discussão que motive o aluno a escrever sobre o assunto posteriormente.
Após a discussão dos elementos constitutivos dos textos e dos gêneros aos quais eles pertencem, os textos serão relacionados com um tópico referente à produção textual. Então, por exemplo, poderá ser tratada a coesão textual a partir de exemplos de sua manifestação em trechos dos textos lidos.
Por fim, o instrumento de avaliação da aula: uma proposta de redação, a qual deverá, preferencialmente, estar em afinidade com o tema dos textos lidos e trabalhados.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, ao término das atividades, que as habilidades de leitura e interpretação sejam bem exercitadas em aula e que haja resposta em produção textual a fim de que seja possível verificar a aplicação prática do conhecimento trabalhado. Os textos escritos deverão manter fidelidade ao tema pedido, empregar o registro escrito formal da língua portuguesa, conter a estrutura do tipo de texto solicitado e apresentar coesão e coerência textuais. Os participantes deverão, portanto, tornar-se capazes de aplicar os conhecimentos específicos sobre produção textual contruídos ao longo do curso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIDANA SCARPARO VALENTE | |||
ALEXANDRA SOARES DE OLIVEIRA | |||
CAMILA MARTINS VELLAR | |||
Dionatan Born Garcia | |||
KAMILA MENDES DA SILVA | |||
NATHALIA GOULART BARCELOS | |||
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO | 6 |