Nome do Projeto
Trabalho com as habilidades de leitura, escrita e interpretação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 01/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O projeto destina-se aos membros da comunidade escolar da rede pública de ensino e pretende trabalhar as habilidades de leitura, interpretação e produção textual por meio da leitura de textos com temáticas relevantes em âmbito nacional. O curso permitirá, portanto, não apenas o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, mas também o exercício de sua cidadania. A seção dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio dedicada à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aponta que uma competência a ser trabalhada na escola é a de "compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade" (Brasil, 2000, p.10); logo os textos utilizados nas atividades de leitura e interpretação propostas no curso conterão assuntos relacionados ao Brasil nos seus aspectos culturais e sociais e nos seus acontecimentos recentes, proporcionando uma discussão sobre a imagem do país e do seu povo. Ainda à luz desses textos, serão trabalhados conteúdos relativos à produção textual, importantes para as atividades de escrita, tais como a estrutura de textos dissertativos e mecanismos de coesão textual. O desenvolvimento da competência comunicativa depende do contato das pessoas com a maior variedade possível de situações de interação comunicativa, inclusive por meio da exposição a textos de diferentes naturezas. Assim as atividades do curso envolverão textos dos mais variados gêneros, inclusive para o estabelecimento de comparações entre textos pertencentes ao gênero dissertativo e textos de outros gêneros, de outros níveis de formalidade, com distintas características composicionais. Pretende-se, portanto, através das atividades de leitura, levar as pessoas envolvidas no projeto a colher informações, elaborar suas próprias ideias e construir um instrumental relativo à composição textual para que possam escrever seus textos. Assim, a prática de leitura dará suporte à produção textual.

Objetivo Geral

-Desenvolver, de forma abrangente, a competência comunicativa das pessoas envolvidas no curso;
-Proporcionar uma exposição ampla a textos de diferentes naturezas;
-Motivar os participantes do curso a utilizar a língua nas suas modalidades oral e escrita, a fim de expressar suas ideias sobre os assuntos de relevância nacional discutidos nos textos;
-Desenvolver a compreensão da situação e dos propósitos comunicativos envolvidos em cada um dos textos trabalhados;
-Minimizar equívocos persistentes quanto ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa;
-Atenuar dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação a conteúdos de língua portuguesa.

Justificativa

É inquestionável a necessidade de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura, intepretação e produção textual, pois o desenvolvimento dessas habilidades é importante não só para a vivência acadêmica das pessoas, mas também para suas futuras experiências profissionais.
Além disso, o curso proporcionará aos participantes um diálogo mais próximo com o professor, com o intuito de permitir inclusive a revisão das redações, o que tende a não acontecer em uma aula regular da rede pública, em virtude do próprio contexto escolar, em que há normalmente em sala uma grande quantidade de alunos com diferentes objetivos e interesses.

Metodologia

Pretende-se trabalhar leitura, interpretação e produção com apoio em textos sobre temas de pertinência nacional; portanto as aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico de produção textual. O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos, pois os textos devem constituir o ponto de partida de qualquer atividade de linguagem. Esse exercício será feito de forma silenciosa, destinando-se tempo suficiente para que haja uma apreciação dos textos enquanto instrumentos de informação.
Após a leitura, acontecerá a discussão livre para que os alunos possam, de forma espontânea, falar sobre suas impressões e opiniões acerca de cada um dos textos.
Em seguida, serão feitas perguntas relativas aos gêneros dos textos e suas características composicionais a fim de dar espaço a atividades de interpretação textual, por meio das quais a competência comunicativa do aluno seja exercitada. Essas atividades podem tratar das particularidades dos gêneros textuais trabalhados e também das ideias contidas nos textos, de suas estratégias argumentativas, com a intenção de eliciar uma discussão que motive o aluno a escrever sobre o assunto posteriormente.
Após a discussão dos elementos constitutivos dos textos e dos gêneros aos quais eles pertencem, os textos serão relacionados com um tópico referente à produção textual. Então, por exemplo, poderá ser tratada a coesão textual a partir de exemplos de sua manifestação em trechos dos textos lidos.
Por fim, o instrumento de avaliação da aula: uma proposta de redação, a qual deverá, preferencialmente, estar em afinidade com o tema dos textos lidos e trabalhados.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, ao término das atividades, que as habilidades de leitura e interpretação sejam bem exercitadas em aula e que haja resposta em produção textual a fim de que seja possível verificar a aplicação prática do conhecimento trabalhado. Os textos escritos deverão manter fidelidade ao tema pedido, empregar o registro escrito formal da língua portuguesa, conter a estrutura do tipo de texto solicitado e apresentar coesão e coerência textuais. Os participantes deverão, portanto, tornar-se capazes de aplicar os conhecimentos específicos sobre produção textual contruídos ao longo do curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA SOARES DE OLIVEIRA
DIONATAN BORN GARCIA
KAMILA MENDES DA SILVA
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO6

Página gerada em 22/08/2019 00:13:59 (consulta levou 0.081135s)