Nome do Projeto
POSITHIVXS: PSICOLOGIA, SAÚDE E ARTIVISMO EM CONTEXTO DO HIV/AIDS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/07/2020 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A pandemia de HIV/AIDS foi deflagrada na primeira metade da década de 80 do século XX e, desse então, tem causado um impacto amplo e transformador da vida em sociedade em todos os seus âmbitos, enfaticamente influenciando políticas públicas de saúde e cidadania, construindo e movimentando coletivos militantes e articulando espaços e recursos para produções científicas e artísticas. A questão do HIV/AIDS é, portanto, um tema complexo, com muitas interseccionalidades e que se mostra inscrito na história, modificando-se no tempo e no espaço. Assim, o presente grupo de estudos visa a dar início a uma sistemática de estudos e produções sobre HIV/AIDS, particularmente no que tange a suas apropriações pelas psicologias clínicas e de saúde, movimentos sociais de coletivos artísticos militantes e políticas públicas.
Objetivo Geral
O presente projeto de ensino tem como objetivo dar início a um grupo de estudos que visa a construir um saber coletivo, politizado e crítico sobre alguns debates que circunscrevem o HIV/AIDS no contemporâneo, enfatizadas aqueles desenvolvidos em âmbito da psicologia, das ciências da saúde e de artivismos contemporâneos.
- Analisar os sentidos do HIV/AIDS a partir de uma perspetiva complexa e integrativa, composta por saberes biomédicos, históricos, políticos, psicossociais e artísticos.
- Analisar o conceito de assistência integral à saúde das pessoas que vivem com HIV/AIDS.
- Avaliar e repensar os papeis da psicologia e da práxis psicológica no contexto de assistência integral à pessoa que vive com HIV/AIDS
- Pensar e articular saberes e ações em âmbito de saúde pública, psicologia e arte contemporânea (em particular, sobre coletivos de arte e militância, conhecidos como coletivos artivistas).
- Analisar os sentidos do HIV/AIDS a partir de uma perspetiva complexa e integrativa, composta por saberes biomédicos, históricos, políticos, psicossociais e artísticos.
- Analisar o conceito de assistência integral à saúde das pessoas que vivem com HIV/AIDS.
- Avaliar e repensar os papeis da psicologia e da práxis psicológica no contexto de assistência integral à pessoa que vive com HIV/AIDS
- Pensar e articular saberes e ações em âmbito de saúde pública, psicologia e arte contemporânea (em particular, sobre coletivos de arte e militância, conhecidos como coletivos artivistas).
Justificativa
Em 2014, o Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas, em articulação com o Serviço de Atendimento Especializado do Hospital Escola, desenvolveu um ambulatório voltado exclusivamente à assistência psicológica de pessoas que vivem com HIV/AIDS. Essa iniciativa teve circunscrições de ensino (pois fazia parte de uma das opções de estágio obrigatório em psicologia clínica), extensionista e de pesquisa. Assim, o presente grupo de estudos visa a ampliar as ações dessa iniciativa por meio da criação de uma grupo para a sistematização e construção de conhecimentos sobre a relação entre HIV/AIDS, Psicologias Clínicas e de Saúde, saúde pública e coletiva e práticas artísticas de coletivos militantes.
Metodologia
Encontros semanais com duração de 1 hora e 30 minutos realizados à distância (mediados por tecnologia de comunicação à distância via Internet) durante todo o período em que o distanciamento social para combate à epidemia de COVID-19 for necessário.
Métodos ativos e integradores de ensino e aprendizagem serão utilizadas para edificação de um saber coletivo e politizado sobre a questão do HIV/AIDS.
Material didático: (1) textos acadêmicos, literários e documentos oficiais; (2) produções audiovisuais, como vídeos, filmes, performances, desenhos, pinturas, entre outros, (3) manifestos pessoais e de coletivos militantes e (4) instrumentos de mediação de reunião via Internet, como aplicativos de webconferência e apresentação de conteúdo.
Métodos ativos e integradores de ensino e aprendizagem serão utilizadas para edificação de um saber coletivo e politizado sobre a questão do HIV/AIDS.
Material didático: (1) textos acadêmicos, literários e documentos oficiais; (2) produções audiovisuais, como vídeos, filmes, performances, desenhos, pinturas, entre outros, (3) manifestos pessoais e de coletivos militantes e (4) instrumentos de mediação de reunião via Internet, como aplicativos de webconferência e apresentação de conteúdo.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se:
1 - Realizar estudos críticos e teóricos sobre a relação HIV/AIDS, psicologia clínica e da saúde e artritismo com fins de publicação em eventos científicos e redes sociais.
2 - Criação de produções artísticas textuais, visuais e performativas sobre HIV/AIDS para fins de exposição.
3 - Criação de meios de difusão de informações confiáveis sobre meios de prevenção sobre HIV/AIDS em redes sociais.
1 - Realizar estudos críticos e teóricos sobre a relação HIV/AIDS, psicologia clínica e da saúde e artritismo com fins de publicação em eventos científicos e redes sociais.
2 - Criação de produções artísticas textuais, visuais e performativas sobre HIV/AIDS para fins de exposição.
3 - Criação de meios de difusão de informações confiáveis sobre meios de prevenção sobre HIV/AIDS em redes sociais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA VICTÓRIA SILVA ROSTIROLLA | |||
ALINE PATRICIA NEVES RAMOS | |||
ANDRESSA SILVEIRA DA SILVA | |||
ANELISE ASSUMPÇÃO CORDEIRO | |||
AUGUSTO IMANISHI BONAVITA | |||
CAMILA NAZZARI MARRA | |||
CASSIAN MARÍN PEREIRA RAMIREZ | |||
DANIELLE SOARES MAURELL | |||
FERNANDA PINTO MIRANDA | |||
GABRIEL DEL SAVIO GUAZZELLI | |||
GABRIEL VENZKE RUTZ | |||
GUSTAVO PIRES IBEIRO | |||
HELEN CARVALHO GOMES SOARES | |||
HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO | 12 | ||
ISABELLA STRELOW FONSECA | |||
LARA ANTUNES GOMES DA SILVA | |||
MARIANA DA COSTA CASTRO | |||
PAMELA OLIVEIRA DA ROSA | |||
RAFAELA SOARES VILLAR | |||
ROBERTO HEIDEN | 1 | ||
RODRIGO PAIVA DA ROSA | |||
VICTÓRIA OLIVEIRA BASTOS | |||
VITÓRIA PINHEIRO DE SOUZA | |||
VITÓRIA PINHO JUNGES |