Nome do Projeto
POSITHIVXS: PSICOLOGIA, SAÚDE E ARTIVISMO EM CONTEXTO DO HIV/AIDS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/07/2020 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A pandemia de HIV/AIDS foi deflagrada na primeira metade da década de 80 do século XX e, desse então, tem causado um impacto amplo e transformador da vida em sociedade em todos os seus âmbitos, enfaticamente influenciando políticas públicas de saúde e cidadania, construindo e movimentando coletivos militantes e articulando espaços e recursos para produções científicas e artísticas. A questão do HIV/AIDS é, portanto, um tema complexo, com muitas interseccionalidades e que se mostra inscrito na história, modificando-se no tempo e no espaço. Assim, o presente grupo de estudos visa a dar início a uma sistemática de estudos e produções sobre HIV/AIDS, particularmente no que tange a suas apropriações pelas psicologias clínicas e de saúde, movimentos sociais de coletivos artísticos militantes e políticas públicas.

Objetivo Geral

O presente projeto de ensino tem como objetivo dar início a um grupo de estudos que visa a construir um saber coletivo, politizado e crítico sobre alguns debates que circunscrevem o HIV/AIDS no contemporâneo, enfatizadas aqueles desenvolvidos em âmbito da psicologia, das ciências da saúde e de artivismos contemporâneos.

- Analisar os sentidos do HIV/AIDS a partir de uma perspetiva complexa e integrativa, composta por saberes biomédicos, históricos, políticos, psicossociais e artísticos.

- Analisar o conceito de assistência integral à saúde das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

- Avaliar e repensar os papeis da psicologia e da práxis psicológica no contexto de assistência integral à pessoa que vive com HIV/AIDS

- Pensar e articular saberes e ações em âmbito de saúde pública, psicologia e arte contemporânea (em particular, sobre coletivos de arte e militância, conhecidos como coletivos artivistas).

Justificativa

Em 2014, o Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas, em articulação com o Serviço de Atendimento Especializado do Hospital Escola, desenvolveu um ambulatório voltado exclusivamente à assistência psicológica de pessoas que vivem com HIV/AIDS. Essa iniciativa teve circunscrições de ensino (pois fazia parte de uma das opções de estágio obrigatório em psicologia clínica), extensionista e de pesquisa. Assim, o presente grupo de estudos visa a ampliar as ações dessa iniciativa por meio da criação de uma grupo para a sistematização e construção de conhecimentos sobre a relação entre HIV/AIDS, Psicologias Clínicas e de Saúde, saúde pública e coletiva e práticas artísticas de coletivos militantes.

Metodologia

Encontros semanais com duração de 1 hora e 30 minutos realizados à distância (mediados por tecnologia de comunicação à distância via Internet) durante todo o período em que o distanciamento social para combate à epidemia de COVID-19 for necessário.

Métodos ativos e integradores de ensino e aprendizagem serão utilizadas para edificação de um saber coletivo e politizado sobre a questão do HIV/AIDS.

Material didático: (1) textos acadêmicos, literários e documentos oficiais; (2) produções audiovisuais, como vídeos, filmes, performances, desenhos, pinturas, entre outros, (3) manifestos pessoais e de coletivos militantes e (4) instrumentos de mediação de reunião via Internet, como aplicativos de webconferência e apresentação de conteúdo.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se:
1 - Realizar estudos críticos e teóricos sobre a relação HIV/AIDS, psicologia clínica e da saúde e artritismo com fins de publicação em eventos científicos e redes sociais.

2 - Criação de produções artísticas textuais, visuais e performativas sobre HIV/AIDS para fins de exposição.

3 - Criação de meios de difusão de informações confiáveis sobre meios de prevenção sobre HIV/AIDS em redes sociais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA VICTORIA SILVA ROSTIROLLA
ALINE PATRICIA NEVES RAMOS
ANDRESSA SILVEIRA DA SILVA
ANELISE ASSUMPÇÃO CORDEIRO
AUGUSTO IMANISHI BONAVITA
CAMILA NAZZARI MARRA
FERNANDA PINTO MIRANDA
GABRIEL DEL SAVIO GUAZZELLI
GABRIEL VENZKE RUTZ
GUSTAVO PIRES
HELEN CARVALHO GOMES SOARES
HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO12
ISABELLA STRELOW FONSECA
LARA ANTUNES GOMES DA SILVA
MARIANA DA COSTA CASTRO
PAMELA OLIVEIRA DA ROSA
RAFAELA SOARES VILLAR
ROBERTO HEIDEN1
RODRIGO PAIVA DA ROSA
VICTORIA OLIVEIRA BASTOS
VITORIA PINHEIRO DE SOUZA
VITORIA PINHO JUNGES

Página gerada em 07/08/2022 21:43:09 (consulta levou 0.088643s)