Nome do Projeto
Círculo de pesquisas em estudos de(s)coloniais: contribuições para uma educação transgressora
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 14/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Realização de encontros virtuais síncronos e assíncronos com estudantes do curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação, nível mestrado e doutorado, visando o debate de temas de pesquisa que perpassam o campo teórico da Educação transgressora numa perspectiva De(s)colonial. Praticar aproximações com a epistemologia da pesquisa participante e a educação popular, na democratização da ciência, realizando encontros que fomentem o protagonismo/participação das/os alunas/os.
Objetivo Geral
Construir espaços formativos, com debates coletivos e horizontais, visando o aprendizado a partir de práticas de pesquisa numa perspectiva De(s)colonial.
Justificativa
Tendo em vista o calendário acadêmico alternativo, pensamos em propor uma atividade de integração entre estudantes da graduação e pós-graduação, de modo que haja tanto a divulgação de pesquisas, quanto o amadurecimento teórico de todas(os) envolvidos no processo.
Metodologia
Encontros virtuais síncronos, com uso da plataforma webconf, e de periodicidade semanal, bem como outras atividades remotas com uso do Moodle.
Indicadores, Metas e Resultados
- realização de, no mínimo, 12 encontro síncronos com apresentação de pesquisas, textos e debates de filmes.
- preparo de um ambiente de estudos virtual - com materiais diversos - que pode ser utilizado por todos participantes de modo a fortalecer a aprendizagem.
- organização um material textual, de modo coletivo e dialógico, que sintetize os aprendizados desenvolvidos ao longo do grupo de estudos.
- percepção do engajamento das/os estudantes na práxis da leitura e escrita.
- preparo de um ambiente de estudos virtual - com materiais diversos - que pode ser utilizado por todos participantes de modo a fortalecer a aprendizagem.
- organização um material textual, de modo coletivo e dialógico, que sintetize os aprendizados desenvolvidos ao longo do grupo de estudos.
- percepção do engajamento das/os estudantes na práxis da leitura e escrita.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALESSANDRA STEILMANN | |||
| ALEX CAVALHEIRO MOREIRA | |||
| ALEXANDRE ZACARIA SEBAJE | |||
| ALINE ACCORSSI | 6 | ||
| ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
| ANELISE FERNANDES SILVEIRA | |||
| ARIÁDINE MARQUES DA ROSA | |||
| BRUNA IVANIR MORO | |||
| CAROLINA NOGUEIRA DA ROSA | |||
| DIÔNVERA COELHO DA SILVA | |||
| HELENA CASTRO SCHNEIDER | |||
| ISABELLA ALVES GUIMARÃES | |||
| JULIA ROCHA CLASEN | |||
| LIVIAN LINO NETTO | |||
| LUIZA BELEM TEIXEIRA | |||
| MAILA MADRUGA DA ROSA | |||
| MARCIA ELISA LOPES MACEDO | |||
| MARIANA DE MELLO LEÃO | |||
| NATACHA BARBOSA COITINHO | |||
| PALOMA DE SOUZA SILVA | |||
| RAFAEL MENDES | |||
| TAMIRES DE MOURA AMARAL | |||
| TAMIÊ PAGES CAMARGO | |||
| VALDOIR SIMÕES CAMPELO | |||
| WANDER CATARINA DOS SANTOS | |||
| ÁLVARO VEIGA JÚNIOR |