Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre prematuridade e desenvolvimento infantil
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 29/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Clube de revista é uma estratégia de ensino e aprendizagem para discussão de artigos científicos selecionados utilizada para reforçar a habilidade de interpretação e julgamento de resultados de pesquisa científica que possam ser aplicados na prática clínica (Prática Baseada em Evidência).
Objetivo Geral
Estimular a capacitação técnico-científica dos alunos participantes do projeto de extensão quanto às evidências científicas no cuidado e atenção à prematuros.
Justificativa
Esta é uma ação construída para o momento de pandemia de covid-19 em que não podemos manter as atividades de acompanhamento de prematuros presencialmente, mas que necessitamos continuar discutindo as evidências científicas que embasam o nosso trabalho.
Metodologia
Escolha de artigos relacionados a prematuridade devendo seguir as seguintes características:
Conteúdo dos artigos: revisões de literatura; intervenções clínicas associadas ao desenvolvimento de prematuros; apresentações sobre follow-up de prematuros e outros que estejam baseados em práticas clínicas. Exceção: manuais/protocolos/instrumentos que possam ser estudados para aplicação e melhoramento das atividades do PRO-CRESCER.
Artigos científicos em qualquer língua publicados a partir do ano 2000
Disponíveis em bases de dados científicas.
Organização das apresentações:
Os artigos podem ser indicados por qualquer membro do grupo, mas cada aluno participante deve indicar ao menos um artigo para apresentação.
Os artigos serão identificados em uma planilha com todas as informações relevantes sobre ele e a revista em que foi publicado (ano, autores, link para acesso, base de dados onde foi encontrado).
Os artigos estarão disponíveis para leitura antes de iniciarmos as apresentações do clube de revista.
As apresentações serão semanais através de web-conferência (aplicativo da universidade) em horário específico a ser estipulado em grupo (tempo médio de duração dos encontros virtuais será de 2hs)
Previamente os alunos serão divididos em 6 duplas e um trio para as apresentações e s datas serão sorteadas entre os grupos. Todos os alunos deverão ler o artigo a ser apresentado na semana para realizar a discussão.
Após a apresentação o grupo fará a discussão do artigo utilizando o roteiro de estudo/aplicação dos resultados disponibilizado pelo professor previamente.
Cada dupla/trio terá até 40min para sua apresentação e outros 30min serão destinados às discussões após a apresentação.
Conteúdo dos artigos: revisões de literatura; intervenções clínicas associadas ao desenvolvimento de prematuros; apresentações sobre follow-up de prematuros e outros que estejam baseados em práticas clínicas. Exceção: manuais/protocolos/instrumentos que possam ser estudados para aplicação e melhoramento das atividades do PRO-CRESCER.
Artigos científicos em qualquer língua publicados a partir do ano 2000
Disponíveis em bases de dados científicas.
Organização das apresentações:
Os artigos podem ser indicados por qualquer membro do grupo, mas cada aluno participante deve indicar ao menos um artigo para apresentação.
Os artigos serão identificados em uma planilha com todas as informações relevantes sobre ele e a revista em que foi publicado (ano, autores, link para acesso, base de dados onde foi encontrado).
Os artigos estarão disponíveis para leitura antes de iniciarmos as apresentações do clube de revista.
As apresentações serão semanais através de web-conferência (aplicativo da universidade) em horário específico a ser estipulado em grupo (tempo médio de duração dos encontros virtuais será de 2hs)
Previamente os alunos serão divididos em 6 duplas e um trio para as apresentações e s datas serão sorteadas entre os grupos. Todos os alunos deverão ler o artigo a ser apresentado na semana para realizar a discussão.
Após a apresentação o grupo fará a discussão do artigo utilizando o roteiro de estudo/aplicação dos resultados disponibilizado pelo professor previamente.
Cada dupla/trio terá até 40min para sua apresentação e outros 30min serão destinados às discussões após a apresentação.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os alunos realizem a escolha adequada dos materiais científicos para discussão e consigam participar dos momentos de apresentação dos artigos, visto que nem todos os alunos estão adaptados aos ambientes e atividades virtuais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA CORRÊA BOTELHO | |||
ANA PAULA DOS SANTOS DUARTE | |||
ANDRESSA DE OLIVEIRA VALENTE MACHADO | |||
CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA | |||
CECÍLIA PEGAS BRUM | |||
DANIELE SAYURI WARICODA HORAGUTI | |||
DIENIFER DA SILVA GARCIA | |||
GABRIELA SPIERING RIBEIRO | |||
GISELE DA SILVA NASCENTE LOPES | |||
ISABELLA RODRIGUES CLAVIJO DE SOUZA | |||
JACIARA CARVALHO LIMA | |||
JESSICA LEMOES DIAS | |||
JÉSSICA VERAS ARAUJO | |||
KATHARYNE FIGUEIREDO ELESBÃO | |||
LAUREN ALVES DA CUNHA | |||
MILENA CLASEN CAMPELO | |||
NICOLE RUAS GUARANY | 3 | ||
TATIANA OLIVEIRA DE LIMA PEREIRA | |||
VITORIA DA SILVA JESKE |